O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
Nosso projeto nasceu observando o quanto as crianças têm dificuldades em experimentar, se alimentar de forma saudável e consequentemente o desperdício dos alimentos dentro e fora da escola e o pânico demonstrado ao encontrar uma abelha no parque da EMEI.
Atividades:
Iniciamos a leitura prévia do cardápio diário e rodas de conversa sobre a importância da alimentação saudável, depois partimos para a manipulação prévia de alguns dos alimentos servidos nas refeições, das árvores frutíferas da nossa escola e até mesmo as trazidas de fora para que pudessem conhecer e degustar no grupo mais restrito, isto é, dentro da sala, pois os pequenos ficam mais atentos e consequentemente mais curiosos. Abordamos também a questão do desperdício que gera escassez e o projeto alimentação saudável, onde de forma escalonada uma professora da unidade por refeição acompanha e se alimenta junto às crianças para as incentivar a experimentar os alimentos servidos e a conscientização da preservação do meio ambiente e das abelhas para a manutenção da vida.
Desejos:
Nosso objetivo é que a alimentação saudável e o consumo consciente faça parte da cultura dos nossos pequenos, que reverbere para além do nosso grupo e que chegue em todos os cantos para que as pessoas busquem conscientemente nutrição e saúde acima de tudo e que sem o cuidado do meio ambiente como ecossistema ao qual fazemos parte não haverá mais vida no planeta.
Pessoas:
Alunos, professoras, pais, funcionários da cozinha. Os alunos participaram ativamente e diariamente, manuseando, experimentando, participando das conversas e incentivando os colegas a experimentar também. As professoras mediando as ações, os pais incentivando em casa e nos dando as devolutiva e as funcionárias da cozinha fornecendo o cardápio e alguns alimentos para a degustação prévia.
Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).
Escolha o alimento industrializado que estiver na lista de mais gente e analise as informações que estão na embalagem. Independente do que tiver sido escolhido, seu rótulo tem informações que podem ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada, como a lista de ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Essas informações são importantes pois ajudam a comparar os produtos usando o rótulo, assim você pode escolher aqueles com menores quantidades de açúcar ou sódio, por exemplo.
Com a ajuda de seu professor, pesquise para saber o que cada uma dessas informações quer dizer e tire fotos da equipe fazendo a atividade.
Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.
Uma alimentação saudável e variada é essencial para crescer com saúde e ter energia para aprender e brincar. Todos os grupos de alimentos são importantes para sua nutrição e, para que possam fazer bem para você, devem estar presentes na quantidade e frequências ideais em suas refeições.
Vamos começar a agitar a equipe? Vocês vão se dividir em grupos para pesquisar - vale buscar na Internet, conversar com professores, procurar em livros...
Cada grupo será responsável por pesquisar as características de um grupo de alimentos (construtores, reguladores e energéticos) e de seus principais nutrientes (proteína, carboidrato, gordura, fibras, vitaminas e minerais). Fizemos uma listinha de perguntas para orientar a busca:
Quais alimentos compõem esse grupo?
Qual a época da safra de cada um deles (para frutas, legumes e verduras)?
Qual a importância de saber sobre a época da safra?
De que região cada alimento é?
Quais benefícios para o nosso corpo?
O que acontece quando não consumimos esse alimento?
O que acontece quando consumimos mais do que precisamos?
Já encontrou as respostas? Que tal compartilhar com todo mundo? Poste abaixo e converse com seus colegas.
Resposta:
Na educação infantil ocorre um fenômeno, as crianças gostam de comer arroz puro. Por volta das 9h a cozinheira começa a fazer o almoço e o cheiro chega na sala. Aproveitando fazemos a leitura do cardápio e usamos esta roda de conversa para falar sobre a importância nutricional do que é servido, fora que é delicioso. Em todas as reuniões de pais conversamos para que incentivem as crianças a provar novos alimentos e deixar de lado os industrializados, para facilitar enviamos por whatsapp o cardápio mensal para fortalecer a parceria em prol da alimentação saudável e variada.
Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?
Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.
Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.
A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.
Resposta:
Trabalhamos diariamente a leitura do cardápio que será servido. Quando a sobremesa é alguma fruta pouco comum, vou citar o exemplo do caqui. A cozinheira forneceu algumas unidades para a manipulação, perguntei o que era e as crianças em sua maioria disseram que era tomate. Então falei que era outra fruta um pouco mais adocicada e muito gostosa chamada caqui. A princípio ficaram desconfiados, mas como eu degustei acabei incentivando a fazerem o mesmo e o resultado foi bastante positivo. A grande maioria aceitou a fruta e acabou gostando. No momento do café, alguns dizem que não estão com fome pois já comeram em casa. Geralmente pergunto o que comeram e conversamos sobre a alimentação saudável e sua necessidade para nutrição, crescimento e aprendizagem, tenho observado que ao menos a fruta que acompanha o café está sendo mais aceita.
Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Assista...
Resposta:
Ao abordar as ODS com minhas crianças da EMEI, e mostrar as imagens o que imediatamente incomodou uma das meninas foi o lixo. Ela disse que se tivesse um super poder sumiria com as garrafas e o lixo que as pessoas jogam no bueiro, porque quando chove dá enchente, enche a rua de água e entra água nas casas. Como a EMEI fica dentro da comunidade, observei que essa situação deve fazer parte do seu cotidiano. Ela produziu um desenho e veio orgulhosa me mostrar, quando perguntei o que era ela disse que de um lado era uma menina feliz porque o lixo estava na lixeira e do outro uma brava vendo o lixo no chão. Nossa primeira ação foi relacionada ao consumo e produção responsáveis, pois combinamos de coletar garrafas pet e trazer para a escola para produzirmos bilboquês e vai e vem, assim tiramos elas da natureza e damos um bom destino, virando brinquedos para eles. Inicialmente irão brincar com as crianças da EMEI para conhecerem os brinquedos de reciclagem e depois levarão para casa para brincar com outras pessoas e conversar sobre nossa ação. Ficamos todos responsáveis pela coleta e produção dos brinquedos.