Top_captura_de_tela_2022-11-05_a_s_08.54.21

Equipe Prestes Maia

EMEF PRESTES MAIA | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Montamos uma equipe com o sexto ano, para discutir a importância da sustentabilidade para o planeta a partir da sua realidade local(escola) e o mundo em que vivemos

Atividades:

Concretização da importância do lixo no lugar certo Qualificar os alunos a identificar os tipos de lixo, bem como a separação correta
Desencadear ações educativas à conscientização da reciclagem Orientar sobre os locais corretos do descarte

Desejos:

Desejo uma escola mais limpa e consciente, alunos preocupados com o futuro do nosso planeta e engajados na melhoria da qualidade de vida do planeta

Pessoas:

Sim, os alunos do oitavo ano, farão cartazes por toda a escola e comunidade para promover o conhecimento dessa ação com o intuito de promover a conscientização da importância desse movimento, não só para a escola, como para o mundo de uma forma geral

Novidades da equipe

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

1
Dez

Agora é a hora de pensar como podemos colocar o que você em prática! Vamos lá?

1.Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2.Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Blank

Resposta:

0
0
quase 2 anos
Publicado por Anita Rey Sinmon

05. Avaliação

29
Nov

Parabéns! Você concluiu o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Achei a ideia sensacional, muito legal mesmo. Gostaria de poder acompanhar o site e realizar com as turmas no início do ano. Pois essa época é muito corrida e tive muita dificuldade em função do tempo

0
0
quase 2 anos
Publicado por Anita Rey Sinmon

04. Mão na massa!

29
Nov

Com os materiais de divulgação prontos, é hora de executar a ação!

Registre o processo da campanha, desde a produção dos materiais, as reuniões de equipe, até as ações finais. É interessante também registrar a reação das pessoas da sua comunidade e coletar opiniões sobre a campanha. Verifique se elas aprenderam a mensagem que você tentou passar! E compartilhe com a gente seus registros! Pode postar fotos, links para vídeos e também textos contando sobre experiência.

Acompanhe os resultados de sua campanha e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da mesma maneira que você e seu grupo definiram na atividade 2. É uma maneira de saber os resultados positivos da ação a longo prazo.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Blank

Resposta:

Gostaríamos de ter tido mais tempo para realizar as atividades.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Anita Rey Sinmon

03. Desenhando a Campanha

29
Nov

Uma boa estratégia de comunicação pode fazer toda diferença no sucesso da campanha.

Se sua equipe já tem um tema e um objetivo, esse é o momento de escolher quais as melhores maneiras de chamar atenção para a causa. Pode ser por meio de cartazes, vídeos, memes, uma página nas redes sociais, músicas, flashmobs, entre outros.

Lembre-se de dividir tarefas entre os membros do grupo!

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

Blank

Resposta:

Fizemos folders e espalhamos pela escola, alguns seminários e muita vontade de minimizar os problemas

0
0
quase 2 anos
Publicado por Anita Rey Sinmon

02. Planejando a campanha

29
Nov

Mãos à obra!

Converse com seus colegas: qual deve ser o principal objetivo da campanha?

Quer algumas dicas? Pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

Que tal começar pela própria sala de aula e colocar algumas lixeiras para que você e seus colegas comecem a separar o lixo que produzem diariamente? Uma caixa de papelão para descartar somente papel já faria uma boa diferença!

Pense em fazer, de fato, uma transformação em sua comunidade. Para isso, você precisa observar e registrar o cenário atual. Assim, terá maneiras de comparar a situação inicial com o resultado final e medir o quanto a campanha realmente foi efetiva na hora de influenciar positivamente o comportamento das pessoas.

Fale com a equipe de limpeza, descubra se sua escola faz reciclagem, meça a quantidade de lixo descartada por dia ou semana e calcule os impactos mensais ou anuais. Essas são algumas sugestões, mas você também pode ter outras ideias com sua equipe!

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Blank

Resposta:

Trabalhamos com os alunos a conscientização, visando uma atitude ativa deles em relação as famílias buscando uma melhora na reciclagem

0
0
quase 2 anos
Publicado por Anita Rey Sinmon

12. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

29
Nov

Blank

Resposta:

Tive muita dificuldade pra trabalhar com os alunos, pois a época foi rum devido as provas finais e eventos na escola. gostaria desse conteúdo para trabalhar no inicio do ano com a turma

0
0
quase 2 anos
Publicado por Anita Rey Sinmon

09. Catadores de recicláveis

29
Nov

Jogou bastante? Viu só como os catadores são importantes?

Até mesmo quando as cidades não têm coleta seletiva, geralmente existem associações de catadores que recebem recicláveis diretamente da comunidade.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Não conseguimos chegar nesse tópico por culpa das provas São Paulo

0
0
quase 2 anos
Publicado por Anita Rey Sinmon

05. Feira de trocas

29
Nov

Novo Desafio em grupo: feira de trocas!

Mesmo fora do lixo, pode ter um monte de coisas na sua casa que você já não usa mais, mas estão em bom estado. Roupas, calçados, objetos de decoração, livros... são vários os itens que acumulamos ao longo do tempo.

Já parou para pensar que eles podem ser úteis para alguém? Uma boa ideia é fazer uma feira de trocas, reunindo seus amigos, seus vizinhos ou até mesmo seus familiares! Assim, todos vão poder REUTILIZAR tudo aquilo que ainda está em bom estado, mas não serve mais pra você.

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

Conversamos sobre poder fazer na escola uma feirinha de trocas, onde poderiam ser tocados: livros, materiais escolares, uniformes , calçados, brinquedos, objetos para casa, entre outros

0
0
quase 2 anos
Publicado por Anita Rey Sinmon

03. Um dia na sua casa

29
Nov

Você já deve ter REPENSADO e encontrado diversas maneiras de REDUZIR o quanto usa de recursos naturais ou gera de resíduos, além pensar em REUTILIZAR tudo aquilo que ainda não merece ir para o lixo e em RECICLAR materiais que podem ganhar novas formas e funções.

Tudo isso melhora não só sua vida e de quem mora com você, mas de pessoas que estão a milhares de quilômetros!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_ba363feb-2646-41a4-884e-26d1886b6e83

Resposta:

Embalagens de leite, refrigerantes, caixas de papelão, plásticos e vidros em geral

0
0
quase 2 anos
Publicado por Anita Rey Sinmon

03. Um dia na sua casa

29
Nov

Você já deve ter REPENSADO e encontrado diversas maneiras de REDUZIR o quanto usa de recursos naturais ou gera de resíduos, além pensar em REUTILIZAR tudo aquilo que ainda não merece ir para o lixo e em RECICLAR materiais que podem ganhar novas formas e funções.

Tudo isso melhora não só sua vida e de quem mora com você, mas de pessoas que estão a milhares de quilômetros!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_ba363feb-2646-41a4-884e-26d1886b6e83

Resposta:

Embalagens de leite, refrigerantes, caixas de papelão, plásticos e vidros em geral

0
0
quase 2 anos
Publicado por Anita Rey Sinmon

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 2 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEF PRESTES MAIA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF PRESTES MAIA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF PRESTES MAIA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF PRESTES MAIA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF PRESTES MAIA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF PRESTES MAIA
SAO PAULO, SP

e mais 6 membros (ver todos)