Top_whatsapp_image_2022-11-24_at_12.45.21

Da mesa para a horta - Da horta para a mesa - reaproveitamento e consumo consciente

EMEF NEWTON REIS GEN | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

A escola possui um projeto de horta escolar, e este ano nós resolvemos trabalhar consumo consciente neste projeto, e a comunidade escolar participa ativamente, desde o preparo do local até a colheita, neste processo os professores trabalham diversos assuntos, inclusive o currículo da cidade de São Paulo. A maior importância para nós é a conscientização, porem os produtos são incorporados a alimentação, junto a merenda servida na escola

Atividades:

Reciclagem e reutilização de resíduos orgânicos Consumo consciente meio ambiente e biodiversidade

Desejos:

Consciência sobre hábitos alimentares, e em relação ao uso de recursos ambientais

Pessoas:

O projeto envolve interdisciplinaridade, e faz interação entre o Ensino fundamental 1 e 2, pais e responsáveis são envolvidos indiretamente, pois os estudantes levam produtos para casa. Em torno de 60 pessoas passam mais tempo no local e planejam as atividades (duas turmas), e a partir deste planejamento boa parte da escola acaba de alguma forma participando.

Novidades da equipe

13. Avaliando o Percurso Terra fase 1

28
Nov

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

A quantidade de material disponível é maravilhosa, são atividades para utilizar em sala de aula, e com diversas possibilidades de adaptação. O conteúdo e de extrema importância, os assuntos abordados no circuito são essenciais no dia a dia escolar. Só tenho a agradecer por participar, aprender e agregar esta bagagem para usar na minha rotina.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Ricardo de Souza Silva

12. Repórter do Território

28
Nov

E na sua cidade? Como é seu bairro ou o bairro da sua escola? Tem coleta seletiva? Tem algum PEV (Ponto de Entrega Voluntária) próximo da escola? Onde você pode entregar o material para reciclagem? E o lixo eletrônico? Onde vocês podem descartar? Tem lixo nas ruas? No chão da escola?

Reúna sua equipe levantes essas e outras questões que vocês acharem interessantes e façam uma notícia de jornal. Vocês são os repórteres e podem criar um nome para o jornal, o título da matéria, colocar foto e escrever a matéria. Vai ficar incrível!

Depois vocês podem disponibilizar o jornal para todos da escola num mural da sala, da escola ou se for virtual por e-mail, informando toda a comunidade escolar sobre como o bairro está e o que pode ser melhorado.

Veja algumas inspirações:

Jornal do Pequeno Cidadão

Joca

Que bacana, não? Mãos à obra! =)

Compartilha sua matéria logo abaixo pra gente ver como ficou!

Jornal
Medium_jornal-consumo-consciente

Resposta:

Fizemos uma saída de campo percorrendo o bairro e conversando com pessoas a respeito de lugares para descarte de materiais, com as informações coletadas os estudantes fizeram atividades, como a notícia presente no arquivo enviado

0
0
quase 2 anos
Publicado por Ricardo de Souza Silva

07. Desafio dos 4 Rs

28
Nov

Você e sua equipe têm agora um desafio para reduzir a quantidade de lixo produzida e reutilizar materiais!

É hora de escolherem juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar após o uso. Devem pensar como poderiam reutilizá-lo, sugerindo até mesmo uma nova finalidade para ele.

Conheça o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo: Artistas do Plástico.

Veja alguns links para inspirar todos vocês!

Recicloteca

Toodo Eco

Gecko Stickers

Publique a imagem do item no espaço abaixo, contando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs.

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Capriche! A ideia pode inspirar muitas pessoas!

Medium_whatsapp_image_2022-11-28_at_15.37.27

Resposta:

Nesta atividade os estudantes focaram suas descobertas em embalagens plásticas, pois chegaram a conclusão que na região onde residimos, podem ser os resíduos mais nocivos. Então pensaram em formas de reutilizar as embalagens, tivemos muitos recipientes, vasos para plantas entre outros, mas o que chamou mais atenção foi um artefato muito simples que se mostrou de uma utilidade grande em várias ocasiões, tanto nas casas como na escola. Feito a partir de uma embalagem de amaciante para roupas, apenas cortando-o com um tesoura, e assim obtiveram uma ferramenta que permite pegar, manipular e misturar terra, adubo, areia, compostagem e até mesmo água se necessário

0
0
quase 2 anos
Publicado por Ricardo de Souza Silva

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

28
Nov

Nós estamos todos conectados! Nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós.

Para minimizar os impactos negativos, é preciso que cada um faça sua parte e consuma de maneira consciente!

Desafio: Separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como é possível diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com sua família sobre que mudanças vocês podem adotar, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

At3
Blank

Resposta:

Os estudantes se empenharam na missão de diminuir o lixo orgânico em casa, porém encontraram dificuldades, como por exemplo o caso de alguns que queriam fazer compostagem em casa mas não foi possível por conta de espaço. estes alunos acabaram contribuindo muito com a compostagem feita na escola, trazendo resíduos. Outros alunos fizeram a seleção de determinados materiais que seriam descartados em suas casas e entregaram aos coletores que passam em suas ruas, dessa forma ajudando em vários aspectos. Foram vários os relatos sobre as ações voltadas para a redução de lixo.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Ricardo de Souza Silva

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEF NEWTON REIS GEN
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF NEWTON REIS GEN
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF NEWTON REIS GEN
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF NEWTON REIS GEN
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF NEWTON REIS GEN
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF NEWTON REIS GEN
SAO PAULO, SP

e mais 7 membros (ver todos)