Top_default

Compartilhando saberes - ODS 12 Consumo e Produção Sustentáveis

CEI EDNA ROSELY ALVES | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Olá. Cadastrei na outra equipe os projetos que a escola já produz com a temática do consumo consciente e Sustentabilidade. Sou professora readaptada e após este curso, me sinto no dever de multiplicar o conteúdo trabalhado e discutido neste curso, assim como dos materiais. Procurei por outras professoras da minha unidade cadastradas no curso, mas não encontrei, então inicialmente parti de forma individual para o coletivo. Antes de tudo compartilhei com minha coordenadora pedagógica o conteúdo do curso e procurei conhecer como funcionava o descarte de resíduos da minha unidade. Infelizmente, não há coleta seletiva na escola, e isso se dá devido ao dia e horário em que ela é feita na nossa região, que seria, justamente, aos fins de semana em que a escola está fechada. Pensei em propor realizar as sextas feiras, mas o caminhão de lixo comum passa a noite, e levaria todo o material reciclável. Mas creio que uma sementinha foi plantada e pensaremos outras formas de descarte enquanto não seja ampliado este serviço público. Nosso Cei tem a prática de juntar para produzir brinquedos e continuará reaproveitando materiais.

Atividades:

Por meio de recursos digitais, compartilhei os conteúdos das aulas e materiais disponibilizados no curso com minhas colegas em sala de aula e gestão. Mas mais do que isso, dialoguei com a minha cp sobre o tema, procurei conhecer melhor a unidade e procurei soluções para nossas questões de descarte correto de materiais. Também dialoguei com minhas colegas de trabalho sobre o curso, o quanto ele foi incrível e o quanto me trouxe uma visão de urgência. O que mais me tocou foi a questão dos microplasticos nos oceanos e das sacolinhas, o quanto prejudicam os animais marinhos que muitas vezes confundem esses materiais com alimentos.Também compartilhei com minhas colegas o trabalho da Ong Ecotechno, que conheci ao mesmo tempo que fiz o curso. O projeto consiste em levar o conhecimento através dos livros, onde realizam coletas totalmente gratuitas de livros em geral (didáticos e literários) e doam para comunidades carentes, lar infantis, lar para idosos e ONG's. Também retiram Revistas, Apostilas, HQ's, Gibis, LPs, CDs, DVDs, Jogos, Fitas VHS, Cadernos, Roupas, Bolsas, Móveis E Etc.

Desejos:

A principal mudança que espero com este diálogo é começarmos a pensar sobre o descarte de materiais recicláveis no Cei. Eu acredito que encontraremos uma solução ou que a prefeitura irá ampliar esse serviço. Inclusive aceito sugestões e vou me dedicar a buscar meios para isto. Também acredito que a mudança começa a partir de nós. E este tipo de curso, de reflexão, gera mudança na forma na qual nós vemos o mundo, e dessa forma podemos mudar a nós mesmos, ao outro e a nossa comunidade.

Pessoas:

Sim. Estou fazendo o trabalho individualmente aqui no curso, mas ele envolveu a gestão da minha escola, os funcionários, os pais e principalmente as crianças que tiverem o contato com o conteúdo deste curso e com os projetos sustentáveis que a escola já produz. Eu joguei a sementinha e espero que esta se transforme em uma grande árvore frutífera.

Novidades da equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Teste de Fases do Teste de Rotas no Teste De Percurso do circuito

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Avaliação do Ciclo de Vida do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
CEI EDNA ROSELY ALVES
SAO PAULO, SP