Top_default

Sustentabilidade: modificando o olhar para os cuidados com o planeta e as contribuições da diversidade para a mudança

CEI PAULO E ADMAR | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Sim, no CEI (Centro de Educação Infantil) em que atuo como professora da turma do Berçário II estamos neste ano de 2022 a realizar em nosso projeto gerador o tema da Sustentabilidade. No PEA (Projeto Especial de Ação) que é o momento formativo que constituí nossa jornada de trabalho, o grupo de docentes com a coordenadora pedagógica lemos textos, assistimos vídeos, discutimos e compartilhamos experiências sobre a sustentabilidade. O título que marquei acima é o do PEA de onde trabalho, no CEI Paulo e Admar. Com essa porposta, nosso estimulo é incentivar práticas sustentáveis a toda comunidade escolar, principalmente, envolvendo crianças e bebês.

Atividades:

Como mencionado, o grupo docente e de gestão escolar pensamos ações a serem implementadas em propostas pedagógicas com os bebês e crianças, envolvendo suas famílias e a comunidade escolar como um todo. Pelas leituras, debates e trocas de experiências, ideias foram sendo propostas e partir delas ações. Foi implementada a horta em nosso jardim do CEI, para plantio, exploração dos bebês e crianças, além de incentivar a alimentação saudável deles e delas. Também foi feito o projeto de recolhimento de óleo de cozinha das famílias.. Foram enviadas instruções e as famílias trazem os óleos em recipientes de plástico e a cada litro de óleo ganham uma barra de sabão. Para isso, foi feito parceria com uma instituição que recolhe esses óleos. O sabão é fruto desse material recolhido. Outra ação realizada e que continuaremos a realizar, é a coleta de tampas plásticas para um projeto que os recolhe a fim de transformá-lo em verba para castração de animais. O CEI recolhe os materiais recicláveis que produz.

Desejos:

Penso que conseguimos instigar nos bebês a aceitação de muitos alimentos saudáveis através das propostas pedagógicas e da exploração da horta. Nossa turma come muito bem, não tendo tanto desperdício de comida.
Na reunião de pais e responsáveis, foram passadas orientações sobre alimentação saudável, de acordo com as instruções da “Orientação Normativa de Educação Alimentar e Nutricional para a Educação Infantil” da Prefeitura de São Paulo a fim de subsidiar as famílias para levar tais informações para casa e com isso promover alimentação saudável para crianças e bebês. Espero que tais incentivos tenham ajudado as famílias nas escolhas de alimentos, conforme suas condições financeiras. Também a ação de recolher o óleo e as tampinhas plásticas estimularam práticas sustentáveis através da reciclagem. Acredito que essas ações continuarão, pois envolveu grande parte da comunidade escolar. Vê-las concretizadas dão maior incentivo em continuá-las.

Pessoas:

Como relatado acima, o projeto “Sustentabilidade” envolve toda a comunidade escolar, ou seja, bebês, crianças, equipe docente e funcional do CEI e famílias. No CEI estão matriculadas 140 crianças entre 0 e 4 anos. A equipe doente conta com 31 docentes ativos, mais 5 ATEs (Auxiliar Técnico de Educação), 3 funcionárias da limpeza, mais 3 funcionárias da cozinha,1 coordenadora pedagógica, 1 assistente de direção e 1 diretora de escolar. O projeto do PEA impactou a todas, todos e todes. Minha turma de Berçário II em que atuo possui 15 bebês matriculados. Eu e a outra professora compartilhamos a sala. Apesar do sistema EOL (sistema em que se atribui turma aos professores, entre outras funções) considerar que minha turma tem 7 bebês matriculados e da professora parceira ter 8 bebês, consideramos que ambas são totalmente responsáveis por todos os bebês. Trabalhamos juntas no período da tarde. As mesmas propostas pedagógicas são feitas em conjunto. Por isso, considero que minha turma tem 15 bebês e não apenas 7.

Novidades da equipe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 2 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Teste de Fases do Teste de Rotas no Teste De Percurso do circuito

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 1 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_foto
CEI PAULO E ADMAR
SAO PAULO, SP