Top_default

Turma Infantil B - Sala Amarela

EMEI CLARICE BENVINDA SANTOS SILVA, PROFA | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto é uma iniciativa do Akatu com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O objetivo é sensibilizar e mobilizar as crianças para o consumo consciente e agenda 2030 e os ODS

Atividades:

As atividades do percurso Edukatu "O que são ODs?" Explicou cada atividade para a turma, acompanhou e monitorou a realização.

Desejos:

Espero que o projeto contribua para uma melhor consciência das crianças, o que poderá também influenciar suas famílias com relação as suas escolhas de consumo e estimule adoção de hábitos mais saudáveis e sustentáveis

Pessoas:

O projeto é desenvolvido com as crianças da turma do infantil B da Emei Clarice Benvinda Santos Silva, Profa. no ano de 2022.

Novidades da equipe

10. O que achou do percurso?

29
Nov


Já terminamos o Percurso SOS Água!


Mas nossa ação está apenas começando, já que o consumo consciente de água na escola e em casa precisa estar presente todos os dias.

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso SOS Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Estamos na era da sustentabilidade. A cada dia mais pessoas buscam mudar os seus hábitos para cuidar melhor da Terra, nossa casa. E mesmo que ainda tenhamos um caminho longo pela frente, podemos perceber que cada pequena ação pode ter um grande impacto na recuperação do planeta. E é justamente pensando em espalhar esses aprendizados que se torna importantíssima a discussão sobre sustentabilidade na educação. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores são as chances de despertar a consciência pela preservação do planeta e o senso de responsabilidade para com as gerações futuras. Para isso, é importante sensibilizá-las de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações. Por muito tempo foi até comum para muitas pessoas ver a água como um recurso infinito. Agora, pensa-se duas, três vezes antes de ligar a torneira, especialmente depois da crise hídrica que atingiu parte da população brasileira. Os pequenos se conscientizaram a escovar os dentes de torneira fechada, usando um copo de água para enxaguar a boca, a não tomar longos banhos com o chuveiro muito tempo aberto, dentre outros. E esse hábito deve seguir assim, com ou sem crise de água!

09. Toda a escola unida!

29
Nov


Agora que vocês já pensaram em tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Vamos chamar todos na escola para ajudarem a transformá-la num exemplo de consumo consciente de água.

Durante as atividades, lembre-se de fazer fotos e vídeos das pessoas participando e colocando em prática as ideias que vocês pensaram.


Depois, escreva o que achou da campanha e publique a foto de alguma atividade. Você também pode postar o link para um vídeo que vocês tenham produzido.

Blank

Resposta:

Em roda de conversa as crianças reviram o percurso de aprendizagem e conversamos novamente sobre o recurso natural "água", o quanto podemos contribuir para o uso sustentável. Ficaram impressionador em saber que o banheiro é o cômodo da casa responsável por mais da metade do consumo de água da residência. Compartilharam com os familiares que se comprometeram em ficar atentos ao uso da descarga.

08. Criando nossa campanha

29
Nov


Você sabe o que é uma campanha?


Já falamos sobre desperdício de água em casa e na escola e percebemos que podemos melhorar a forma como usamos a água.

Agora é hora de agir e colocar em prática tudo o que aprendemos. Mas não faremos isso sozinhos, vamos criar uma campanha para chamar toda a escola para ajudar. Todos juntos pelo consumo consciente de água na escola!

A ONG WWF francesa, por exemplo, criou um vídeo mostrando que até um bebê sabe que a água é muito importante e não pode ser desperdiçada.



Então é isso... Criamos uma campanha quando, por exemplo, queremos mudar algo em nossa escola e precisamos que as pessoas se juntem para nos ajudar!

Que tal criar uma campanha para reduzir o desperdício e melhorar o uso de água na escola?


Vocês já escolheram algumas ideias para a escola colocar em prática, não é mesmo? Agora é hora de vocês pensarem o que você vão fazer para conseguir a ajuda de alunos, professores e funcionários. Veja algumas perguntas que podem ajudar:

  • Quem vamos chamar para ajudar?
  • O que podemos fazer para as pessoas aceitarem ajudar?
  • Como vamos organizar tudo?


Depois de conversarem, conte pra gente quais são os planos para a campanha na escola! Pode ser com um texto, um desenho, ou mesmo uma música.

Blank

Resposta:

As crianças se sugeriram confeccionar cartazes com imagens a respeito das ações e cuidados a respeito do uso consciente da água e de forma sustentável, reutilizando esse recurso tão precioso.

07. Ideias que transformam

29
Nov


O que as pessoas podem fazer para melhorar o consumo de água na escola?

Junte sua equipe de novo, olhem e conversem sobre os desenhos e descobertas que fizeram:

  • A escola toda está usando a água de forma consciente?
  • Encontramos torneiras pingando ou vazamentos em outros lugares?
  • Vimos pessoas desperdiçando água no banheiro e nos outros locais?
  • Descobrimos algum outro problema relacionado à água?


Depois, pesquisem ideias que ajudem a escola a melhorar o uso da água. Aqui vão algumas dicas.


Essas são apenas sugestões, existem muitas outras ideias que a turma pode descobrir ou criar. Vocês também podem conversar com algum professor.

Para terminar, escolham as ideias que vocês acham que a escola conseguirá realizar.

Agora é só postar uma foto da turma na atividade e contar pra gente as ideias que surgiram no grupo.

Blank

Resposta:

Tivemos como proposta sobre meio ambiente a leitura do livro "O Segredo do Tietê” do autor Luciano Braga e o vídeo Utopia do Tietê – ZiS, a proposta abordou a conscientização e cuidado com o meio ambiente. O autor amigo da coordenadora pedagógica da nossa Unidade visitou a turma e realizou um bate papo com eles. Foi uma manhã e muito envolvimento e concentração, porém não conseguimos registrar esse momento para nós. Luciano tirou uma foto em seu celular, ficou de compartilhar, porém até a presente data não o fez.

06. Investigadores em ação

29
Nov


É hora de descobrir como a água está sendo usada na escola!

Mas para desvendar esse mistério, você precisará trabalhar em grupo.

Reúna alguns colegas e explore toda a escola à procura dos lugares onde as pessoas usam água: pias, torneiras, descargas, bebedouros e outros locais.

Vejam também como as pessoas estão usando a água em cada lugar. Existe algum vazamento? A água está sendo usada sem desperdício?

Mas o desafio não acaba aí: desenhe o que vocês descobriram sobre o uso da água na escola.

Você pode desenhar a mão, utilizar o computador, tirar fotos para usar de exemplo, o que você achar mais divertido.

Outra ideia legal é criar um mapa da escola, colocando nele tudo o que seu grupo descobriu.



Para terminar esse desafio, faça uma foto do seu desenho e publique abaixo. Depois, escreva o que você achou da atividade.

Medium_desenho_davi_a.

Resposta:

As crianças amam desenhar e curtiram a proposta de representar a escola. Comentaram sobre a tia da escola usar o regador para molhar o jardim ao invés da mangueira, segue desenho de uma das crianças

03. Banho e desperdício não combinam

29
Nov


Já pensou na água que você usa para tomar banho?

Essa água é limpa... Vamos usá-la sem desperdício?

Um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e gasta cerca de 75 litros de água, que equivale a 30 garrafas PET de 2,5L...
Já um banho de 10 minutos pode gastar 150 litros, o dobro de água recomendada...

Use um relógio ou celular com cronômetro para calcular o tempo do seu banho. Depois, tente diminuir a duração dos próximos banhos... Será que você consegue?

Aí vai uma dica: nos dias mais quentes, você pode fechar o chuveiro quando for se ensaboar... E para facilitar sua missão, você pode usar várias ferramentas, como o aplicativo Nossa Água.

40561-o2l77q_crop
Blank

Resposta:

As crianças expuseram que amam brincar na hora no chuveiro na hora do banho e que após as novas aprendizagens irão conversar com os pais a respeito do tempo no chuveiro

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEI CLARICE BENVINDA SANTOS SILVA, PROFA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI CLARICE BENVINDA SANTOS SILVA, PROFA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI CLARICE BENVINDA SANTOS SILVA, PROFA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI CLARICE BENVINDA SANTOS SILVA, PROFA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI CLARICE BENVINDA SANTOS SILVA, PROFA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI CLARICE BENVINDA SANTOS SILVA, PROFA
SAO PAULO, SP

e mais 10 membros (ver todos)