Top_default

Turma Infantil B - Sala Amarela

EMEI CLARICE BENVINDA SANTOS SILVA, PROFA | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto é uma iniciativa do Akatu com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O objetivo é sensibilizar e mobilizar as crianças para o consumo consciente e agenda 2030 e os ODS

Atividades:

As atividades do percurso Edukatu "O que são ODs?" Explicou cada atividade para a turma, acompanhou e monitorou a realização.

Desejos:

Espero que o projeto contribua para uma melhor consciência das crianças, o que poderá também influenciar suas famílias com relação as suas escolhas de consumo e estimule adoção de hábitos mais saudáveis e sustentáveis

Pessoas:

O projeto é desenvolvido com as crianças da turma do infantil B da Emei Clarice Benvinda Santos Silva, Profa. no ano de 2022.

Novidades da equipe

10. O que achou do percurso?

29
Nov


Já terminamos o Percurso SOS Água!


Mas nossa ação está apenas começando, já que o consumo consciente de água na escola e em casa precisa estar presente todos os dias.

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso SOS Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Estamos na era da sustentabilidade. A cada dia mais pessoas buscam mudar os seus hábitos para cuidar melhor da Terra, nossa casa. E mesmo que ainda tenhamos um caminho longo pela frente, podemos perceber que cada pequena ação pode ter um grande impacto na recuperação do planeta. E é justamente pensando em espalhar esses aprendizados que se torna importantíssima a discussão sobre sustentabilidade na educação. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores são as chances de despertar a consciência pela preservação do planeta e o senso de responsabilidade para com as gerações futuras. Para isso, é importante sensibilizá-las de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações. Por muito tempo foi até comum para muitas pessoas ver a água como um recurso infinito. Agora, pensa-se duas, três vezes antes de ligar a torneira, especialmente depois da crise hídrica que atingiu parte da população brasileira. Os pequenos se conscientizaram a escovar os dentes de torneira fechada, usando um copo de água para enxaguar a boca, a não tomar longos banhos com o chuveiro muito tempo aberto, dentre outros. E esse hábito deve seguir assim, com ou sem crise de água!

0
0
aprox. 2 anos

09. Toda a escola unida!

29
Nov


Agora que vocês já pensaram em tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Vamos chamar todos na escola para ajudarem a transformá-la num exemplo de consumo consciente de água.

Durante as atividades, lembre-se de fazer fotos e vídeos das pessoas participando e colocando em prática as ideias que vocês pensaram.


Depois, escreva o que achou da campanha e publique a foto de alguma atividade. Você também pode postar o link para um vídeo que vocês tenham produzido.

Blank

Resposta:

Em roda de conversa as crianças reviram o percurso de aprendizagem e conversamos novamente sobre o recurso natural "água", o quanto podemos contribuir para o uso sustentável. Ficaram impressionador em saber que o banheiro é o cômodo da casa responsável por mais da metade do consumo de água da residência. Compartilharam com os familiares que se comprometeram em ficar atentos ao uso da descarga.

0
0
aprox. 2 anos

08. Criando nossa campanha

29
Nov


Você sabe o que é uma campanha?


Já falamos sobre desperdício de água em casa e na escola e percebemos que podemos melhorar a forma como usamos a água.

Agora é hora de agir e colocar em prática tudo o que aprendemos. Mas não faremos isso sozinhos, vamos criar uma campanha para chamar toda a escola para ajudar. Todos juntos pelo consumo consciente de água na escola!

A ONG WWF francesa, por exemplo, criou um vídeo mostrando que até um bebê sabe que a água é muito importante e não pode ser desperdiçada.



Então é isso... Criamos uma campanha quando, por exemplo, queremos mudar algo em nossa escola e precisamos que as pessoas se juntem para nos ajudar!

Que tal criar uma campanha para reduzir o desperdício e melhorar o uso de água na escola?


Vocês já escolheram algumas ideias para a escola colocar em prática, não é mesmo? Agora é hora de vocês pensarem o que você vão fazer para conseguir a ajuda de alunos, professores e funcionários. Veja algumas perguntas que podem ajudar:

  • Quem vamos chamar para ajudar?
  • O que podemos fazer para as pessoas aceitarem ajudar?
  • Como vamos organizar tudo?


Depois de conversarem, conte pra gente quais são os planos para a campanha na escola! Pode ser com um texto, um desenho, ou mesmo uma música.

Blank

Resposta:

As crianças se sugeriram confeccionar cartazes com imagens a respeito das ações e cuidados a respeito do uso consciente da água e de forma sustentável, reutilizando esse recurso tão precioso.

0
0
aprox. 2 anos

07. Ideias que transformam

29
Nov


O que as pessoas podem fazer para melhorar o consumo de água na escola?

Junte sua equipe de novo, olhem e conversem sobre os desenhos e descobertas que fizeram:

  • A escola toda está usando a água de forma consciente?
  • Encontramos torneiras pingando ou vazamentos em outros lugares?
  • Vimos pessoas desperdiçando água no banheiro e nos outros locais?
  • Descobrimos algum outro problema relacionado à água?


Depois, pesquisem ideias que ajudem a escola a melhorar o uso da água. Aqui vão algumas dicas.


Essas são apenas sugestões, existem muitas outras ideias que a turma pode descobrir ou criar. Vocês também podem conversar com algum professor.

Para terminar, escolham as ideias que vocês acham que a escola conseguirá realizar.

Agora é só postar uma foto da turma na atividade e contar pra gente as ideias que surgiram no grupo.

Blank

Resposta:

Tivemos como proposta sobre meio ambiente a leitura do livro "O Segredo do Tietê” do autor Luciano Braga e o vídeo Utopia do Tietê – ZiS, a proposta abordou a conscientização e cuidado com o meio ambiente. O autor amigo da coordenadora pedagógica da nossa Unidade visitou a turma e realizou um bate papo com eles. Foi uma manhã e muito envolvimento e concentração, porém não conseguimos registrar esse momento para nós. Luciano tirou uma foto em seu celular, ficou de compartilhar, porém até a presente data não o fez.

0
0
aprox. 2 anos

06. Investigadores em ação

29
Nov


É hora de descobrir como a água está sendo usada na escola!

Mas para desvendar esse mistério, você precisará trabalhar em grupo.

Reúna alguns colegas e explore toda a escola à procura dos lugares onde as pessoas usam água: pias, torneiras, descargas, bebedouros e outros locais.

Vejam também como as pessoas estão usando a água em cada lugar. Existe algum vazamento? A água está sendo usada sem desperdício?

Mas o desafio não acaba aí: desenhe o que vocês descobriram sobre o uso da água na escola.

Você pode desenhar a mão, utilizar o computador, tirar fotos para usar de exemplo, o que você achar mais divertido.

Outra ideia legal é criar um mapa da escola, colocando nele tudo o que seu grupo descobriu.



Para terminar esse desafio, faça uma foto do seu desenho e publique abaixo. Depois, escreva o que você achou da atividade.

Medium_desenho_davi_a.

Resposta:

As crianças amam desenhar e curtiram a proposta de representar a escola. Comentaram sobre a tia da escola usar o regador para molhar o jardim ao invés da mangueira, segue desenho de uma das crianças

0
0
aprox. 2 anos

03. Banho e desperdício não combinam

29
Nov


Já pensou na água que você usa para tomar banho?

Essa água é limpa... Vamos usá-la sem desperdício?

Um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e gasta cerca de 75 litros de água, que equivale a 30 garrafas PET de 2,5L...
Já um banho de 10 minutos pode gastar 150 litros, o dobro de água recomendada...

Use um relógio ou celular com cronômetro para calcular o tempo do seu banho. Depois, tente diminuir a duração dos próximos banhos... Será que você consegue?

Aí vai uma dica: nos dias mais quentes, você pode fechar o chuveiro quando for se ensaboar... E para facilitar sua missão, você pode usar várias ferramentas, como o aplicativo Nossa Água.

40561-o2l77q_crop
Blank

Resposta:

As crianças expuseram que amam brincar na hora no chuveiro na hora do banho e que após as novas aprendizagens irão conversar com os pais a respeito do tempo no chuveiro

0
0
aprox. 2 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEI CLARICE BENVINDA SANTOS SILVA, PROFA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI CLARICE BENVINDA SANTOS SILVA, PROFA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI CLARICE BENVINDA SANTOS SILVA, PROFA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI CLARICE BENVINDA SANTOS SILVA, PROFA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI CLARICE BENVINDA SANTOS SILVA, PROFA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI CLARICE BENVINDA SANTOS SILVA, PROFA
SAO PAULO, SP

e mais 10 membros (ver todos)