Top_sem_t_tulo

Sociedade Consumista

EMEF JACKSON DE FIGUEIREDO | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto é uma iniciativa do Akatu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é sensibilizar e mobilizar os/as estudantes para o consumo consciente a Agenda 2030 e os ODS.

Atividades:

As atividades do Percurso Edukatu "O que são ODS? Explico cada atividade para a turma, acompanho e monitoro sua realziação.

Desejos:

O projeto é desenvolvido com 30 estudantes do 6ºA e também envolve o assistente de direção, além de pais e responsáveis dos(as) estudantes.

Pessoas:

Espero que o projeto contribua para uma maior consciência dos(as) estudantes e suas famílias com relação às suas escolhas de consumo e estimule a adoção de hábitos mais saudáveis e sustentáveis.

Novidades da equipe

07. Avaliando o Percurso ODS

9
Mai

Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?

Blank

Resposta:

O material é vasto e rico, e deve ser utilizado frequentemente por todas as áreas do conhecimento. O objetivo principal da Agenda 2030 e do material é erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos, abrangendo as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Daniel eric Nistal

06. Parcerias e Meios de Implementação

9
Mai

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Aumentar a conscientização pública é importante para a conscientização popular sobre a mudança climática e o impacto das emissões de gases de efeito estufa, para que as pessoas possam tomar medidas para reduzir suas emissões e pressionar os governos e empresas a agir. Dessa forma a agenda 2030 tornasse uma importante ferramenta de guia e aprendizado/ consientisação do estudantes e seus familiares, tudo de forma interdisciplicar.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Daniel eric Nistal

05. Ação Contra a Mudança do Clima

9
Mai

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Nesta parte do projeto podemos trazer para os estudantes que mudança climática é uma das maiores ameaças que enfrentamos atualmente, e é importante que todos trabalhemos juntos para reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa e limitar o aquecimento global. Para isso uma sugestão seria proteger as florestas pois, são um sumidouro natural de carbono, plantando novas árvores que pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Daniel eric Nistal

04. Consumo e Produção Responsáveis

9
Mai

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Nessa etapa do projeto devemos destacar a busca para reduzir o impacto ambiental e social do consumo e da produção de bens e serviços. Para isso os consumidores devem ser incentivados a fazer escolhas informadas e responsáveis, optando por produtos e serviços que tenham menor impacto ambiental e social. Isso pode ser feito através de campanhas de conscientização, etiquetas de sustentabilidade e informações claras sobre o ciclo de vida dos produtos.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Daniel eric Nistal

03. Cidades e Comunidades Sustentáveis

9
Mai

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Nessa etapa do projeto podemos destacar que desenvolvimento econômico, social e ambiental equilibrado, que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades, priorizando o uso de energia renovável, o transporte público eficiente, a preservação de áreas verdes e o desenvolvimento de edifícios ecológicos e sustentáveis.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Daniel eric Nistal

02. Água Potável e Saneamento

9
Mai

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Na resposta anterior coloquei o projeto completo, e só agora reparei que são questões separadas. Água limpa e saneamento adequado são essenciais para garantir um ambiente saudável e seguro em uma escola. A falta desses recursos pode ter um impacto significativo na saúde e no bem-estar dos estudantes, bem como na qualidade da educação oferecida. Logo, nessa etapa do projeto trabalhamos a conscientização, onde estudantes, professores e funcionários devem ser educados sobre a importância da água limpa e do saneamento adequado, a fim de incentivá-los a manter as instalações limpas e a adotar práticas de higiene saudáveis.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Daniel eric Nistal

01. Por onde começar?

9
Mai

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Medium_projeto_final_edukatuu

Resposta:

Projeto Edukatu em parceria com a SME São Paulo Prof. Daniel Eric Nistal – RF 808.224-3 Circuito: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Percurso: O que são ODS? Público: Ensino Fundamental II – 6ºA Post de Pesquisa 1 Plano de Aula 1 - Direito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável Objetivo: sensibilizar e mobilizar os estudantes para o direito ao meio ambiente equilibrado e ao desenvolvimento sustentável e apresentar a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como ferramentas para garantir esse direito. Principal habilidade (BNCC): (EF06M39) Desenvolver um projeto envolvendo estilos de vida sustentáveis e diversas práticas de produção e consumo sustentáveis. Eixo articulador: Conexões Extramatemática. Objetos de Conhecimento: Consumo e produção responsáveis. Descrição: Inicialmente todos os estudantes do 6ºA foram cadastrados na plataforma do Edukatu. Em seguida todos os alunos foram informados do cadastro e foi disponibilizado o respectivo nome de usuário e senha. Visando um aquecimento do tema a ser trabalhado, foi passado para a turma uma série de vídeos da plataforma na playlist Consciente Coletivo - Origem do que consumimos. Na aula seguinte os estudantes debateram sobre o que viram e sobre o que pesquisaram e refletiram em casa, juntamente com seus responsáveis e familiares. Já no terceiro encontro os estudantes fizeram desenhos e cartazes buscando sensibilizar os demais integrantes de outros ciclos de ensino. Os trabalhos desenvolvidos foram apresentados para as demais salas e posteriormente fixados nos corredores e pátios da escola, para que permaneçam vivos na ação e construção do pensamento de casa jovem ou adulto pertencente espaço de aprendizagem. Obs.: Obrigado pela oportunidade de aprender e participar de um grupo de profissionais tão qualificados.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Daniel eric Nistal

Fase Liberada!

O professor liberou a Teste de Fases do Teste de Rotas no Teste De Percurso do circuito

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEF JACKSON DE FIGUEIREDO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JACKSON DE FIGUEIREDO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JACKSON DE FIGUEIREDO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JACKSON DE FIGUEIREDO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JACKSON DE FIGUEIREDO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JACKSON DE FIGUEIREDO
SAO PAULO, SP

e mais 10 membros (ver todos)