Top_default

Consumo consciente alimentação saudável

CEI NAZARÉ | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto é uma iniciativa do Akatu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é sensibilizar e mobilizar os estudantes para o consumo consciente a Agenda 2030 e os ODS,

Atividades:

As atividades do percurso Edukatu "O que são ODS?". Explico cada atividade para a turma, além de vídeos que valorizem a alimentação saudável, acompanho e monitoro sua realização.

Desejos:

Espero que o projeto contribua para uma maior consciência das crianças em relação às suas ecolhas de consumo e estimule a adoção de hábitos mais saudáveis e susrtentáveis.

Pessoas:

O projeto é desenvolvido com 12 crianças do MGII (3 à 4 anos de idade)

Novidades da equipe

07. Avaliação Percurso ODS

20
Jun

Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?

Medium_whatsapp_image_2022-08-10_at_15.57.44__1_

Resposta:

Ao final das atividades propostas fiz um planejamento semanal a respeito da alimentação saudável, iniciei com a apresentação de 2 videos a cerca do assunto. Rebeca logo falou: - Eu não gosto de cenoura. Lara prontamente respondeu: - Tem que comer, senão fica doente. Ao final expliquei que muitas vezes dizemos que não gostamos de algo, sem nem ao menos experimentar. Fiz uma provocação: -E o que faremos, com os legumes e verduras que estamos regando? Rebeca: Vou pegar só um pedacinho da cenoura, vou comer mais alface e aqueles tomatinhos pequenininhos. Apresentei algumas músicas sobre alimentação saudável, e a leitura do livro “nhac”. Foi uma semana satisfatória, uma vez que a maioria entendeu sobre a importância de consumir alimentos saudáveis. Pude ouvir os seguintes comentários: - Tem que comer legumes para ficar forte. -Precisa comer senão o cabelo e a unha caem e quebram. No ultimo dia fiz 2 cartazes, 1 com identificação de alimentos saudáveis e outro com não saudáveis, e disponibilizei para as crianças diversas figuras de alimentos dos dois gêneros, os quais elas deveriam colar no quadro que achassem pertinente. Em nenhum momento eu intervi, porém no momento em que fui fixar os cartazes Rebeca se aproximou e disse, o hambúrguer não é saudável, foi até o cartaz e descolou a figura e a colocou no outro lado. Sendo assim, gostaria de agradecer a contribuição da Edukatu com as ideias propostas, porém gostaria de sugerir atividades e vivências mais práticas, para que possamos inserir esse conteúdo rico para a Educação infantil. Um vez que é desde pequenos que devemos cuidar do nosso meio ambiente.

0
0
10 meses
Publicado por Tatiane da Silva Lima

06. Parcerias e Meios de Implementação

20
Jun

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_assitindo_ao_videos

Resposta:

Retomei o assunto tratado na atividade 3 o qual fala dos lixões que se encontram na rua, Miguel logo disse: Eu vi um quintal que tinha bastante lixo. Questionei se no quintal tinha uma casa ou se morava alguém no lugar, logo respondeu: - Não, só estava la na rua. Dessa forma pude perceber que surtiu efeito em Miguel a atividade anterior, já que no primeiro momento nenhuma das crianças viu ou percebeu que havia um lixão em seu percurso. Inclusive Theo falou: - Aqui na escola tem bastante lixo lá na frente. Nesse caso ele se referia a caçamba que se encontra com os entulhos, já que nossa escola esta passando por reforma. Aproveitei a deixa e expliquei: - Essa é maneira correta de se colocar o que não vai usar ou o que foi quebrado, pois virá uma empresa e irá recolher tudo aquilo e será em local certo. Devido a faixa etária não foi possível realizar o plano conforme proposto. Sendo assim apresentei o vídeo sugerido: ODS e Consumo Consciente. Conforme apresentava o vídeo ia explicando de forma clara a cerca do que foi apresentado: Sobre a quantidade de lixo que cada um produz. Leonardo disse que não joga muito lixo. Dei a todos os seguintes exemplos: O papel higiênico que usamos a caixa e potes de tudo que comemos ou bebemos. E que precisamos pensar ao máximo em tudo que compramos, pois muitas coisas nem precisamos tanto assim. Perguntei se alguém já viu um adulto ou até mesmo criança comprando ou pedindo algo que não precisava. Miguel falou: - Meu pai fala que minha mãe compra tanta roupa que nem cabe na gaveta. (Observei que Miguel é muito esperto e atento a tudo que lhe foi ensinado nesse período de curso). Durante o vídeo Rebeca percebeu de imediato quando se falou sobre a economia da água e disse: - Isso eu já sabia, se não acaba a água do mundo. (Se referindo a desligar a torneira e chuveiro enquanto usa o sabão) Durante o segundo vídeo sugerido : Consciente Coletivo 09/10 – Relações. Pude usar como exemplo a abelha que só pega um pouco do néctar, para que as outras pudessem ter também. Laura perguntou: - E se alguém for lá e pegar todo o melzinho. Respondi: Que haveria um desequilíbrio na natureza, mas as abelhas são muito inteligentes e que nunca fariam isso, pois o equilíbrio da natureza depende delas. Que por isso devemos fazer como elas, para que todos tenham uma vida melhor. Questionei ao final: O que podemos fazer para melhor o nosso meio ambiente? Rebeca: - Parar de jogar coisas fora e fechar a torneira. Vamos ter que fazer isso sozinhos? Miguel: É muita coisa. Vou falar com meu pai. Respondi para Miguel olhando para toda a sala: - Isso mesmo Miguel, podemos pedir ajuda da família, das pessoas da Igreja, da padarias, das farmácias e todos os lugares que conhecemos. Ao final da aula agradeci a todos e fomos regar o nosso plantio novamente.

0
0
10 meses
Publicado por Tatiane da Silva Lima

05. Ação Contra a Mudança do Clima

23
Mai

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_horta_2

Resposta:

Realizei uma roda de conversa com elas a cerca do ar que respiramos que se encontra muito poluido e que desde pequenos nós devemos nos preocupar com isso. Ao passar o video, sugerido Consciente Coletivo 02/10 - Clima, Rebeca logo perguntou: Então não pode comer mais carne? Eu informei que sim, mas que como o prórpio vídeo fala, tudo que consumimos devemos fazer com consciência, e que além disso, outros fatores também fazem mal para o ar que respiramos como a queima das matas e folhas, e os lixões que viram na imagem. Por isso devemos ter um consumo mais regulado, para se jogar menos comida. Ao perguntar se viram alguma forma de não despoerdiçar comida, Miguel disse: -Minha mãe juntas todas as comidas do prato e dá para o Buster (cachorro) Elogiei e disse que é uma das formas para se evitar os desperdicios. Na imagem da industria, Rebeca falou: -Quanta fumaça, se eu visse tanta fumaça assim, já ia a começar a tossir. Aproveitei para dizer que quando o ar esta poluido, as doenças respiratórias, como bronquite, asma e tosse atinge ainda meis pessoas Aproveitei da experiência de utilizar do filtro de papel, que passei para vocês mas a frente, quando passados os 10 dias Tive dificuldade em fazer as crianças a assistirem os vídeos, já que não lhes causou interesse e dispersavam bastante, portanto utilizei das imagens e de roda de conversa.Devido ao planejamento final estamos focados em regar as hortaliças dia sim, dia não devido ao tempo frio.

0
0
11 meses
Publicado por Tatiane da Silva Lima

05. Ação Contra a Mudança do Clima

23
Mai

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Realizei uma roda de conversa com elas a cerca do ar que respiramos que se encontra muito poluido e que desde pequenos nós devemos nos preocupar com isso. Ao passar o video, sugerido Consciente Coletivo 02/10 - Clima, Rebeca logo perguntou: Então não pode comer mais carne? Eu informei que sim, mas que como o prórpio vídeo fala, tudo que consumimos devemos fazer com consciência, e que além disso, outros fatores também fazem mal para o ar que respiramos como a queima das matas e folhas, e os lixões que viram na imagem. Por isso devemos ter um consumo mais regulado, para se jogar menos comida. Ao perguntar se viram alguma forma de não despoerdiçar comida, Miguel disse: -Minha mãe juntas todas as comidas do prato e dá para o Buster (cachorro) Elogiei e disse que é uma das formas para se evitar os desperdicios. Aproveitei da experiência de utilizar do filtro de papel, que passei para vocês mas a frente, quando passados os 10 dias Tive dificuldade em fazer as crianças a assistirem os vídeos, já que não lhes causou interesse e dispersavam bastante, portanto utilizei das imagens e de roda de conversa.

0
0
11 meses
Publicado por Tatiane da Silva Lima

04. Consumo e Produção Responsáveis

23
Mai

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_horta

Resposta:

As crianças se envolveram muito no plano, uma vez que já na hora das refeições conversava com elas, explicando que só deveriam pegar o que fosse comer, a importância de fechar a torneira quando se lavava as mãos e escovassem os dentes. Quanto aos alimentos fizemos uma roda de conversa onde lhes foi perguntado se sabiam de onde viam o arroz, o feijão e o alface. A maioria por ser muito pequenos não souberam responder, algumas disseram que vinha do mercado, feira, etc. Ao provoca-los perguntando: E o alface nasce lá no mercado mesmo? Artur prontamente respodeu que alguns a mãe dele trouxe do sitio da tia. Foi quando surgiu a ideia de trabalhar com eles a horta, que já se encontrava abandonada no CEI. Juntos preparamos os regadores e a mangueira. Fomos até a horta para água-la. Todos ficaram eufóricos querendo molhar até demais, expliquei que muita água poderia afogar as plantas e que também não deveriamos desperdiçar.

0
0
11 meses
Publicado por Tatiane da Silva Lima

03. Cidades e Comunidades Sustentáveis

19
Mai

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Tive muita dificuldade em realizar esse plano, devido a faixa etária. Não pude utilizar mapas, é claro. Mas durante a conversa percebi que muitos frequentam fast food, portanto ao final do curso farei uma atividade de alimentação saudável com a turma. Somente Leandro, Davi e Heloisa viram arvores, Em se tratanto do Rio/corrégo, Miguel disse que atrás da casa da tia tem um rio, que enche e molha toda a rua. Questionei se a água entra e molhas as coisas que estão dentro de casa, ele disse: Sim, até minha mãe deu um sofá novo pra ela que o dela estragou. Aproveitei para dizer que existe um lugar chamado ecoponto, que todos as coisas que estragam por causa da chuva devem ser levados para lá, dando continuidade disse-lhes que os prefeitos e governadores tem um pouco de culpa quando os rios enchem na chuva, mas que também existem pessoas que jogam o lixo em qualquer lugar, por isso a água não passa de um lugar para o outro, por isso o rio enche e acontece a enchente, Leonardo disse: -Meu pai disse que o rio enche porque tem muita gente porca. A maioria das crianças se deslocam a pé. Somente 2 delas os pais possuem automóveis. Em relação a passeios, os que não tem carro se locomovem via transporte publico. Nenhuma criança percebeu o lixo, acredito que seja porque a coleta seletiva da região tem feito todos os eforços para evitar o lixo exposto Foi necessário explicar de forma sucinta e logo depois passar o video sugerido: https://www.youtube.com/watch?v=z6Y_gucyzsk. Tive muito exito em relação ao lixo, Rebeca disse que sua mãe sempre guarda na bolsa os papeis de bala que cconsome no trem, Miguel por sua vez disse que seu pai também, mas guarda na sacola do carro. Aproveitei e expliquei que todo e qualquer lixo jogado na rua pode ocasionar vários problemas, como enchentes. Pois os lixos vão se juntando e tapam os bueiros, aproveitei para mostrar a foto de bueiros que existem na cidade e a maioria reconheceu, dizendo que já viram em algum lugar.

0
0
12 meses
Publicado por Tatiane da Silva Lima

02. Água Potável e Saneamento

19
Mai

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_lavando_roupa

Resposta:

Nessa atividade assistimos o vídeo que consta no link abaixo. Rebeca prontamente disse que a mãe dela não fecha o chuveiro na hora de passar o sabão. Apoveitei para explicar que devemos fechar a torneira enquanto ensaboamos as mãos e escovamos os dentes. Perguntei se alguém já fazia isso. Rebeca disse: Aprendi aqui na creche que na hora de escovar tem que fechar a torneira. Tratei da importância da água para o nosso planeta, e que alguns lugares do nosso país muitas pessoas gastam mais do que precisam, enquanto outros lugares não tem sequer acesso a elas. Portanto o cuidado em não desperdiçar é de suma importância. Ao mostrar o infográfico da águas, expliquei que não é só em casa que utilizamos da água. Ao mostrar que o icone da agricultura, me referi a tudo que é plantado, disse que lá era onde mais se utiliza água, Miguel logo disse: É só falar para essas pessoas fecharem as torneiras para gastar menos. Acrescentei que o problema maior é a falta de tratamento da água é um dos principais motivos para que água tenha diminuido como recurso, e que nosso país é muito rico em água, mas que é preciso distribuir de maneira correta. Portanto devemos fazer nossa parte, pois um pouco de cada um, se torna grande. No dia seguinte tivemos um problema em que precisamos esvaziar a caixa d'água do CEI para a limpeza e manutenção. Sendo assim me surgiu a ideia de utilizar a água com as crianças. Utilizamos de bacias e baldes e lavamos as roupinhas e bonecas, e a água que ficou com sabão ia ser jogada fora, porém eu tive a ideia de junto com as crinças levar a água e jogarmos nas privadas e lavarmos o pátio maior (coisa que ja faço aqui em casa) Foi um experiência gratificante, já que além das crianças se divertirem muito aprenderam sobre a importância do reuso da água.

0
0
12 meses
Publicado por Tatiane da Silva Lima

01. Por onde começar?

19
Mai

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Blank

Resposta:

Pelo fato da turma que fiz o plano de aula ter apenas 3/4 anos. Se fez necessário uma adaptação em relação ao trabalho proposto. Na primeira aula foi feita uma rod de conversa, onde conversamos sobre tudo que jogamos fora e que poderiamos aproveitar, como as caixas de papelão, utensilios domésticos que não usamos mais, já que se tornam brinquedos na sala de aula. Heloisa logo disse: Eu gosto de colocar a minha boneca na caixa, é a casa dela. Ao apresentar as imagens e questionar o que as crianças viam, Theo falou: Tinha um rato na minha casa, mas meu tio matou. Falei que esse tipo de bicho fica rondando os lugares ondem tem restos de comida e sujeira, que poderia ter vindo da casa de um vizinho ou de algum terreno próximo que contenha restos de lixo, ou até mesmo esgoto. Quanto a segunda imagem, as crinças só interpretaram como uma rua com muitos carros. Expliquei que quanto mais carros circulando, mais o ar que respiramos fica prejudicado.

0
0
12 meses
Publicado por Tatiane da Silva Lima

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Teste de Fases do Teste de Rotas no Teste De Percurso do circuito

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_img_20221125_120508_488
CEI NAZARÉ
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI NAZARÉ
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI NAZARÉ
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI NAZARÉ
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI NAZARÉ
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
CEI NAZARÉ
SAO PAULO, SP

e mais 7 membros (ver todos)