Top_baixados

SOS MEIO AMBIENTE

EMEF CONSTELACAO DO INDIO | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Na escola tem um projeto de compostagem, jardinagem e horta. Nas aulas sempre trabalho com materiais recicláveis para produzir objetos artisticos. Jornal, revistas, embalagens, isopor e papelão que vem com mantimentos são utilizados nas aulas. Procuro reutilizar esses materiais ao invés de usar materiais comprados. Para esse projeto pretendo além de explorar essas materiais, separar os lixo produzidos pelos alunos durantes as aulas e depois trabalhar a questão dos resíduos sólidos produzidos e descartados de formas incorretas. Trazer videos e textos sobre o tema e abrir para o dialogos com os estudantes. Usar a escala da embalagem sustentável em trabalhos em grupos para os alunos separar e organizar os resíduos sólidos produzidos na escola. Com o objetivo de que os alunos perceba que somos todos responsáveis pela produção desses resíduos e buscar a mudança de postura nos ambientes onde vivemos.

Atividades:

As atividades feitas no ambiente escolar são individuais para um faz o seu projetos. Tem a coleta seletiva do lixo tecnologicos, tampas plasticas.

Mas ainda não é o suficiente para a mudança de postura no ambiente ainda se vê muitos desperdício de materiais como EVA, papeis entre outros materiais que são utilizados na escola. Para evitar mais desperdícios uso materiais recicláveis e o que consigo juntar desses materiais.

Desejos:

Mudar a postura dos alunos e professores para que tenha mais responsabilidades com o uso de materiais e o meio ambiente. Diariamente os alunos deixam a sala com muitos folhas de cadernos, papeis de bala e canudos de pirulitos nessas salas.

Pessoas:

Não, as atividades sobre esse tema são individuais.

Novidades da equipe

01. Por onde começar?

2
Jul

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Medium_20230702_162044

Resposta:

PLANO DE AULA: DIREITO AO MEIO AMBIENTE E AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1 ANEXO A DESCARTE FOI REALIZADA UMA LEITURA DAS IMAGENS A E B. OS ALUNOS RELATARAM O INREGULAR DOS RESIDUOS E O CAUS DO TRANSITO BRASILEIRO. RELATORAM A QUESTÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL CAUSADOS PELO USO EXECIVO DOS RECURSOS NATURAIS. EM GRUPO FORAM PENSAR EM MEIOS PARA MENINIZAR ESSA REALIDADE PRESENTE PRINCIPALMENTE NAS GRANDES CAPITAIS. A O QUESTIONAR QUAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS ELES SOLUCIONARIAM SE TIVESSE UM SUPERPODER, ELES FALARAM QUE INVENTARIAM UM MAQUINA QUE TRANSFORMAM O AR POLUIDO EM AR LIMPO, UM ROBO QUE RECOLHECEM OS LIXOS EM ESTUDAMOS AS ODS PRA CONHECER O A ENERGIA SUSTENTÁVEL. AGENDA 2030, OS ALUNOS AÇÕES QUE ENVOLVE VÁRIOS PAÍSES E COMEÇARAM A ACHARAM INTERESSANTES ESSAS DESCUTIR QUAIS DESSAS EMOÇÕES PODERIAM SER UTILIZADAS NA COMUNIDADE FOI APRESENTADO O VIDEO E AS ODS PARA OS ALUNO, CONHECER O PROJETO A AGENA 2030. ENTÃO APÓS O VIDEO FOI REALIZADA UMA RODA DE CONVERSA SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE E A IMPORTÂNCIA DAS ODS. OS ALUNOS DISCUTIRAM SOBRE SOBRE A IMPORTANCIA DESSE PROJETO E COMO A COMUNIDADE ESCOLAR PODE REALIZAR CONHECER COMEÇAR A MUDAR A POSTURA A PARTIR DO IDENTIFICAÇÃO DESSE PROBLEMA QUE É COLETIVO. 2 - MÃOS NA MASSA NESSA ETAPA FOI REALIZADA UMA RODA DE CONVERSA SOBRE O VIDEO E AS ODS, OS ALUNOS ACHARAM INTERESSANTE CONHECER A AGENDA 30 E INDAGARAM QUE TODOS DEVERIAM CONHECER PARA QUE AS MUDANÇAS SEJAM MAIS RÁPIDAS. APÓS FORAM FORMADO GRUPOS DE 4, 5 ALUNOS PARA RESPONDER O ANEXO B * POR QUE É IMPORTANTE SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA? R: PARA QUE POSSAMOS VIVER MELHOR COM O MEIO AMBIENTE E QUE AS FUTURAS GERAÇÕES POSSAM USUFLUIR DOS RECURSOS NATURAIS CONSCIENTEMENTE. * ESSE PROBLEMA AFETA O DIREITO AO MEIO AMBIENTE DE TODOS DA MESMA MANEIRA? QUAIS AS DIFERENÇAS? R:SIM, PORQUE TODOS NÓS PRECISAMOS DOS RECURSOS NATURAIS PARA SOBREVIVER. * QUAL ODS TAMBÉM SE RELACIONA COM ESSE PROBLEMA R:15 VIDA TERRESTRE, 14 VIDA DEBAIXO DÁGUA, 6 AGUA PORTÁVEL E SANEAMENTO, 3 SAUDE DE QUALIDADE. * O QUE EU POSSO FAZER PARA AJUDAR? R: SENDO MAIS RESPONSÁVEIS COM O MEIO AMBIENTE, NÃO CONSUMIR COM EXESSO, SEPARAR OS RESIDUOS, DESCARTAR OS RESIDUOS DE FORMA CORRETA, NÃO DESPERDIÇAR AGUA NEM LUZ ELETRICA. * QUEM MAIS PODE AJUDAR (FAMILIARES, AMIGOS, ESCOLA, PODER PÚBLICO, EMPRESAS? R: TODOS SÃO RESPONSÁVEIS PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTES, CADA UM COM SUAS RESPONSABILIDADES. SE TODOS FAZEREM SUA PARTE DEIXAREMOS UM MUNDO MELHOR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES. FICHA O QUE QUEREMOS SOLUCIONAR: OS DAMOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE DE QUAIS MANEIRAS AFETA O DIREITO AO MEIO AMBIENTE DE TODOS? O CONSUMO EXAGERADO GERA MUITOS DANOS AO MEIO AMBIENTE, O DESCARTE INRREGULAR E A DEGRADAÇÃO E EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. QUAL ODS TAMBÉM SE RELACIONA COM ESSE PROBLEMA? 15 VIDA TERRESTRE, 14 VIDA DEBAIXO DÁGUA, 6 AGUA PORTÁVEL E SANEAMENTO, 3 SAUDE DE QUALIDADE. POR QUE É IMPORTANCIA. PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DE TODOS, ONDE DEVEMOS TER MAIS RESPEITO AO MEIO AMBIENTE. O QUE EU POSSO FAZER PARA AJUDAR? SER MAIS CONSCIENTE, SEPARAR OS RESIDUOS, ENCOMENOZAR AGUA E LUZ ELETRICAS, CONSUMIR MESMO. QUEM MAIS PODE AJUDAR? PODER PÚBLICO, EMPRESSAS, TODOS OS CIDADÃOS. CRIE UMA CAMANHA NOME: SERÁ CONCIENTE, CUIDE DO MEIO AMBIENTE. NOME: 15 VIDA TERRESTRE, 14 VIDA DEBAIXO DÁGUA, 6 AGUA PORTÁVEL E SANEAMENTO, 3 SAUDE DE QUALIDADE. OBJETIVO: CONCIENTIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE MOSTRAR QUE A RECICLAGEM TRAZ MUITOS BENEFICIOS PARA TODOS NÓS. RECONHECER QUE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE PROMOVE A QUALIDADE DE VIDA MUDAR O FORMA COMO DE CONSUMO E REDUZIR O CONSUMO DE PRODUTOS QUE NÃO TEM CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE. ATIVIDADES: RODA DE CONVERSAR A PARTIR DOS TEXTOS, VIDEOS, ODS PARA CONHECER A AGENDA 30. PESQUISA EM GRUPO DE PRODUTOS E USO DA ESCALA DA EMBALAGEM SUSTENTÁVEL. PRODUÇÃO DE CATAZES PARA PREENCHER A FICHA DA ATIVIDADE 2. MÃOS NA MASSA, CRIAR CAMANHA PARA O CONSUMO CONSCIENTE. PERIODO DE 5 AULAS - LOCAL NA ESCOLA RESPONSÁVEL: PROFESSORA CÉLIA 3 - COMPARTILHANDO O QUE APRENDEMOS A CUIDAR DO AMBIENTE ONDE VIVEMOS, RECICLANDO, CUIDANDO DOS RECURSOS NATURAIS, COMO A AGUA E ENERGIA ELETRICA. NÃO COMPRAR MAIS DO QUE PRECISAMOS, PREFERIR PRODUTOS QUE TEM COMPROMISSO COM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. 4 - NOSSA CRIAÇAO: EM GRUPOS VAMOS PRODUZIR JORNAIS SOBRE A IMPORTANCIA DO MEIO AMBIENTE, COM DESENHOS, TEXTOS PESQUISADOS E DEIXAR PARA NOS ESPAÇOS DE LEITURA DA ESCOLA. AINDA VAMOS DESTRIBUIR PARA OS RESPONSÁVEIS QUE VEM BUSCAR OS FILHOS NA ESCOLA, PARA CONHECER O NOSSO PROJETO.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Celia Souza Silva

01. Por onde começar?

2
Jul

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Medium_20230628_113203

Resposta:

PLANO DE AULA: DIREITO AO MEIO AMBIENTE E AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 1 ANEXO A DESCARTE FOI REALIZADA UMA LEITURA DAS IMAGENS A E B. OS ALUNOS RELATARAM O INREGULAR DOS RESIDUOS E O CAUS DO TRANSITO BRASILEIRO. RELATORAM A QUESTÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL CAUSADOS PELO USO EXECIVO DOS RECURSOS NATURAIS. EM GRUPO FORAM PENSAR EM MEIOS PARA MENINIZAR ESSA REALIDADE PRESENTE PRINCIPALMENTE NAS GRANDES CAPITAIS. A O QUESTIONAR QUAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS ELES SOLUCIONARIAM SE TIVESSE UM SUPERPODER, ELES FALARAM QUE INVENTARIAM UM MAQUINA QUE TRANSFORMAM O AR POLUIDO EM AR LIMPO, UM ROBO QUE RECOLHECEM OS LIXOS EM ESTUDAMOS AS ODS PRA CONHECER O A ENERGIA SUSTENTÁVEL. AGENDA 2030, OS ALUNOS AÇÕES QUE ENVOLVE VÁRIOS PAÍSES E COMEÇARAM A ACHARAM INTERESSANTES ESSAS DESCUTIR QUAIS DESSAS EMOÇÕES PODERIAM SER UTILIZADAS NA COMUNIDADE FOI APRESENTADO O VIDEO E AS ODS PARA OS ALUNO, CONHECER O PROJETO A AGENA 2030. ENTÃO APÓS O VIDEO FOI REALIZADA UMA RODA DE CONVERSA SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE E A IMPORTÂNCIA DAS ODS. OS ALUNOS DISCUTIRAM SOBRE SOBRE A IMPORTANCIA DESSE PROJETO E COMO A COMUNIDADE ESCOLAR PODE REALIZAR CONHECER COMEÇAR A MUDAR A POSTURA A PARTIR DO IDENTIFICAÇÃO DESSE PROBLEMA QUE É COLETIVO.

0
0
mais de 1 ano
Publicado por Celia Souza Silva

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_20190110_155530
EMEF CONSTELACAO DO INDIO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF CONSTELACAO DO INDIO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF CONSTELACAO DO INDIO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF CONSTELACAO DO INDIO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF CONSTELACAO DO INDIO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF CONSTELACAO DO INDIO
SAO PAULO, SP

e mais 12 membros (ver todos)