Resposta:
PLANO DE AULA: DIREITO AO MEIO AMBIENTE E AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
1
ANEXO A
DESCARTE
FOI REALIZADA UMA LEITURA DAS IMAGENS A E B. OS ALUNOS RELATARAM O
INREGULAR DOS RESIDUOS E O CAUS DO TRANSITO BRASILEIRO.
RELATORAM A QUESTÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL CAUSADOS PELO USO EXECIVO DOS RECURSOS
NATURAIS.
EM GRUPO FORAM PENSAR EM MEIOS PARA MENINIZAR ESSA REALIDADE PRESENTE PRINCIPALMENTE
NAS GRANDES CAPITAIS.
A
O QUESTIONAR QUAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS ELES SOLUCIONARIAM SE TIVESSE UM SUPERPODER,
ELES FALARAM QUE INVENTARIAM UM MAQUINA QUE TRANSFORMAM O AR POLUIDO EM AR
LIMPO,
UM ROBO QUE RECOLHECEM OS LIXOS EM
ESTUDAMOS AS ODS PRA CONHECER O A
ENERGIA SUSTENTÁVEL.
AGENDA 2030, OS ALUNOS
AÇÕES QUE ENVOLVE VÁRIOS PAÍSES E COMEÇARAM A
ACHARAM INTERESSANTES ESSAS
DESCUTIR QUAIS DESSAS EMOÇÕES PODERIAM
SER UTILIZADAS NA COMUNIDADE
FOI APRESENTADO O VIDEO E AS ODS PARA OS ALUNO, CONHECER O PROJETO A AGENA 2030.
ENTÃO APÓS O VIDEO FOI REALIZADA UMA RODA DE CONVERSA SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE E
A IMPORTÂNCIA DAS ODS. OS ALUNOS DISCUTIRAM SOBRE SOBRE A IMPORTANCIA DESSE PROJETO E
COMO A COMUNIDADE ESCOLAR PODE REALIZAR CONHECER COMEÇAR A MUDAR A POSTURA A PARTIR DO IDENTIFICAÇÃO DESSE PROBLEMA QUE É COLETIVO.
2 - MÃOS NA MASSA
NESSA ETAPA FOI REALIZADA UMA RODA DE CONVERSA SOBRE O VIDEO E AS ODS, OS ALUNOS ACHARAM INTERESSANTE CONHECER A AGENDA 30 E INDAGARAM QUE TODOS DEVERIAM CONHECER PARA QUE AS MUDANÇAS SEJAM MAIS RÁPIDAS.
APÓS FORAM FORMADO GRUPOS DE 4, 5 ALUNOS PARA RESPONDER O ANEXO B
* POR QUE É IMPORTANTE SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA?
R: PARA QUE POSSAMOS VIVER MELHOR COM O MEIO AMBIENTE E QUE AS FUTURAS GERAÇÕES POSSAM USUFLUIR DOS RECURSOS NATURAIS CONSCIENTEMENTE.
* ESSE PROBLEMA AFETA O DIREITO AO MEIO AMBIENTE DE TODOS DA MESMA MANEIRA? QUAIS AS DIFERENÇAS?
R:SIM, PORQUE TODOS NÓS PRECISAMOS DOS RECURSOS NATURAIS PARA SOBREVIVER.
* QUAL ODS TAMBÉM SE RELACIONA COM ESSE PROBLEMA
R:15 VIDA TERRESTRE, 14 VIDA DEBAIXO DÁGUA, 6 AGUA PORTÁVEL E SANEAMENTO, 3 SAUDE DE QUALIDADE.
* O QUE EU POSSO FAZER PARA AJUDAR?
R: SENDO MAIS RESPONSÁVEIS COM O MEIO AMBIENTE, NÃO CONSUMIR COM EXESSO, SEPARAR OS RESIDUOS, DESCARTAR OS RESIDUOS DE FORMA CORRETA, NÃO DESPERDIÇAR AGUA NEM LUZ ELETRICA.
* QUEM MAIS PODE AJUDAR (FAMILIARES, AMIGOS, ESCOLA, PODER PÚBLICO, EMPRESAS?
R: TODOS SÃO RESPONSÁVEIS PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTES, CADA UM COM SUAS RESPONSABILIDADES. SE TODOS FAZEREM SUA PARTE DEIXAREMOS UM MUNDO MELHOR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES.
FICHA
O QUE QUEREMOS SOLUCIONAR: OS DAMOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE
DE QUAIS MANEIRAS AFETA O DIREITO AO MEIO AMBIENTE DE TODOS? O CONSUMO EXAGERADO GERA MUITOS DANOS AO MEIO AMBIENTE, O DESCARTE INRREGULAR E A DEGRADAÇÃO E EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
QUAL ODS TAMBÉM SE RELACIONA COM ESSE PROBLEMA?
15 VIDA TERRESTRE, 14 VIDA DEBAIXO DÁGUA, 6 AGUA PORTÁVEL E SANEAMENTO, 3 SAUDE DE QUALIDADE.
POR QUE É IMPORTANCIA.
PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DE TODOS, ONDE DEVEMOS TER MAIS RESPEITO AO MEIO AMBIENTE.
O QUE EU POSSO FAZER PARA AJUDAR?
SER MAIS CONSCIENTE, SEPARAR OS RESIDUOS, ENCOMENOZAR AGUA E LUZ ELETRICAS, CONSUMIR MESMO.
QUEM MAIS PODE AJUDAR?
PODER PÚBLICO, EMPRESSAS, TODOS OS CIDADÃOS.
CRIE UMA CAMANHA
NOME: SERÁ CONCIENTE, CUIDE DO MEIO AMBIENTE.
NOME: 15 VIDA TERRESTRE, 14 VIDA DEBAIXO DÁGUA, 6 AGUA PORTÁVEL E SANEAMENTO, 3 SAUDE DE QUALIDADE.
OBJETIVO:
CONCIENTIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE
MOSTRAR QUE A RECICLAGEM TRAZ MUITOS BENEFICIOS PARA TODOS NÓS.
RECONHECER QUE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE PROMOVE A QUALIDADE DE VIDA
MUDAR O FORMA COMO DE CONSUMO E REDUZIR O CONSUMO DE PRODUTOS QUE NÃO TEM CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE.
ATIVIDADES:
RODA DE CONVERSAR A PARTIR DOS TEXTOS, VIDEOS, ODS PARA CONHECER A AGENDA 30. PESQUISA EM GRUPO DE PRODUTOS E USO DA ESCALA DA EMBALAGEM SUSTENTÁVEL.
PRODUÇÃO DE CATAZES PARA PREENCHER A FICHA DA ATIVIDADE 2. MÃOS NA MASSA, CRIAR CAMANHA PARA O CONSUMO CONSCIENTE.
PERIODO DE 5 AULAS - LOCAL NA ESCOLA
RESPONSÁVEL: PROFESSORA CÉLIA
3 - COMPARTILHANDO O QUE APRENDEMOS
A CUIDAR DO AMBIENTE ONDE VIVEMOS, RECICLANDO, CUIDANDO DOS RECURSOS NATURAIS, COMO A AGUA E ENERGIA ELETRICA. NÃO COMPRAR MAIS DO QUE PRECISAMOS, PREFERIR PRODUTOS QUE TEM COMPROMISSO COM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.
4 - NOSSA CRIAÇAO:
EM GRUPOS VAMOS PRODUZIR JORNAIS SOBRE A IMPORTANCIA DO MEIO AMBIENTE, COM DESENHOS, TEXTOS PESQUISADOS E DEIXAR PARA NOS ESPAÇOS DE LEITURA DA ESCOLA. AINDA VAMOS DESTRIBUIR PARA OS RESPONSÁVEIS QUE VEM BUSCAR OS FILHOS NA ESCOLA, PARA CONHECER O NOSSO PROJETO.