Top_ods

Sementinhas do futuro.

CEI MÁRIO CALDANA | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

A turminha do Mini Grupo II é bem ativa em rodas de conversas e espontaneidades, por isso o plantar as reflexões e pensamentos sobre agir mais sustentável e melhor apreciar nossa natureza, está sendo prioridade em nossas ações pedagógicas.

Atividades:

Rodas de histórias, rodas de conversas, plantio em horta, cuidados com os elementos da natureza, oficina com recicláveis, propostas sensoriais com folhas caídas, galhos e elementos que encontramos no parque.

Desejos:

Crianças que levem seus aprendizados aos adultos familiares e que os mesmos os incentivem em novas práticas sociais com ações sustentáveis e mais conscientes.

Pessoas:

Sim, a turminha está ativa em nossas práticas e os familiares acompanham e nos apoiam sobre isso.

Novidades da equipe

07. Avaliação Percurso ODS

2
Jul

Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?

Blank

Resposta:

O percurso foi instigante e muito bem proposto pra mim, me ampliou olhares sobre o tema que carregarei comigo. Gostei demais.

0
0
10 meses

06. Parcerias e Meios de Implementação

2
Jul

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Brincamos com os elementos da natureza para mostrar como são importantes em nossas vidas, sem árvores não há pássaros, sombra, etc. Adaptei com possibilidades sensoriais.

0
0
10 meses

05. Ação Contra a Mudança do Clima

2
Jul

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Com as tosses e problemas de saúde causados pela poluição, conversamos sobre como podemos poluir menos e apresentei propostas de economia de energia elétrica, menos automóveis nas ruas e mais bicicletas como exemplos de ações práticas.

0
0
10 meses

04. Consumo e Produção Responsáveis

2
Jul

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Nas brincadeiras de mercadinho com recicláveis tentei demonstrar o quanto de embalagens desnecessárias são produzidas para o consumo, resultam em mais resíduos que poderiam ser evitados, por isso tentamos dar opções para que os pequenos pensassem em como consumir com menos. Alguns necessitaram de auxílio.

0
0
10 meses

03. Cidades e Comunidades Sustentáveis

2
Jul

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Realizamos conversas sobre os ruídos das grandes cidades, sua poluição e o desmatamento de maneira lúdica com histórias contadas e debate de reflexões, foi positivo.

0
0
10 meses

02. Água Potável e Saneamento

2
Jul

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Blank

Resposta:

Observamos o globo terrestre para mostrar as crianças que nosso planeta tem muita água, mas que pouca parte dela é potável, falamos também sobre sua importância em nosso cotidiano, está presente no fazer dos alimentos, na nossa higiene, etc. Cuidar dela com consciência foi nosso tema explorado. Adaptamos com contações de histórias e músicas.

0
0
10 meses

01. Por onde começar?

2
Jul

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Assista...

Blank

Resposta:

As crianças demonstram bom entendimento quando falamos de melhores ações para cuidar do Meio Ambiente, foram participativas nas propostas, no entanto há algumas crianças que ainda não estão prontas para relacionar nossas conversas e dinâmicas. As rodas de conversa formam ótimos momentos, desenhos e brincar com elementos da natureza também oportunizaram refletir. Fiz adaptações para melhor contemplar os pequenos da Educação Infantil.

0
0
10 meses

11. Avaliando o Percurso Terra fase 1

2
Jul

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

São diversas ações que precisamos ter, dentre os Rs é possível ajudar muito o planeta.

0
0
10 meses

10. Explorando o território

2
Jul

Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?

Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.

Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)

Post-it_2
Blank

Resposta:

Tarefa para reflexionarmos...

0
0
10 meses

08. Feira de Ciências

2
Jul

Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.

Desafio em grupo!

Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!

Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida

Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.

Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Assista...

Edukatu
Blank

Resposta:

Muito boa proposta, ideias que estão ampliando minhas possibilidades de práticas pedagógicas.

0
0
10 meses

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
CEI MÁRIO CALDANA
SAO PAULO, SP