O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
O projeto da escola trabalha com a preservação da APA do Catolé.
O objetivo principal é conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da Área de Proteção Ambiental do rio Catolé, através de reflexões sobre as principais causas e consequências dos riscos ambientes na APA.
A Escola Manoel Pedro vem trabalhando há 20 anos com a temática ambiental. Por a escola estar situada no entorno da APA e pelos problemas ambientais ocorridos nela, tais como desmatamento, queimadas, poluição da mata atlântica por lixo e ocupação desordenada, nosso projeto visa a conscientização de toda a comunidade escolar sobre as consequências dos impactos ambientais na APA do Catolé.
Atividades:
A nossa escola está realizando com o projeto: estudos dirigidos, pesquisas, elaboração de roteiro e entrevista, estudo do meio, questionário para a comunidade, oficinas para as turmas, palestras para os pais e a comunidade. Por fim, realizaremos a avaliação do projeto, que ainda não foi completado.
Desejos:
Na realidade da escola, desejamos que os alunos compreendam a importância do meio ambiente para o homem, em especial a área de proteção ambiental do rio Catolé, para que sempre ajam de maneira sustentável.
Na realidade da comunidade, esperamos que a mesma comece a se importar cada vez mais com a necessidade da separação do lixo, economia da água e o respeito à Natureza do espaço.
Pessoas:
O projeto de ação busca envolver: alunos, pais, professores, funcionários da escola e a comunidade do entorno. Quanto mais ajuda, melhor.
Já terminamos a primeira fase do Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...
Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.
Resposta:
Eu preferia que as atividades fossem mais individuais, assim aquelas crianças que estão de férias poderiam responder melhor as atividades.
Incrível perceber o quanto gastamos de água e desperdiçamos de alimentos! Vamos investigar mais sobre isso assistindo ao vídeo da ONG Banco de Alimentos?
Gostou da ideia? Então, reúna sua equipe, pois vamos ter uma experiência culinária!
-Vocês devem procurar um alimento comum na região de vocês. Ele deve fazer parte da alimentação cotidiana, mas muitas vezes é desperdiçado por não ser integralmente usado ou porque parte dele não é vista como própria para consumo.
-Converse com cozinheiras, mães e nutricionistas para saber como vocês poderiam utilizar esse alimento por inteiro.
-Escolham ou criem uma receita com este alimento e testem para ver se fica boa.
-Se for possível fotografem ou gravem um vídeo de vocês produzindo a receita e postem tudo aqui, junto com a receita.
Assim teremos ideias de todo o Brasil para o uso integral dos alimentos!
Vale conhecer as dicas do Banco de Alimentos sobre como não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.
Você sabia que para produzir 1 quilo de carne bovina são gastos aproximadamente 15.000 litros de água?
Segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, todas as pessoas precisam consumir de 2 a 4 litros de água por dia, mas necessitam de 2.000 a 5.000 litros de água para produzir os alimentos que consomem diariamente.
Para garantir o direito à água e à alimentação para todos, precisamos mudar nossa forma de produzir e consumir alimentos.
Quando jogamos fora alimentos estamos jogando também tudo o que foi utilizado em seu processo produtivo, inclusive água!
No Brasil cerca de 1/3 dos alimentos comprados vão direto para o lixo!
E você? Que atitudes você e sua família podem fazer em casa para diminuir o desperdício de alimentos?
Escreva no quadro abaixo:
Resposta:
Cada pessoa da minha família sempre coloca a quantidade de comida que lhe parece razoável e satisfatória. Quando sobra alimentos, estes servem de comida para os animais da casa (contanto que estejam limpos e conservados).
É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.
Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.
Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.
Depois da inspeção, façam um post contando se identificaram desperdício e, caso sim, dando dicas de como isso poderia ser solucionado!
Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá?
Resposta:
Minha escola é nota 10!
Mas seria bom investir numa cisterna para reaproveitar a água das chuvas e conscientizar os alunos a não gastar muita água.
Em um futuro próximo, a água deve ser um bem cada vez mais escasso em todo o mundo e por isso seu consumo consciente é tão importante.
Hoje somos mais de 7 bilhões de seres humanos e precisamos de um volume de água cada vez maior para consumo doméstico, para agricultura, urbanização ou para produção de bens e energia.
Quinze renomados cientistas brasileiros de várias áreas – engenharia, ecologia, biologia aquática, climatologia, hidrologia e mudanças climáticas – especializados em recursos hídricos, lançaram, a Carta de São Paulo um documento que procurou reunir as análises e recomendações fundamentais para enfrentar a crise hídrica atual e preparar o país para o que vem pela frente.
O problema é que, além do nosso consumo estar em crescimento, a quantidade de água adequada para consumo está diminuindo. Essa poluição geralmente é causada pelo descarte inadequado de resíduos industriais, agrícolas e lixo urbano.
Tudo isso causa sérios impactos na vida de cada um de nós, na saúde pública, no orçamento público e também no meio ambiente.
Agora que você já sabe mais sobre os desafios para administrar bem nossos recursos hídricos, reúna sua equipe e prepare um texto coletivo falando da importância de iniciativas como essa para estimular o debate público sobre o tema.
Resposta:
Sem diálogo, não há solução!!!
É de suma importância que as organizações se preocupem com as causas ambientais, principalmente a ONU, que reúne praticamente todos os países num só objetivo.
Um grande avanço se deu a partir dessa iniciativa.
O Brasil conta com 12% de toda a água doce existente no planeta. Toda essa água se encontra distribuída através de uma grande rede fluvial de rios e bacias divididas em 12 regiões hidrográficas.
Quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantarolar ou pensar na vida debaixo do chuveiro, mas existem lugares que podem ser bem mais inspiradores. E, com um banho mais curto, você economiza muita água!
Vamos ler algumas dicas para economizar água.
Depois escreva um post contando o que você achou delas, se você já conhecia os impactos de um banho demorado e que mudanças você pode fazer para minimizar o desperdício.
Resposta:
* Na minha casa quase todas essas regrinhas são respeitadas. Às vezes meus pais utilizam a mangueira sim, mas eu mando logo aposentá-la.
* Eu já conhecia essas práticas, mas seria muito interessantes que as pessoas a praticassem.
* Além de ajudar o meio ambiente, ainda sobra muito dinheiro no bolso da família!