Top_default

Meio Ambiente - Eu também faço parte.

EMEF SYLVIA MARTIN PIRES PROFA | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

A finalidade do projeto é discutir com os alunos de que maneira podemos contribuir, no individual, para a preservação do meio ambiente. Trabalhar aspectos econômicos e sociais relacionados ao consumo de materiais, alimentos e etc, e a origem desses produtos. Como eles são fabricados, os efeitos (positivos e negativos) sobre o meio ambiente, o ciclo e tempo de decomposição entre outros aspectos relacionados.

Atividades:

Trabalhamos alguns vídeos da série "De onde vem?" vinculado pelo canal Cultura. A pesquisa sobre alguns produtos (na internet e dicionários...)Produção de livro com o tema do projeto visando aprofundamento e divulgação do projeto.

Desejos:

Promover a discussão e buscar a conscientização dos alunos e familiares quanto a importância do consumo consciente, que suas escolhas podem afetar diretamente o meio ambiente - que todos fazemos parte.

Pessoas:

Envolve os alunos e professores do 4º e 5º Anos e suas famílias

Novidades da equipe

10. Avaliando o Percurso Água fase 1

8
Mai

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

O projeto é muito interessante e por isso gostei muito de todas as fases, porém acredito que muitas coisas nós já conhecemos porém não colocamos em prática. O que me chamou a atenção e tenho certeza que chamará a atenção dos nossos alunos é quanto a alimentação e outros como ( brinquedos, objetos ) que também é utilizada água para obter o produto final. Isso nos leva a pensar mais sobre o consumo consciente!. Adorei, obrigada! Faremos um excelente trabalho com os alunos da EMEF Professorsa Sylvia Martin Pires.

08. Desafio: uso integral de alimentos

8
Mai

Incrível perceber que gastamos muito mais água do que podemos ver! Vamos investigar mais sobre isso?

Reúna-se com a sua equipe, vamos fazer uma expedição à cozinha! Vocês devem procurar o profissional da merenda (pode ser o nutricionista também) e então:

1) Conversar sobre o uso da água na cozinha. Saber como eles utilizam a água e o que fazem para economizar.

2) Perguntar sobre reaproveitamento de alimentos. Peçam, por exemplo, dicas de como é possível reaproveitar as sobras, dicas sobre como se deve usar os alimentos (frutas e legumes) para que sejam aproveitados por inteiro!

3) Fotografar ou gravar um vídeo da visita à cozinha e publicar abaixo (não esqueça de subir o vídeo no youtube e depois colocar abaixo o endereço). ONG Banco de Alimentos que traz dicas de como podemos fazer para não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Vocês também podem mobilizar outras pessoas e fazer um dia de receitas com uso integral dos alimentos. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Blank

Resposta:

Percebo que as funcionárias da cozinha da nossa escola são bem orientadas pela nutricionista. A alimentação é feita na medida certa para não haver sobras e os alunos orientados quanto ao desperdício sempre que necessário.

05. Desafio: Checando o desperdício de água na escola

8
Mai

Atividade em grupo \0/

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.

2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!

Vazamento3
Medium_agua1

Resposta:

Os banheiros deverão passar por reformas e ser colocado novos vasos sanitários ( sanitários com escolha de maior ou menor quantidade de água). Devemos colocar cartazes ensinando o consumo de água. Nossa escola está bastante ECONOMICA! - As torneiras são automáticas ( fecham após alguns segundos de uso), - A lavagem da escola é feita com baldes ( Asssim gasta-se menos); - Não encontramos vasamentos até o momento.

02. Observando a água em nossa casa

8
Mai

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Medium_agua

Resposta:

Em casa o consumo de água é baixo porém sempre podemos colaborar um pouco mais. Não temos quintal e o carro é lavado apenas 01 vez por mês em lava-rápido, ao ecovar os dentes fechamos as torneiras, e sempre esperamos acumular uma quantidade de roupa onde a máquina possa ser ligada no nível alto, nosso vaso sanitário também é novo e já possui a opção de maior ou menor quantidade de água . Sendo assim iremos colocar um cronometro no banheiro para a hora do banho! E tomaremos maior cuidado ao lavar a louça, abrindo e fechando a torneira soemnte quando se fizer relamente necessário!

02. Observando a água em nossa casa

8
Mai

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

Todos podemos colaborar e economizar com pequenas mudanças: banhos curtos, ensaboar a louça de uma única vez enxaguá-la, juntar uma quantidade de roupa para lavar, verificar vazamentos, e etc.

0
0
quase 10 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEF SYLVIA MARTIN PIRES PROFA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF PROFESSORA SYLVIA MARTIN PIRES
SAO PAULO, SP