- Natureza
- -
- Percurso Água
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?
Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.
Resposta:
O projeto é muito interessante e por isso gostei muito de todas as fases, porém acredito que muitas coisas nós já conhecemos porém não colocamos em prática.
O que me chamou a atenção e tenho certeza que chamará a atenção dos nossos alunos é quanto a alimentação e outros como ( brinquedos, objetos ) que também é utilizada água para obter o produto final. Isso nos leva a pensar mais sobre o consumo consciente!.
Adorei, obrigada!
Faremos um excelente trabalho com os alunos da EMEF Professorsa Sylvia Martin Pires.
- Natureza
- -
- Percurso Água
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Incrível perceber que gastamos muito mais água do que podemos ver! Vamos investigar mais sobre isso?
Reúna-se com a sua equipe, vamos fazer uma expedição à cozinha! Vocês devem procurar o profissional da merenda (pode ser o nutricionista também) e então:
1) Conversar sobre o uso da água na cozinha. Saber como eles utilizam a água e o que fazem para economizar.
2) Perguntar sobre reaproveitamento de alimentos. Peçam, por exemplo, dicas de como é possível reaproveitar as sobras, dicas sobre como se deve usar os alimentos (frutas e legumes) para que sejam aproveitados por inteiro!
3) Fotografar ou gravar um vídeo da visita à cozinha e publicar abaixo (não esqueça de subir o vídeo no youtube e depois colocar abaixo o endereço).
ONG Banco de Alimentos que traz dicas de como podemos fazer para não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.
Vocês também podem mobilizar outras pessoas e fazer um dia de receitas com uso integral dos alimentos. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Resposta:
Percebo que as funcionárias da cozinha da nossa escola são bem orientadas pela nutricionista.
A alimentação é feita na medida certa para não haver sobras e os alunos orientados quanto ao desperdício sempre que necessário.
- Natureza
- -
- Percurso Água
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Atividade em grupo \0/
Você e sua equipe têm agora um desafio!
É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.
Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.
1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.
2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.
Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!
Resposta:
Os banheiros deverão passar por reformas e ser colocado novos vasos sanitários ( sanitários com escolha de maior ou menor quantidade de água).
Devemos colocar cartazes ensinando o consumo de água.
Nossa escola está bastante ECONOMICA!
- As torneiras são automáticas ( fecham após alguns segundos de uso),
- A lavagem da escola é feita com baldes ( Asssim gasta-se menos);
- Não encontramos vasamentos até o momento.
- Natureza
- -
- Percurso Água
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?
Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?
1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).
2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.
3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!
Resposta:
Em casa o consumo de água é baixo porém sempre podemos colaborar um pouco mais. Não temos quintal e o carro é lavado apenas 01 vez por mês em lava-rápido, ao ecovar os dentes fechamos as torneiras, e sempre esperamos acumular uma quantidade de roupa onde a máquina possa ser ligada no nível alto, nosso vaso sanitário também é novo e já possui a opção de maior ou menor quantidade de água . Sendo assim iremos colocar um cronometro no banheiro para a hora do banho! E tomaremos maior cuidado ao lavar a louça, abrindo e fechando a torneira soemnte quando se fizer relamente necessário!
- Natureza
- -
- Percurso Água
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?
Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?
1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).
2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.
3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!
Resposta:
Todos podemos colaborar e economizar com pequenas mudanças: banhos curtos, ensaboar a louça de uma única vez enxaguá-la, juntar uma quantidade de roupa para lavar, verificar vazamentos, e etc.