Top_10474228_10205419981763927_649396825230807825_n

Copa dos Anjos

ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DOS ANJOS | SALVADOR - BA

Projeto da equipe

Ideias:

Nosso Projeto nasceu da sugestão da escola em construirmos um projeto que falasse da Copa do Mundo 2014. Como sou professora de Educação Física, abracei o projeto, mas não queria que ficasse só no jogo-pelo-jogo mas fazer uma relação dos jogos com atitudes positivas. Além do futebol uma apresentação de dança abriria as finais. O consumo descuidado da água sempre me inquietou, desperdício, mal uso do equipamento e poças enormes de água por todo o canto, portanto água seria tratado aqui. Também precisei pensar em algo que pudéssemos usar para construção de mamães sacodes e outros adereços de torcida que tivessem custo praticamente zero e pensei na reutilização de materiais recicláveis. Depois disso partiremos para ações voltadas para o cuidado com o lixo produzido, descarte, além do consumo de alimentos mais saudáveis: industrializados x saudável. A intensão é mostrar que boas atitudes podem evitar prejuízos para a nossa saúde e o meio ambiente. No meio onde a comunidade está inserida é necessário que tenhamos atitudes mais conscientes sobre o lixo que produzimos pois sofremos com alagamentos e doenças causadas pelo excesso de lixo na região.

Atividades:

A primeira ação foi de solicitar um reparo dos bebedouros. Com estes reparados pela escola, veio agora a questão do cuidado. Não usar as duas torneiras de uma só vez, apertar apenas quando estiver bebendo água e não para brincar, caso houvesse colega atrás,um tempo de contagem até 10 seria feito para que todos da fila pudessem beber um pouco e dar a vez ao próximo sem sacrificar ninguém. Precisávamos de um objeto para as torcidas durante as partidas de futebol, algo fácil, que não gerasse custos extras ou produzisse mais lixo.Mamãe sacola de saco de mercado foi a solução! Trouxeram de casa os sacos plásticos, nos organizamos e fizemos!Falta saber de onde vêm e o mal que causam ao meios ambiente caso sejam jogados em qualquer lugar! A nossa próxima etapa será designar cada uma das 4 seleções finalistas da Copa dos Anjos para realizar ações de conscientização sobre:o lixo, a água, consumo de alimentos saudáveis x industrializados e seus impactos na natureza além de locais apropriados para se comer dentro da escola evitando comer correndo, sujeira desnecessária, retrabalho. Daí sim, saberão o lugar de onde vem e para onde vai cada coisa!

Desejos:

Bebedouros funcionando, com água gelada, filas organizadas, sem poças de água ao lado de cada um deles. O lixo separado em locais apropriados e não mais no chão como tenho visto a cada termino de recreio. As crianças comendo mais frutas e cereais, bebendo mais sucos ao invés de salgadinho e refrigerantes que produzem mais lixo, como tem sido. todos nas mesinhas ao redor da cantina e deixando o ambiente limpo para quem vem depois. Além de claro, felizes em participar da organização de um espaço melhor e mais bonito para todos.

Pessoas:

O projeto vem se desenvolvendo, como falei e aos poucos estou conseguindo envolver mais pessoas nele. Atualmente temos os alunos do 2º ao 5ºanos do ensino fundamental I, alguns professores que têm ajudado a registrar as atividades já realizadas e alguns funcionários da limpeza que também estão nos dando suporte na hora da organização e limpeza junto ao grupo. Recentemente começaram a buscar mais apoio junto à SMED, o corpo gestor da escola. Sempre contei com o apoio das coordenadoras pedagógicas com material possível, ajuste de planos, local de aulas e ações, etc. No total são 280 alunos do 2º ao 5° ano, duas coordenadoras, duas gestoras, duas ajudantes do pavilhão, e vez ou outra três a quatro outros professores que contribuem com registros.

Novidades da equipe

11. Avaliando o Percurso Terra fase 1

28
Nov

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Medium_10563048_10205419494951757_3647013766978358364_n

Resposta:

Também em sala de aula, realizamos uma lista com o que mais eles gostaram de saber e o que farão para ajudar o planeta! A turma adorou participar on line e in loco das atividades, foi um sucesso! Porém o que mais ficou registrado na cabeça deles foi o momento onde viram quanto tempo cada coisa demorava para se decompor e foram unânimes ao dizer que NUNCA MAIS jogariam coisas fora do lixo...vamos ver!

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Ana Carla Dávila

10. Explorando o território

28
Nov

Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?

Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.

Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)

Post-it_2
Medium_10423777_10205419496031784_5931697599492238914_n

Resposta:

Realizamos uma atividade prática onde eles lembrariam de locais que já viram de coleta seletiva e escreviam em forma de lista...ninguém soube dizer. Coloquei na lista apenas o local que eu sabia.

1
0
mais de 9 anos
Publicado por Ana Carla Dávila

08. Feira de Ciências

28
Nov

Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.

Desafio em grupo!

Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!

Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida

Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.

Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Assista...

Edukatu
Medium_1622251_10205419494271740_2805079461419281401_n

Resposta:

Os alunos se organizarão para trazerem o que não querem mais segunda feira, conforme lista na parede,e fazerem uma feira da troca onde o seu objeto vai ser negociado com o objeto do outro colega.

1
0
mais de 9 anos
Publicado por Ana Carla Dávila

06. Desafio dos 4 Rs

28
Nov

Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?

1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.

2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico

3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.

4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.

5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!

Se não for possível criar, vale desenhar!

A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)

Medium_constru__o_da_mam_e_sacola2

Resposta:

Essa etapa fizemos lá no primeiro semestre, onde criamos a "mamãe sacola" com os sacos plásticos que todas as mães amam pegar nos mercados para usar como depósito de lixo! Aqui, eles viram que deveriam reduzir esse montante e aprenderam a fazer um objeto que servirá para torcer para o seu time na Copa dos Anjos.

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Ana Carla Dávila

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

5
Out

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Medium_10635999_10205419491191663_245136129419247825_n

Resposta:

Estamos desenvolvendo esse circuito em forma de gincana, nessa etapa, pedi que os alunos catassem do pátio da escola um lixo que achassem fora das lixeiras e trouxessem para a sala para que fizéssemos essa separação juntos, abaixo estará o resultado!

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Ana Carla Dávila

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_constru__o_da_mam_e_sacola10
ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DOS ANJOS
SALVADOR, BA