- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 2
- -
- Fase 2
Mãos à obra!
Converse com seus colegas: qual deve ser o principal objetivo da campanha?
Quer algumas dicas? Pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.
Que tal começar pela própria sala de aula e colocar algumas lixeiras para que você e seus colegas comecem a separar o lixo que produzem diariamente? Uma caixa de papelão para descartar somente papel já faria uma boa diferença!
Pense em fazer, de fato, uma transformação em sua comunidade. Para isso, você precisa observar e registrar o cenário atual. Assim, terá maneiras de comparar a situação inicial com o resultado final e medir o quanto a campanha realmente foi efetiva na hora de influenciar positivamente o comportamento das pessoas.
Fale com a equipe de limpeza, descubra se sua escola faz reciclagem, meça a quantidade de lixo descartada por dia ou semana e calcule os impactos mensais ou anuais. Essas são algumas sugestões, mas você também pode ter outras ideias com sua equipe!
Tema escolhido? Contem pra gente!
E não esqueçam de contar como e quanto mediram!
Resposta:
Sua campanha consiste no aumento de recicláveis pela escola, com a conscientização de toda comunidade escolar. alunos, professores, funcionários equipe da limpeza e cozinha.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 2
- -
- Fase 1
Jogou bastante? Viu só como os catadores são importantes?
Até mesmo quando as cidades não têm coleta seletiva, geralmente existem associações de catadores que recebem recicláveis diretamente da comunidade.
Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?
Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.
Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.
Conta pra gente como foi?
Resposta:
nossa escola já tem coleta seletiva a bastante tempo e apenas reativamos o contato com a cooperativa para coletar os recicláveis
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 2
- -
- Fase 1
Novo Desafio em grupo: feira de trocas!
Mesmo fora do lixo, pode ter um monte de coisas na sua casa que você já não usa mais, mas estão em bom estado. Roupas, calçados, objetos de decoração, livros... são vários os itens que acumulamos ao longo do tempo.
Já parou para pensar que eles podem ser úteis para alguém? Uma boa ideia é fazer uma feira de trocas, reunindo seus amigos, seus vizinhos ou até mesmo seus familiares! Assim, todos vão poder REUTILIZAR tudo aquilo que ainda está em bom estado, mas não serve mais pra você.
Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.
Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Resposta:
vamos antes de tudo divulgar as datas da feira de trocas.
depois vamos anunciar os produtos e objetos que as pessoas desejam trocar
divulgação dos dias das trocas
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 2
- -
- Fase 1
Você já deve ter REPENSADO e encontrado diversas maneiras de REDUZIR o quanto usa de recursos naturais ou gera de resíduos, além pensar em REUTILIZAR tudo aquilo que ainda não merece ir para o lixo e em RECICLAR materiais que podem ganhar novas formas e funções.
Tudo isso melhora não só sua vida e de quem mora com você, mas de pessoas que estão a milhares de quilômetros!
Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:
O que tem no seu lixo que não é lixo?
Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.
Resposta:
garrafas pet, embalagens plásticas de outros alimentos que tenham tampa pode ser reaproveitados ou recicladas.
embalagens de papelão onde os alimentos vem embalados pode ser recicladas
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 2
- -
- Fase 1
Você já viu que nem sempre precisa comprar tudo o que é aparentemente necessário. Para ajudar, você pode pensar nas Seis Perguntas do Consumo Consciente:
1 - Por que comprar?
2 - O que comprar?
3 - Como comprar?
4 - De quem comprar?
5 - Como usar?
6 - Como descartar?
A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!
Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.
Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.
Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?
Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.
Resposta:
esta história em quadrinhos será produzida pelos alunos, individualmente ou em grupo
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 2
- -
- Fase 2
Parabéns! Você concluiu o Percurso!
Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?
Escreva abaixo o que você achou:
Resposta:
Agente aprendeu muita coisa sobre o meio ambiente e que devemos reciclar e reaproveitar os alimentos ,gostamos muito de aprender tudo isso <3.
A campanha foi um sucesso todos participaram e todos gostaram .
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 2
- -
- Fase 2
Com os materiais de divulgação prontos, é hora de executar a ação!
Registre o processo da campanha, desde a produção dos materiais, as reuniões de equipe, até as ações finais. É interessante também registrar a reação das pessoas da sua comunidade e coletar opiniões sobre a campanha. Verifique se elas aprenderam a mensagem que você tentou passar!
E compartilhe com a gente seus registros! Pode postar fotos, links para vídeos e também textos contando sobre experiência.
Acompanhe os resultados de sua campanha e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da mesma maneira que você e seu grupo definiram na atividade 2. É uma maneira de saber os resultados positivos da ação a longo prazo.
Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!
Resposta:
Sim conseguimos alcançar nosso objetivo e não pensamos em muda nossa estratégia
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 2
- -
- Fase 2
Uma boa estratégia de comunicação pode fazer toda diferença no sucesso da campanha.
Se sua equipe já tem um tema e um objetivo, esse é o momento de escolher quais as melhores maneiras de chamar atenção para a causa. Pode ser por meio de cartazes, vídeos, memes, uma página nas redes sociais, músicas, flashmobs, entre outros.
Lembre-se de dividir tarefas entre os membros do grupo!
Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?
Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!
Resposta:
estamos preparando para pegar resto de comida para fazer adubo.Esperamos alcançar um resultado bom e que todas pessoas pensem bem antes de joga algum alimento fora para ajuda o meio ambiente
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 2
- -
- Fase 2
Mãos à obra!
Converse com seus colegas: qual deve ser o principal objetivo da campanha?
Quer algumas dicas? Pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.
Que tal começar pela própria sala de aula e colocar algumas lixeiras para que você e seus colegas comecem a separar o lixo que produzem diariamente? Uma caixa de papelão para descartar somente papel já faria uma boa diferença!
Pense em fazer, de fato, uma transformação em sua comunidade. Para isso, você precisa observar e registrar o cenário atual. Assim, terá maneiras de comparar a situação inicial com o resultado final e medir o quanto a campanha realmente foi efetiva na hora de influenciar positivamente o comportamento das pessoas.
Fale com a equipe de limpeza, descubra se sua escola faz reciclagem, meça a quantidade de lixo descartada por dia ou semana e calcule os impactos mensais ou anuais. Essas são algumas sugestões, mas você também pode ter outras ideias com sua equipe!
Tema escolhido? Contem pra gente!
E não esqueçam de contar como e quanto mediram!
Resposta:
pensamos que deve ter lixeiras nas sala para separa os lixo os alunos também devia aprender como reciclar e pegar os resto de comida para fazer adubo
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 2
- -
- Fase 2
Parabéns! Você concluiu o Percurso!
Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?
Escreva abaixo o que você achou:
Resposta:
eu aprendi a reciclar o meu lixo
Fase Liberada!
O professor liberou a
Fase 2
do
Fundamental 2
no
Comer, Dividir e Brincar
do circuito
Estilos Sustentáveis de Vida
Vá agora para a
atividade
Fase Liberada!
O professor liberou a
Fase 1
do
Fundamental 2
no
Comer, Dividir e Brincar
do circuito
Estilos Sustentáveis de Vida
Vá agora para a
atividade