Top_mascote

Eu faço um Mundo Melhor!

COLEGIO ARQUIDIOCESANO S CORACAO DE JESUS | ARACAJU - SE

Projeto da Equipe

Ideias:

O projeto nasceu da necessidade de trabalharmos em busca de melhorias nas atitudes de nossos alunos, trabalhando os valores e virtudes, competências e habilidades, preparando nossos alunos para a vida. Discutimos, pesquisamos e aproveitando a proposta da escola para esse ano, crescendo em busca da dignidade humana, estamos despertamos neles e estimulando uma vida digna, coerente, onde eles agem, reflitam e opinem para um mundo melhor. Sendo consciente, critico e protagonista de suas próprias escolhas. É nosso dever enquanto cidadão, educador trabalhar com temáticas como essa, pensar nas gerações futuras, procurar viver bem gastando e consumindo menos, sem modismos, minimizando as desigualdades, poluições, etc. Nossa ideia é que nas aulas da Educação Tecnológica, os alunos através das atividades e ações que estimularemos nas aulas mudem de atitude e cobrem também da família e amigos. Sejam vigilantes e defensores do meio ambiente.

Atividades:

Leitura de imagens, interpretação de texto, questionários no blog, criação de cartaz, desenhos e ilustrações com programas específicos, softwares livres, slides, criação de histórias, propaganda, dicionário ilustrado, livro de opiniões, história em quadrinhos, etc.

Desejos:

Objetivamos uma escola com ações mais conscientes, colaborativa e que nossas crianças comecem desde cedo com atitudes positivas nas ações com o meio e com o próximo. Queremos ao final do projeto e durante suas vidas que eles aprendam significativamente para prosseguir e disseminar as ações em prol de um mundo mais justo, solidário e consciente. Que nas ações mínimas e básicas do dia a dia eles possam economizar, gastar menos, viver sem modismos (consumo infantil) e cobrar dos outros também.

Pessoas:

Todos são envolvidos, a partir do momento que damos um exemplo e eles mesmos vigiarão as atitudes de todas as pessoas que eles convivem; Os alunos, pais, família e funcionários da escola são agentes secundários.

Novidades da Equipe

03. Entrevista

9
Jun

Vamos ver o que as pessoas sabem sobre o ciclo de vida dos objetos?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para algum lugar público - um parque, a rua, um centro comercial - e pedir às pessoas que estiverem ali para escolher um dos objetos e contar para você como é seu ciclo de vida e quanto de água foi consumido em sua produção.

Ou então aprofundar o tema, batendo papo com um especialista em economia de água ou nos processos produtivos dos objetos que vocês escolheram.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Blank

Resposta:

a gente ja fez

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Danielle Souza

02. De onde vêm as coisas?

9
Jun

Agora é hora de saber mais sobre o ciclo de vida das coisas e a quantidade de água que ele consome.

Você já parou para pensar que a vida de um produto não começa ali, na prateleira do mercado? E não acaba quando você termina de consumir? Há toda uma cadeia de atividades para que isso aconteça, e todas tem impactos no meio ambiente e na sociedade. Isso é o que chamamos de ciclo de vida desse produto. Assista ao vídeo abaixo, produzido pela Braskem, que te ajuda a entender mais sobre esse conceito.

Em seguida, você e sua equipe devem partir para a pesquisa, e buscar em sites e livros ou perguntando para seus professores, como funciona o ciclo de vida dos produtos que escolheram na atividade anterior - incluindo o balde!

Algumas perguntas podem ajudar a orientar suas buscas: que tipo de de recurso natural foi utilizado para produzir este produto? Estes recursos são renováveis ou não renováveis? Quanto de água foi consumida em sua produção? Este produto tem características mais sustentáveis? Este produto tem uma vida útil longa? Este produto pode ser reutilizado e transformado em outra coisa no fim de sua vida útil? Como deve ser seu descarte correto?

Façam um esquema simplificado do ciclo de vida de cada produto - pode ser texto, desenho, história em quadrinhos, foto - e publiquem aqui:

Assista...

Blank

Resposta:

a gente ja fez .

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Danielle Souza

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

9
Jun

Na fase anterior aprendemos bastante sobre a água. Agora é hora da prática! Vamos colocar a mão na massa?

1.Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2.Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Blank

Resposta:

mas a gente ja fez essa tarefa mas nao e preciso colocar de novo

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Danielle Souza

13. Encerrando a primeira fase do Percurso Água

6
Jun

Já terminamos a primeira fase do Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

Nós gostamos muito de ter a oportunidade de ter tido uma experiencia novas e também do ambiente que eles criaram para aprendermos coisas novas sobre a ecologia.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por João Pedro Vasconcelos

11. Desafio: Consumindo 100%

6
Jun

Incrível perceber o quanto gastamos de água e desperdiçamos de alimentos! Vamos investigar mais sobre isso assistindo ao vídeo da ONG Banco de Alimentos?

Gostou da ideia? Então, reúna sua equipe, pois vamos ter uma experiência culinária!

-Vocês devem procurar um alimento comum na região de vocês. Ele deve fazer parte da alimentação cotidiana, mas muitas vezes é desperdiçado por não ser integralmente usado ou porque parte dele não é vista como própria para consumo.

-Converse com cozinheiras, mães e nutricionistas para saber como vocês poderiam utilizar esse alimento por inteiro.

-Escolham ou criem uma receita com este alimento e testem para ver se fica boa.

-Se for possível fotografem ou gravem um vídeo de vocês produzindo a receita e postem tudo aqui, junto com a receita.

Assim teremos ideias de todo o Brasil para o uso integral dos alimentos!

Vale conhecer as dicas do Banco de Alimentos sobre como não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Assista...

Blank

Resposta:

Nós escolhemos o alimento arroz porque é uma comida que comemos no dia-a-dia,contém muitos nutrientes,é de fácil preparo e também é uma planta da família de gramíneas.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por João Pedro Vasconcelos

09. Atividade de campo: olhar sobre a cidade

6
Jun

Para conseguir encontrar soluções mais sustentáveis para nossa vida, às vezes é necessário olhar a realidade com outros olhos...

Você conhece bem sua cidade? Que tal fazer uma exploração mais atenta e descobrir novidades?

Escolha um trajeto não muito longo que você costuma realizar de carro ou de ônibus e faça-o caminhando. Se você já fez esse percurso a pé, procure mudar um pouco o jeito que olha para as coisas. Às vezes pela pressa ou falta de atenção perdemos coisas incríveis que estão a nossa volta!

Ao longo do percurso, anote suas impressões em uma página do seu caderno ou um bloquinho de folhas que você reaproveitou para não desperdiçar papel. Não esqueça de registrar o que você conseguiu perceber de novo, inclusive as coisas chatas que são novas para você. Você também pode fotografar ou, se for possível, filmar sua exploração!

Compartilhe algo que você anotou, postando no espaço disponível abaixo:

Blank

Resposta:

eu venho andando,e passo pro varias praça enquanto isso eu aprecio as flores e com esse projeto eu aprendo cada vez mais sobre a natureza

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Bruno Zuzarte

10. Água também vai para o lixo

6
Jun

Você sabia que para produzir 1 quilo de carne bovina são gastos aproximadamente 15.000 litros de água?

Segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, todas as pessoas precisam consumir de 2 a 4 litros de água por dia, mas necessitam de 2.000 a 5.000 litros de água para produzir os alimentos que consomem diariamente.

Para garantir o direito à água e à alimentação para todos, precisamos mudar nossa forma de produzir e consumir alimentos.

Quando jogamos fora alimentos estamos jogando também tudo o que foi utilizado em seu processo produtivo, inclusive água!

No Brasil cerca de 1/3 dos alimentos comprados vão direto para o lixo!

E você? Que atitudes você e sua família podem fazer em casa para diminuir o desperdício de alimentos?

Escreva no quadro abaixo:

2008_desperdicio_jn_box_14_6x15
Blank

Resposta:

botar no prato apenas o que vamos comer para evitar desperdícios.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por João Pedro Vasconcelos

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

6
Jun

Vamos colocar a mão na massa e colocar os aprendizados em prática?

1.Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2.Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto do balde e publique aqui pra gente ver como ficou!

Blank

Resposta:

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Rafael Moretti

15. Encerrando a primeira fase do Percurso Ar

6
Jun

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu nesse percurso?

Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o ar e o aquecimento global e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

bokm

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Rafael Moretti

14. Minha ideia para minha escola e cidade

6
Jun

O que você acha interessante fazer em sua cidade ou escola para que você e seus amigos diminuam os impactos negativos e a emissão de gases de efeito estufa?

Conte aqui a sua ideia:

Blank

Resposta:

bom

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Rafael Moretti

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_photo
COLEGIO ARQUIDIOCESANO S CORACAO DE JESUS
ARACAJU, SE
Thumb_sq_clesia_interior
COLEGIO ARQUIDIOCESANO S CORACAO DE JESUS
ARACAJU, SE
Thumb_sq_lely
COLEGIO ARQUIDIOCESANO S CORACAO DE JESUS
ARACAJU, SE
Thumb_sq_foto
COLEGIO ARQUIDIOCESANO S CORACAO DE JESUS
ARACAJU, SE
Thumb_sq_default
COLEGIO ARQUIDIOCESANO S CORACAO DE JESUS
ARACAJU, SE
Thumb_sq_default
COLEGIO ARQUIDIOCESANO S CORACAO DE JESUS
ARACAJU, SE

e mais 15 membros (ver todos)