O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
Este projeto surgiu a partir da ideia de coletar material para reciclagem. Começamos a estudar questões referentes ao meio ambiente e a importância de se fazer algo para mudar a realidade atual, principalmente no que se refere a quantidade de lixo produzido. Um dos objetivos é garantir a formação de um cidadão mais consciente de seus atos, capaz de refletir sobre o consumo consciente e o descarte correto do lixo (resíduos) produzido.
Atividades:
Coleta e separação de material reciclável para ser vendido.
Desejos:
Desejo que os alunos reflitam sobre seus atos e compreendam a importância das suas ações para melhoria do meio ambiente.
Pessoas:
Este projeto envolve os alunos e suas famílias. Uma das formas de envolvimento é na coleta e separaçao do material reciclável.
Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?
No vídeo abaixo, vai ver que a turma da Mônica criou uma música para mostrar às pessoas a importância da reciclagem. Então é isso! As pessoas fazem campanhas quando querem defender ou apoiar algo!
Que tal liderar uma campanha para que mais pessoas adotem os 4 Rs, que você viu na primeira fase desse percurso?
Pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.
Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?
Você e sua equipe podem contar pra gente o que planejam com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos! Poste abaixo:
Agora é hora de saber mais sobre a origem das coisas:
1) Você e sua equipe devem pesquisar, em sites e livros ou perguntando para seus professores, de que materiais são feitos os objetos que vocês escolheram - incluindo o balde!
2) Depois de pesquisar, façam uma lista dos recursos naturais presentes nesses materiais ou objetos que vocês escolheram.
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!
Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.
Resposta:
Percurso Terra
Nesse percurso nós aprendemos muitas coisas importantes sobre o meio ambiente, como por exemplo o tempo que os resíduos levam para se decomporem na natureza e por isso a importância da reutilização e da reciclagem desses materiais; aprendemos que a natureza é tudo o que nos rodeia e que quanto menos lixo for paras as ruas, melhor será; a importância da preservação do meio ambiente ,etc.
Gostamos praticamente de todas as atividades, mas gostariamos de destacar a realização da nossa campanha"REPENSAR É MELHORAR: DIGA NÃO AO LIXO NO CHÃO!", porque envolve a nossa escola e também percebemos que podemos começar fazendo a nossa parte.
Gostamos de participar do Percursso Terra, mas acreditamos que se houvesse mais tempo poderíamos participar das outras fases e dos demais percursos, dessa forma estaríamos aprofundando nossos conhecimentos.
Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre a origem das coisas, que tal ir além?
Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.
Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? Os produtos seriam mais pesados? Como a gente embalaria as coisas e carregaria líquidos, por exemplo?
Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:
Assista...
Resposta:
Campanha:Repensar é melhorar:
Diga não ao lixo no chão!
Publico alvo: Alunos,professore e funcionários da nossa escola.
Objetivos: conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente e que podemos começar em nossas casas e na escola com essa ação.
Colocando em prática:
-Pensamos numa campanha para ajudar o meio ambiente e que pudessemos por em prática imediatamente.
-Criamos um slogan para nossa campanha:
REPENSAR É MELHORAR:
DIGA NÃO AO LIXO NO CHÃO!
-Fizemos cartazes para a divulgação da nossa campanha.
-Passamos nas outras turmas divulgando a campanha; solicitando a colaboração de todos para que o lixo seja colocado nos lugares apropriados e não no chão.
- Estamos esperando os resultados.
O que esperamos alcançar:
Esperamos ver nossa escola mais limpa e nossas ruas. Também gostaríamos que todos tomassem consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente e que podemos começar com atitudes simples.
Na fase 1 você pôde entender melhor que tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza e que, para ter esses mesmos recursos no futuro, temos que utilizá-los de maneira consciente.
Agora é a hora de pensar como podemos colocar isso em prática! Vamos lá?
1) Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.
2) Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.
Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!
Resposta:
Podemos contribuir para a preservação da terra e dos recursos naturais:
-Não jogando lixo no chão e colocá-lo no lixo;
-Não disperdiçar a água;
-Não poluir o meio ambiente ;
-Não provocar queimadas;
-Não disperdiçar os alimentos;
-Não desmatar;
-Não usar em exesso os recursos naturais;
-Reciclar o lixo sem disperdicio;
-Usar produtos biodegradáveis;
-Repense,reultilize,recicle,reduza,recupere, doe e troque;
-Fazer o descarte correto de resíduos perigosos como pilhas e baterias;
-Separar o material reciclavél de acordo com sua composição (papel,metal,vidro,plástico e orgânico);
-Repense, ajude o meio ambiente;
-Uma das melhore formas de resolver o problema com o lixo é fazer a reciclagem juntamente com o repensar e reduzir nossos habitos de consumo;
Você já fez alguma entrevista? Vamos ver do que as pessoas acham que as coisas são feitas e como chegaram até vocês?
É simples, basta levar o balde de sua equipe para a casa de um dos seus colegas de equipe e pedir às pessoas da sua família para escolher um dos objetos e contar para você do que ele é feito.
Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!
Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):
Resposta:
O que não pode faltar na nossa campanha?
- fotos.
- envolvimento de outros funcionários da escola.
- conversa com as outras turmas da escola.
-publicaçao no blog da escola.
Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.
Desafio em grupo!
Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!
Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida
Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.
Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Assista...
Resposta:
FEIRA DO TROCA-TROCA
Nossa turma resolveu organizar a Feira do troca-troca na nossa própria sala de aula.
Num primeiro momento vamos conversar com nossos pais ou responsáveis para pedir autorização para trocarmos aquelas coisas que não usamos mais. Depois vamos combinar um dia da aula para organizarmos a feira trazendo os objetos que queremos trocar e fazer uma exposição na sala.
Durante a feira vamos olhando os objetos que os colegas trouxeram e vamos combinando as possibilidades de troca. Se tudo corre bem, pensamos em organizar essa feira mais vezes durante o ano.
Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!
Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.
Resposta:
Matéria prima
Eu gostei do liga ponto da matéria prima, foi bom relembrar um pouco mais sobre a matéria prima.
No meio do ano falamos sobre o matéria prima no dia 7 de abril.também um gráfico sobre onde há mais lixo nos paises Reino Unido,Estados Unidos,Mexico,Brasil,Chile,Argentina,Noroega,Japão,Bangladech,Imen e Austrália.
Mas pode melhorar o mundo com as pessoas não botando lixo no chão,não poluindo a água e o ar.
Wagner
Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?
Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.
Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)
Resposta:
Como é nossa cidade
a)Pontos para entrega de material reciclável?
Conhecemos dois lugares que recebem material reciclável.
Ambos compram dos ´´catadores`` ou de escolas o material, compactam o material de acordo com sua composição e vendem para as indústrias de reciclagem.
b)A coleta seletiva?
Existe a coleta seletiva mas é precária, pois não passa em todos os bairros e ruas e onde passa não é com frequência,isso para o lixo seco! Já para os outros lixos até passa em todos os bairros, mas o serviço está falho.
c)Pontos de coleta para os resíduos perigosos?
Existem alguns lugares que recebem resíduos como pilhas e baterias para que sejam descartadas corretamente.
Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?
1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.
2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico
3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.
4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.
5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!
Se não for possível criar, vale desenhar!
A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)
Resposta:
Como se fazer um carrinho reciclável
Primeiro pegue um litro de garrfa pet, quatro tampinhas de garrafa pet, um arame pela metade, uma tesoura, tinta preta, vermelha e azul, papel para limpar a mão e para não sujar o local que você está fazendo o carrinho de litro e eu fiz com o namorado da minha irmã katherine e o nome dele é Gustavo Souza Fauth.
E eu escolhi para fazer o carrinho de litro porque eu achei muito interessante e fácil e porque eu gosto de fazer obras de arte.
Damabiel
garrafa peti