Top_default

Reciclando

EUGENIA PITTA RANGEL VELOSO PROFA ESCOLA MUNICIPAL | ITANHAEM - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O objetivo do nosso projeto é conscientizar os alunos e a comunidade da importância da reciclagem e do consumo sustentável.

Atividades:

Conversas com os alunos, debate, desenhos e cartazes, maquetes. Também assistiremos vídeos e produziremos textos e gráficos.

Desejos:

Queremos vê-los mais conscientes, adotando medidas sustentáveis no dia-a-dia.

Pessoas:

O passo final do projeto é a exposição dos trabalhos a toda a comunidade escolar.

Novidades da equipe

06. Investigadores em ação

27
Abr


É hora de descobrir como a água está sendo usada na escola!

Mas para desvendar esse mistério, você precisará trabalhar em grupo.

Reúna alguns colegas e explore toda a escola à procura dos lugares onde as pessoas usam água: pias, torneiras, descargas, bebedouros e outros locais.

Vejam também como as pessoas estão usando a água em cada lugar. Existe algum vazamento? A água está sendo usada sem desperdício?

Mas o desafio não acaba aí: desenhe o que vocês descobriram sobre o uso da água na escola.

Você pode desenhar a mão, utilizar o computador, tirar fotos para usar de exemplo, o que você achar mais divertido.

Outra ideia legal é criar um mapa da escola, colocando nele tudo o que seu grupo descobriu.



Para terminar esse desafio, faça uma foto do seu desenho e publique abaixo. Depois, escreva o que você achou da atividade.

Medium_mapa_agua

Resposta:

Adoramos a atividade

0
0
quase 7 anos

03. Banho e desperdício não combinam

27
Abr


Já pensou na água que você usa para tomar banho?

Essa água é limpa... Vamos usá-la sem desperdício?

Um banho de 5 minutos é o suficiente para deixar o corpo limpo e gasta cerca de 75 litros de água, que equivale a 30 garrafas PET de 2,5L...
Já um banho de 10 minutos pode gastar 150 litros, o dobro de água recomendada...

Use um relógio ou celular com cronômetro para calcular o tempo do seu banho. Depois, tente diminuir a duração dos próximos banhos... Será que você consegue?

Aí vai uma dica: nos dias mais quentes, você pode fechar o chuveiro quando for se ensaboar... E para facilitar sua missão, você pode usar várias ferramentas, como o aplicativo Nossa Água.

40561-o2l77q_crop
Blank

Resposta:

Eu gasto em torno de 60 litros, nos dias em q lavo os cabelos um pouco mais, mas nunca fico tanto tempo!

0
0
quase 7 anos

03. Um dia na sua casa

25
Abr

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Embalagens de refrigerantes, resíduos orgânicos e papel.

0
0
quase 7 anos

02. Menos é mais

25
Abr

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

boa atividade.

0
0
quase 7 anos

05. Feira de trocas

25
Abr

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

troca de livros e gibis

0
0
quase 7 anos

09. Catadores de recicláveis

25
Abr

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Tem um ponto de coleta e compra de recicláveis atravessando a rua da escola.

0
0
quase 7 anos

10. O que achou do percurso?

25
Abr


Já terminamos o Percurso SOS Água!


Mas nossa ação está apenas começando, já que o consumo consciente de água na escola e em casa precisa estar presente todos os dias.

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso SOS Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Adorei o percurso e gostaria de ter tido mais tempo para nos aprofundarmos mais. Os alunos amaram a investigação que fizeram pela escola em busca de desperdício de água e já alertaram a direção. Agora eles passarão adiante as informação aqui estudadas e tenho certeza que a mensagem dada atingiu seus propósitos. Poderia haver mais atividades lúdicas, joguinhos, pois as crianças amam!

0
0
quase 7 anos
Publicado por André Marchesini
da Equipe Reciclando

09. Toda a escola unida!

25
Abr


Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Vamos mobilizar todos na escola para ajudarem a transformá-la num exemplo de consumo consciente de água.

Faça registros das atividades que vocês organizarem e das pessoas na escola adotando as soluções que vocês pensaram. Pode ser por meio de fotos, vídeos e entrevistas com alunos, professores e funcionários.

Quer saber como realizar uma entrevista? Clique aqui e veja uma sugestão de roteiro. O mais importante em uma entrevista é:

  • Escolher perguntas interessantes e que tenham a ver com a campanha
  • Explicar ao entrevistado o motivo da entrevista
  • Coletar informações da pessoa, como nome, idade, se é aluno, professor ou funcionário

Depois, compartilhe abaixo uma das fotos e um relato escrito das atividades. Você também pode postar o link para um vídeo que vocês tenham produzido, ou ainda o relato de uma entrevista realizada.

Medium_18119764_1317889438266021_218615103_o

Resposta:

Os alunos fizeram uma investigação por toda a escola em busca dos pontos de água e a procura de algum problema como vazamentos ou entupimentos, após constatarem alguns problemas, escreveram tudo em papel para que buscássemos melhorias. Depois começaram uma campanha boca-a-boca com os colegas pra não desperdiçarem água em especial no horário do recreio, momento que viram maior desperdício de água, com torneiras abertas e alunos jogando água uns nos outros. Construímos alguns cartazes para afixar acima dessas torneiras, lembrando a importância do consumo consciente.

0
0
quase 7 anos
Publicado por André Marchesini
da Equipe Reciclando

08. Criando nossa campanha

25
Abr


Você sabe o que é uma campanha de mobilização?


Já falamos sobre desperdício de água em casa e na escola, saímos a campo para observar os pontos de consumo de água, criamos mapas e percebemos que podemos melhorar a forma como usamos a água.

Agora é hora de agir e colocar todo esse aprendizado em prática. Mas não faremos isso sozinhos, vamos criar uma campanha que envolva o maior número possível de pessoas (alunos, professores, funcionários). Todos juntos pelo consumo consciente de água na escola!

A ONG WWF francesa, por exemplo, criou um vídeo mostrando que até um bebê sabe que a água é um bem muito importante para ser desperdiçado.



Já a campanha Água pede Água foi criada pelo Instituto Akatu para mobilizar toda a população brasileira a adotar práticas de consumo consciente de água no cotidiano, com diversas dicas e vídeos.

Então é isso... Criamos uma campanha quando queremos mudar uma situação e precisamos que o máximo de pessoas se juntem para nos ajudar!

Que tal criar uma campanha para reduzir o desperdício e melhorar o uso de água na escola?


Sabe aquelas ideias que você e sua equipe escolheram para colocar em prática na escola? Agora é hora de vocês pensarem juntos como farão para chamar a atenção e conseguir a ajuda de alunos, professores e funcionários. Planejem as atividades, dividindo as tarefas entre todos os integrantes da equipe. Veja algumas perguntas que podem ajudar:

  • Quem vamos chamar para ajudar?
  • O que podemos fazer para as pessoas concordarem em ajudar?
  • Como vamos organizar tudo e quem vai fazer o que?


Depois que vocês tiverem pensado em tudo, conte pra gente quais são os planos para a campanha na escola! Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos.

Medium_18110810_1317902001598098_962609022_n

Resposta:

Fizemos uma campanha boca-a-boca com os colegas pra não desperdiçarem água em especial no horário do recreio, também alertamos a todos para que evitem jogar objetos nos vasos sanitários, visto que vários estavam entupidos. O momento que viram maior desperdício de água, com torneiras abertas e alunos jogando água uns nos outros foi no intervalo, por isso acharam bom construirmos alguns cartazes para serem colados acima dessas torneiras, lembrando a importância do consumo consciente. Em anexo, rascunhos dos cartazes.

0
0
quase 7 anos
Publicado por André Marchesini
da Equipe Reciclando

07. Ideias que transformam

25
Abr


Vamos pensar juntos em ações para melhorar o consumo de água na escola?

Reúna novamente sua equipe, olhem os mapas com bastante atenção e conversem sobre o que descobriram na investigação que fizeram:

  • A escola toda está usando a água de forma consciente?
  • Encontramos torneiras pingando ou vazamentos em outros pontos?
  • Observamos pessoas desperdiçando água no banheiro e nos outros locais?
  • Descobrimos algum outro problema relacionado à água?


Depois, pesquisem possíveis soluções que podem ser adotadas para prevenir ou resolver situações como vazamentos e outras formas de desperdício. Aqui vão algumas dicas.


Essas são apenas algumas sugestões, existem muitas outras ideias que a turma pode descobrir ou desenvolver. Vocês também podem consultar algum professor.

Para concluírem essa tarefa, escolham quais soluções serão colocadas em prática por vocês e toda a escola. Tentem escolher aquelas com mais chances de sucesso, melhores resultados e que utilizem menos recursos. Vamos fazer?

Antes de ir para a próxima atividade, compartilhe uma foto da turma na atividade e conte pra gente as ideias que surgiram no grupo.

Medium_18120248_1317893134932318_1835070247_o

Resposta:

As ideias seguidas são: não jogar lixo nos vasos, fechar bem as torneiras e comunicar a direção sempre que encontrar algo quebrado. Faremos também a campanha de conscientização no horário do recreio!

0
0
quase 7 anos
Publicado por André Marchesini
da Equipe Reciclando

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_20161026_143059
EUGENIA PITTA RANGEL VELOSO PROFA ESCOLA MUNICIPAL
ITANHAEM, SP
Thumb_sq_default
EUGENIA PITTA RANGEL VELOSO PROFA ESCOLA MUNICIPAL
ITANHAEM, SP
Thumb_sq_default
EUGENIA PITTA RANGEL VELOSO PROFA ESCOLA MUNICIPAL
ITANHAEM, SP
Thumb_sq_photo__1_
EUGENIA PITTA RANGEL VELOSO PROFA ESCOLA MUNICIPAL
ITANHAEM, SP
Thumb_sq_default
EUGENIA PITTA RANGEL VELOSO PROFA ESCOLA MUNICIPAL
ITANHAEM, SP
Thumb_sq_desert
EUGENIA PITTA RANGEL VELOSO PROFA ESCOLA MUNICIPAL
ITANHAEM, SP

e mais 134 membros (ver todos)