Top_default

+ Água na Escola

EE JOAQUIM VIEIRA | INDAIABIRA - MG

Projeto da Equipe

Ideias:

O projeto trabalha com o aproveitamento da água da chuva por meio de calhas e condutores de baixo custo como as garrafas PET.

Atividades:

  • Conscientização da comunidade através de jornal escolar JV Conectados com o Ambiente
  • Oficinas de orientação e práticas com os alunos de aproveitamento da água da chuva

Desejos:

  • Queremos a ideia incentive a comunidade na prática de aproveitamento da água de chuva já que a região sofre com o problema da falta de água.

Pessoas:

  • O jornal envolve toda a comunidade escolar (406 alunos, 50 professores e 406 famílias)
  • As ações de conscientização e prática acontece com alunos e professores.

Novidades da Equipe

12. O que você achou do percurso?

5
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

O percurso foi bem interessante, porém para os alunos do 1º ano estava muito complexo, mesmo assim, eles ficaram encantados de participar do projeto e foi possível perceber que eles aprenderam muita coisa, pois na feira de ciências apresentaram os trabalhos e explicaram com domínio sobre o assunto.

0
0
11 meses
Publicado por Denise Harumi Isidoro

11. Hora de celebrar!

30
Out

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Medium_1

Resposta:

Era uma vez uma turma de alunos da monitoria da EMEB Ari Lacerda que estavam participando do projeto Energia todo dia do Instituto Edukatu. A turma tinha que auxiliar os alunos do 1º ano que também participavam do projeto. os monitores se empenharam bastante, aprenderam muito, ajudaram os menores e no final desenvolveram alguns projetos sobre energia. Os alunos aprenderem sobre tipos diferentes de energia elétrica, sobre a conta de energia, sobre economia, sobre consumo consciente. Viram como funciona a energia solar e eólica. Jogaram bastante. Apresentaram os projetos na feira de ciências para os colegas e pais.

0
0
11 meses
Publicado por Denise Harumi Isidoro

10. Feira de Ciências

9
Out

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Blank

Resposta:

0
0
12 meses
Publicado por Denise Harumi Isidoro

09. As alternativas para a energia

9
Out

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Blank

Resposta:

Fizemos um experimento para construir uma maquete com energia eólica. Testemos diferentes tipos de cataventos e motores. Conseguimos gerar a energia com um catavento de doce, um motor de dvd e vento produzido pelo secador de cabelo.

0
0
12 meses
Publicado por Denise Harumi Isidoro

01. Por onde começar?

9
Out

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Medium_edukatu

Resposta:

Foi bem interessante ver o resultado final.

0
0
12 meses
Publicado por Denise Harumi Isidoro

08. Escolhas com economia

1
Out

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

ETIQUETA A.PORQUE CONSOME MENOS ENERGIA.

0
0
12 meses
Publicado por Denise Harumi Isidoro

07. O que você achou do Percurso Água?

26
Set

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

O percurso foi bastante divertido, aprendemos muitas coisas sobre o uso consciente da água.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Denise Harumi Isidoro

06. Colocando em prática

26
Set

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

13_02_21_fazendo_campanha
Medium_img-20180919-wa0035

Resposta:

Aprendemos que podemos reciclar, reaproveitar objetos, que devemos diminuir o consumo de produtos, comprar somente o necessário, não desperdiçar alimentos, que para tudo que consumimos é utilizada a água na sua produção.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Denise Harumi Isidoro

05. Campanha

26
Set

Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?

A ONG WWF francesa, por exemplo, criou um vídeo mostrando que até um bebê sabe que a água é um bem muito precioso para ser desperdiçado. Veja também o cartaz que a ONG WWF Brasil fez para conscientizar as pessoas sobre a importância de poupar água.

Então é isso! As pessoas fazem campanhas quando querem defender ou apoiar algo!

Que tal liderar uma campanha para reduzir o desperdício de água ou a sua poluição?

Pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem contar pra gente o que planejam com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos! Poste abaixo:

Assista...

Wwf
Medium_folder

Resposta:

No Laboratório de Informática realizamos pesquisas sobre diversos temas como: A quantidade de água potável do planeta, a dessalinização da água, consumo consciente, consumismo, pegada hídrica dos objetos e nessas pesquisas adquirimos e aprofundamos conhecimentos. Em sala de aula realizamos várias rodas de conversa explorando esses temas e confeccionamos um folder informativo que foi distribuído para a comunidade do entorno da escola no estudo do meio realizado em 19/09. Alguns grupos se dedicaram a elaboração de textos para compor o folder e outros às ilustrações.Também no dia 19/09 realizamos uma pesquisa com a comunidade sobre o consumo consciente da água e energia.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Denise Harumi Isidoro

04. Como seriam?

26
Set

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre a água presente nas coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? O que mudaria em sua produção e na quantidade de água consumida?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

Antes da invenção dos polímeros sintéticos, os objetos eram feitos de madeira, metais, vidro, papel, marfim, resina, cerâmica, borracha, enfim, de tudo menos plástico. Dentaduras usavam marfim. Discos de gramofone saíam em goma-laca, tirada de um inseto indiano - 50 mil morriam para gerar cada exemplar. Os primeiros fios elétricos podiam ser isolados com papel, algo desastroso em caso de curtos-circuitos. O cabo telegráfico transatlântico, inaugurado em 1858, era protegido por fibra de cânhamo (maconha) embebida em óleo e cercada por borracha. As correias de máquina eram feitas de couro.

0
0
quase 2 anos
Publicado por Denise Harumi Isidoro

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EE JOAQUIM VIEIRA
INDAIABIRA, MG