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+ Água na Escola

EE JOAQUIM VIEIRA | INDAIABIRA - MG

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto trabalha com o aproveitamento da água da chuva por meio de calhas e condutores de baixo custo como as garrafas PET.

Atividades:

  • Conscientização da comunidade através de jornal escolar JV Conectados com o Ambiente
  • Oficinas de orientação e práticas com os alunos de aproveitamento da água da chuva

Desejos:

  • Queremos a ideia incentive a comunidade na prática de aproveitamento da água de chuva já que a região sofre com o problema da falta de água.

Pessoas:

  • O jornal envolve toda a comunidade escolar (406 alunos, 50 professores e 406 famílias)
  • As ações de conscientização e prática acontece com alunos e professores.

Novidades da equipe

12. O que você achou do percurso?

5
Nov
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Resposta:

O percurso foi bem interessante, porém para os alunos do 1º ano estava muito complexo, mesmo assim, eles ficaram encantados de participar do projeto e foi possível perceber que eles aprenderam muita coisa, pois na feira de ciências apresentaram os trabalhos e explicaram com domínio sobre o assunto.

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mais de 5 anos
Publicado por Denise Harumi Isidoro

11. Hora de celebrar!

30
Out
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Resposta:

Era uma vez uma turma de alunos da monitoria da EMEB Ari Lacerda que estavam participando do projeto Energia todo dia do Instituto Edukatu. A turma tinha que auxiliar os alunos do 1º ano que também participavam do projeto. os monitores se empenharam bastante, aprenderam muito, ajudaram os menores e no final desenvolveram alguns projetos sobre energia. Os alunos aprenderem sobre tipos diferentes de energia elétrica, sobre a conta de energia, sobre economia, sobre consumo consciente. Viram como funciona a energia solar e eólica. Jogaram bastante. Apresentaram os projetos na feira de ciências para os colegas e pais.

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mais de 5 anos
Publicado por Denise Harumi Isidoro

10. Feira de Ciências

9
Out
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Resposta:

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mais de 5 anos
Publicado por Denise Harumi Isidoro

09. As alternativas para a energia

9
Out
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Resposta:

Fizemos um experimento para construir uma maquete com energia eólica. Testemos diferentes tipos de cataventos e motores. Conseguimos gerar a energia com um catavento de doce, um motor de dvd e vento produzido pelo secador de cabelo.

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mais de 5 anos
Publicado por Denise Harumi Isidoro

01. Por onde começar?

9
Out
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Resposta:

Foi bem interessante ver o resultado final.

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mais de 5 anos
Publicado por Denise Harumi Isidoro

08. Escolhas com economia

1
Out
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Resposta:

ETIQUETA A.PORQUE CONSOME MENOS ENERGIA.

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mais de 5 anos
Publicado por Denise Harumi Isidoro

07. O que você achou do Percurso Água?

26
Set

Já terminamos o Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Água. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

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Resposta:

O percurso foi bastante divertido, aprendemos muitas coisas sobre o uso consciente da água.

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mais de 6 anos
Publicado por Denise Harumi Isidoro

06. Colocando em prática

26
Set
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Resposta:

Aprendemos que podemos reciclar, reaproveitar objetos, que devemos diminuir o consumo de produtos, comprar somente o necessário, não desperdiçar alimentos, que para tudo que consumimos é utilizada a água na sua produção.

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mais de 6 anos
Publicado por Denise Harumi Isidoro

05. Campanha

26
Set
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Resposta:

No Laboratório de Informática realizamos pesquisas sobre diversos temas como: A quantidade de água potável do planeta, a dessalinização da água, consumo consciente, consumismo, pegada hídrica dos objetos e nessas pesquisas adquirimos e aprofundamos conhecimentos. Em sala de aula realizamos várias rodas de conversa explorando esses temas e confeccionamos um folder informativo que foi distribuído para a comunidade do entorno da escola no estudo do meio realizado em 19/09. Alguns grupos se dedicaram a elaboração de textos para compor o folder e outros às ilustrações.Também no dia 19/09 realizamos uma pesquisa com a comunidade sobre o consumo consciente da água e energia.

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mais de 6 anos
Publicado por Denise Harumi Isidoro

04. Como seriam?

26
Set
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Resposta:

Antes da invenção dos polímeros sintéticos, os objetos eram feitos de madeira, metais, vidro, papel, marfim, resina, cerâmica, borracha, enfim, de tudo menos plástico. Dentaduras usavam marfim. Discos de gramofone saíam em goma-laca, tirada de um inseto indiano - 50 mil morriam para gerar cada exemplar. Os primeiros fios elétricos podiam ser isolados com papel, algo desastroso em caso de curtos-circuitos. O cabo telegráfico transatlântico, inaugurado em 1858, era protegido por fibra de cânhamo (maconha) embebida em óleo e cercada por borracha. As correias de máquina eram feitas de couro.

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mais de 6 anos
Publicado por Denise Harumi Isidoro

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

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O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

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O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

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Membros

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INDAIABIRA, MG