Top_dsc_0127

Sustentabilidade

LUCAS NOGUEIRA GARCEZ PROFESSOR | GUARUJA - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto tem como objetivo conscientizar alunos, professores e funcionários e toda a equipe da escola para o consumo consciente de energia.

Atividades:

Confecção de Maquetes e cartazes,desenhos e as atividades do circuito do Edukatu.

Desejos:

Alunos e comunidade por meio de orientações ter mais consciência do valor da energia, mudando os hábitos e conhecendo as alternativas de fontes de Energia Limpa e Renovável.

Pessoas:

Toda a comunidade escolar, professores, alunos e funcionários em geral.

Novidades da equipe

13. Que bom! Que tal? Que pena!

19
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Achei o site bem bacana e gostei de todas as atividades.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Alessandra Minniti
da Equipe Sustentabilidade

12. Hora de celebrar!

19
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Feli
Blank

Resposta:

fb.me/feiradecienciasminniti

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Alessandra Minniti
da Equipe Sustentabilidade

05. Liga e desliga

19
Nov

Agora que já vimos como funciona um relógio de luz, vamos colocar em prática?

Reúna sua equipe e tente descobrir onde fica o relógio da escola. Se não der, vale fazer na sua casa, ou no seu prédio.

Faça uma primeira leitura, sem alterar nada na escola. E anote quanto tempo leva para o relógio apontar o consumo de 1kWh.

Depois disso, ligue a iluminação completa da escola - luzes externas, das quadras e dos espaços comuns. Você já poderá notar que o tempo para consumir 1 kWh será menor.

Experimente fazer o mesmo com outros equipamentos, como ar condicionado, bomba da caixa de água e etc. Anote todos os tempos.

Agora compartilhe conosco: Qual equipamento elétrico você acha que mais consome energia na escola? Por quê?

Lights
Blank

Resposta:

Ar condicionado

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Alessandra Minniti
da Equipe Sustentabilidade

04. Na medida

19
Nov

Já deu pra notar que o consumo de energia em casa está muito ligado aos equipamentos elétricos que temos. Mas, como saber quanto a gente de fato consome?

A melhor maneira é verificar diretamente o relógio de luz. Normalmente, ele fica "escondido" em nossas casas, prédios ou até mesmo na escola, mas é uma ferramenta essencial quando começamos a pensar em consumir luz com mais eficiência.

Mas, você já tentou analisar um deles? Se o medidor é mais novo (ou até digital), é muito fácil a leitura. A quantidade consumida é a diferença entre o número de kilowatts-hora (kWh) indicado naquele momento e aquele de uma leitura anterior (que pode ter sido um dia antes ou, como as concessionárias normalmente fazem, no mês anterior).

Ler um medidor de ponteiros pode parecer mais difícil, mas o raciocínio é o mesmo. Dê uma olhada na figura abaixo e veja como também dá para medir:

Viu como é fácil? Que tal agora aplicar o que aprendeu?

Na sua casa, o funcionário da concessionária fez a leitura do relógio como 24811 kWh. A leitura do mês anterior havia indicado 24784 kWh.

Quanto de energia foi utilizado entre essas duas leituras? Poste abaixo sua resposta!

Blank

Resposta:

27KWh

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Alessandra Minniti
da Equipe Sustentabilidade

01. Por onde começar?

19
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer uma representação gráfica de tudo o que você assistiu? Vale desenhar, esquematizar, ou até fazer uma história em quadrinhos - você encontra ferramentas on-line e gratuitas bem legais, como o Pixton ou o Meu Gibi - basta se registrar.

Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do mural da sua equipe.

Medium_painel

Resposta:

Foto do painel coletivo

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Alessandra Minniti
da Equipe Sustentabilidade

11. Feira de Ciências

19
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Blank
Blank

Resposta:

A feira de Ciências foi realizado no dia 11 de novembro com grande adesão dos alunos com o tema do projeto Sustentabilidade voltando para as fontes de energias renovaveis e limpas. Acesse o link para ver o resultado do nosso trabalho.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Alessandra Minniti
da Equipe Sustentabilidade

10. As alternativas para a energia

19
Nov

No Brasil, a maior parte da energia que consumimos vem de hidrelétricas. Mas já temos fontes alternativas bastante viáveis, em que a energia é produzida a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Biocombustíveis, energia eólica, solar - certamente você já ouviu falar, ou já usou algum equipamento que use esse tipo de energia.

Que tal experimentar e construir nosso próprio equipamento? Fazer, por exemplo, seu próprio gerador eólico? Assista ao vídeo abaixo e veja como pode ser mais fácil do que parece:

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Medium_img-20161111-wa0100

Resposta:

Maquete energia eolica

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Alessandra Minniti
da Equipe Sustentabilidade

09. Escolhas com economia

19
Nov

Mas a tecnologia está ajudando também a produzir equipamentos mais econômicos. Os modelos mais novos de geladeiras, televisão e microondas, por exemplo, normalmente usam menos energia que os mais antigos.

Veja no material abaixo como escolher a melhor opção na hora de comprar. Clique na imagem para ampliar.



Agora que você já entendeu como ler e usar o selo e a etiqueta, que tal fazer um exercício prático?

Procure na internet (pode ser em sites e lojas que vendam eletrodomésticos) o consumo de energia de diferentes modelos de um mesmo equipamento - geladeira, TV, liquidificador - e compartilhe conosco:

Qual modelo você escolheria? Por quê?

Blank

Resposta:

Escolheria o modelo mais economico.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Alessandra Minniti
da Equipe Sustentabilidade

13. Que bom! Que tal? Que pena!

18
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Eu aprendi a economizar energia.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Kaylane Aila
da Equipe Sustentabilidade

13. Que bom! Que tal? Que pena!

18
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

Eu aprendi como economizar mais luz.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Aline Guedes
da Equipe Sustentabilidade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no Energia Todo Dia do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Energia Todo Dia do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
LUCAS NOGUEIRA GARCEZ PROFESSOR
GUARUJA, SP
Thumb_sq_default
LUCAS NOGUEIRA GARCEZ PROFESSOR
GUARUJA, SP
Thumb_sq_default
LUCAS NOGUEIRA GARCEZ PROFESSOR
GUARUJA, SP
Thumb_sq_default
LUCAS NOGUEIRA GARCEZ PROFESSOR
GUARUJA, SP
Thumb_sq_default
LUCAS NOGUEIRA GARCEZ PROFESSOR
GUARUJA, SP
Thumb_sq_default
LUCAS NOGUEIRA GARCEZ PROFESSOR
GUARUJA, SP

e mais 147 membros (ver todos)