Top_default

Economia, garantia para um futuro melhor!!!

HAMILTON PRADO DEPUTADO FEDERAL ESCOLA MUNICIPAL | RIO CLARO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

vou trabalhar com conta de luz! vamos mês a mês acompanhar o consumo de energia na casa dos alunos, vendo a redução do consumo!

Atividades:

o projeto será realizado em 2017

Desejos:

desejo ver a conscientização no uso da energia elétrica no cotidiano das cças

Pessoas:

alunos e pais

Novidades da equipe

12. O que você achou do percurso?

15
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

As atividades realizadas despertaram a curiosidade dos alunos, bem como o interesse por pesquisar e refletir sobre atitudes sustentáveis que podem ser feitas em casa, no dia-a-dia e na comunidade. O despertar para o uso consciente da energia elétrica fez com que os alunos levassem as informações para os pais e familiares, multiplicando assim, o conhecimento adquirido. Espero que no próximo ano letivo consiga realizar todas as atividades com a turma que vou lecionar, pois o material é muito rico e facilmente adaptável de acordo com as diferentes faixas etárias. Agradeço a oportunidade de poder participar desse curso tão importante, pois além de abrir meus conhecimentos possibilitou levar aos alunos materiais de fácil entendimento que despertou o interesse de todos. Obrigada

09. As alternativas para a energia

14
Nov

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Blank

Resposta:

Planejamento do projeto: Fontes alternativas de energia objetivos: - estimular os alunos a pesquisar em diferentes fontes sobre o assunto. - refletir sobre a importância das diferentes fontes e a possibilidade de uso no dia-a-dia. - provocar a curiosidade e a reflexão sobre o assunto. - pensar no consumo excessivo, principalmente de brinquedos e construir brinquedos legais a partir de sucata e recicláveis. Desenvolvimento. A partir da pesquisa realizada em casa e em sala de aula, escolher 5 experimentos que serão realizados em sala de aula. Os alunos deverão se organizar em grupos de 4 ou 5 alunos para realizar a atividade. Sugestão de experimento a ser construído: 1- Coletor de água de chuva; 2- Pebolim caseiro com caixa de sapato 3- amoeba caseira com amaciante 4- microscopio que cabe no bolso Avaliação. Para a realização das atividades os alunos deverão escrever o manual com materiais utilizados e modo de fazer. Deverão também d=fazer uma reflexão da importância da construção daquele objeto. Farão a exposição desses materiais na feira de ciências posteriormente organizada.

11. Hora de celebrar!

14
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Blank

Resposta:

Planejamento da atividade Objetivo: - celebrar as conquistas que foram alcançadas até o momento pela equipe, para que todos se sintam pertencentes ao movimento de consumo consciente de energia e fortaleça o grupo. - observar os conhecimentos adquiridos e a mudança de comportamento com relação ao consumo de energia no cotidiano. - refletir sobre as ações realizadas. Desenvolvimento. - os alunos produzirão um texto individual partindo do inicio : "Era uma vez uma turma de alunos que...". avaliação. leitura dos alunos para a turma

11. Hora de celebrar!

14
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Blank

Resposta:

Planejamento da atividade Objetivo: - celebrar as conquistas que foram alcançadas até o momento pela equipe, para que todos se sintam pertencentes ao movimento de consumo consciente de energia e fortaleça o grupo. - observar os conhecimentos adquiridos e a mudança de comportamento com relação ao consumo de energia no cotidiano. - refletir sobre as ações realizadas. Desenvolvimento. - os alunos produzirão um texto individual partindo do inicio : "Era uma vez uma turma de alunos que...". avaliação. leitura dos alunos para a turma

10. Feira de Ciências

14
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Blank

Resposta:

Planejamento da Feira de ciências: Objetivos: - Estimular a criatividade dos alunos ao aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos. - Expor os trabalhos aos pais/colegas da escola - Incentivar o pensamento científico e a reflexão sobre os cuidados em preservar a natureza - Despertar o comportamento sustentável. Desenvolvimento: Os alunos deverão construir: - Cartazes com o histórico de gasto de energia comparando com os meses em que tomaram o cuidado de desligar do interruptor os aparelhos fora de uso que permaneciam em stand by. - Cartazes com o consumo médio de energia de diversos aparelhos. - Os alunos que conseguiram substituir as lâmpadas de suas casas por lampadas de led farão o acompanhamento durante 2 meses para observar a economia na conta de luz. Avaliação. Produção de texto com os temas: -Por que devemos pensar no consumo de energia de forma sustentável? - O que eu aprendi com a feira de ciências?

01. Por onde começar?

11
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Blank

Resposta:

Atividade: Mural Objetivo: Os alunos deverão: - relacionar o quanto se gasta de energia e água para a fabricação de materiais de utilizam no dia a dia. - refletir no tempo de duração desses objetos e sobre a necessidade de adquirí-los. Desenvolvimento: 1o. Por meio de pesquisas, os alunos trarão para a sala de aula as informações sobre o gasto de energia e água na produção de objetos e utensílios no dia-a-dia. Montarão um cartaz coletivo 2o. por meio de pesquisas, os alunos farão uma estimativa do tempo médio de duração desses objetos e montarão outro cartaz. Ambos os cartazes comporão um mural que ficará exposto no corredor da escola, juntamente com frases para refletir sobre a necessidade de consumir tais bens e substituí-los de maneira desnecessária. Avaliação: os alunos farão uma produção de texto de texto sobre o consumo consciente a partir das informações pesquisadas e das reflexões em sala de aula.

08. Escolhas com economia

7
Nov

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

etiqueta A

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
HAMILTON PRADO DEPUTADO FEDERAL ESCOLA MUNICIPAL
RIO CLARO, SP
Thumb_sq_default
HAMILTON PRADO DEPUTADO FEDERAL ESCOLA MUNICIPAL
RIO CLARO, SP