Top_cartaz_turma

Caminhos da energia

OROZIMBO FURTADO FILHO PROFESSOR CEM | VOTUPORANGA - SP

Projeto da equipe

Ideias:

A energia elétrica é essencial para o desenvolvimento econômico e social de todas as nações, além de trazer conforto e bem estar para nossa vida diária. Este projeto é uma importante iniciativa de promover o uso eficiente de energia elétrica e reduzir o seu desperdício. Discutindo o uso crescente da energia e tratando de questões ligadas ao desenvolvimento sustentável propomos diferentes atividades que envolvem pesquisas, representações por meio de desenhos, vídeos informativos, experiências, produções, cartazes, enfim, práticas lúdicas por meio das quais os alunos aprendam vivenciando o consumo consciente que uma vez aprendido possa ser perpetuado junto às famílias. Apresentando as diferentes formas de energia (elétrica, eólica e solar) e o caminho por ela percorrido até chegar as nossas casas, o que envolve a sua geração, transmissão e distribuição, ressaltando a responsabilidade compartilhada de cada setor e cada cidadão.

Atividades:

Nosso projeto será iniciado com uma roda de conversa a fim de fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que nossos alunos têm a respeito do tema energia. Com a mediação da professora da sala e auxílio dos demais docentes das disciplinas, os alunos realizarão as atividades propostas no Circuito desenvolvido pela Edukatu, que contempla diferentes atividades, como produções (textuais, de cartazes, frases, desenhos), cruzadinhas, experiências, jogos, entre outros. Os alunos também assistirão a vídeos informativos que discorrem sobre as energias eólica, elétrica e solar. Utilizaremos, ainda, o laboratório de informática para pesquisas. Os alunos também levarão para casa um panfleto oferecido pela Edukatu no qual lerão e discutirão junto às famílias sobre o consumo consciente de energia, elaborando frases e desenhos sobre o tema, produções estas que resultarão na construção de um cartaz a ser exposto na escola. Também serão confeccionados cata-ventos para que percebam o mecanismo que embasa a energia eólica, visto que posteriormente construirão junto aos alunos do 2º ano uma maquete de gerador de energia eólica a ser exposto numa feira de ciências.

Desejos:

• Educar, informar e sensibilizar todos os setores da escola sobre ações necessárias e sua parcela de responsabilidade no campo da energia; • Desenvolver pesquisas de fontes renováveis de energia; • Buscar mudanças nos padrões de consumo, otimizando o uso da energia e combatendo o desperdício.

Pessoas:

Quando se fala em preservação dos recursos naturais do planeta e em uso eficiente da energia elétrica os diálogos apontam o desenvolvimento sustentável como condição essencial para conciliar as necessidades econômicas, sociais e ambientais. O papel social da escola e trazer para dentro da sala de aula temas pertinentes à vida do aluno visando a vida cidadã e consciente, sendo necessário para tanto, o acesso à informação como também o compromisso e a ciência de seus deveres e direitos. Para que isso aconteça se faz necessário um trabalho de base envolvendo toda a escola, desde os anos iniciais até o fundamental II, de modo que uma vez que nossos alunos se apropriem dos conceitos e principalmente da necessidade do consumo consciente possam levar esses conhecimentos para toda a família. Promover o desenvolvimento sustentável significa atender às necessidades da população sem comprometer as necessidades das futuras gerações.

Novidades da equipe

05. Liga e desliga

18
Nov
Leia Mais ▾
Medium_leitura_rel_gio

Resposta:

Realizamos a medição e constatamos que quanto mais aparelhos ligados ao mesmo tempo, mais rápida é a mudança de kWh. Pudemos verificar ainda que o equipamento elétrico que mais consome energia é o ar condicionado. Em nossa escola, há onze aparelhos de ar condicionado e quando ligados ao mesmo tempo o consumo aumenta significativamente, o que acreditamos contribuir para as constantes quedas de energia que temos aqui.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

11. Feira de Ciências

16
Nov
Leia Mais ▾
Medium_feira_de_ci_ncias_7_ano

Resposta:

Para a feira de Ciências, a sala do 7º ano fez um experimento sobre a energia solar. Primeiramente, pesquisamos diversas experiências sobre energia e escolhemos uma que consistia em perceber a energia solar através do enchimento de bexigas colocadas junto a uma garrafa pintada de preto e outra pintada de branco. Pudemos constatar que a bexiga que estava na garrafa pintada de preto quando exposta ao sol encheu-se rapidamente. Foi uma experiência simples e bastante válida.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

13. Que bom! Que tal? Que pena!

8
Nov
Leia Mais ▾
Medium_fechamento_3

Resposta:

Neste projeto, os alunos puderam aprender e ampliar seus conhecimentos em torno do uso consciente da energia elétrica através de atividades diversas: jogo, cruzadinha, vídeos, cartazes... Nossa crítica enquanto docentes diz respeito ao pouquíssimo tempo que tivemos para realizar o circuito e o projeto, ainda mais se tratando da rotatividade dos professores que atuam no Fundamental II. Nesse sentido, sugerimos repensar o tempo e prazos. Outro ponto que necessita ser repensado diz respeito ao site: é fundamental que o código de equipe, no caso para professores convidados, “carreguem” as informações do projeto e as atividades realizadas, não vemos sentido em escrevê-lo e realizá-las duas vezes quando se trata de trabalho em equipe.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

10. As alternativas para a energia

8
Nov
Leia Mais ▾
Medium_minigerador_7_ano

Resposta:

Após os alunos do 7º ano terem assistido ao vídeo, foi realizada uma discussão e a realização do experimento. Foi confeccionada uma maquete representando uma moradia que utiliza a energia eólica.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

09. As alternativas para a energia

8
Nov
Leia Mais ▾
Medium_experimento_1_ano

Resposta:

Foi uma experiência muito válida em que as crianças puderam aprender sobre outro tipo de energia – que não a elétrica – e todo o potencial que ela tem. Por meio de um experimento simples, mas funcional, os alunos vivenciaram os efeitos do calor solar, ampliando seus conhecimentos sobre diferentes tipos e fontes de energia. Essa atividade foi mediada pela professora Juliana, de Arte, e as crianças gostaram bastante.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

12. Hora de celebrar!

1
Nov
Leia Mais ▾
Medium_7_ano_pt

Resposta:

Nosso texto: Vivendo e aprendendo Todo dia a mesma coisa: levantar cedo, banho demorado, computador ligado, luzes acesas, a tv falando sozinha após uma noite toda bem dormida no conforto do ar-condicionado. Essa era a rotina de Rafael que nunca economizava energia e por isso a conta vinda da Elektro vinha um absurdo. Na casa de Rafael moram seu pai Domingos, sua mãe Laura, sua irmãzinha Sophia e seu cachorrinho Toby. Seus pais sempre reclamavam do preço da conta de energia, mas Rafael nem se preocupava e com frequência utilizava o chuveiro elétrico para dar banho em Toby e depois sempre o secava com o secador. Certo dia houve um apagão na cidade e todos ficaram sem energia. Ligaram para a central da Elektro e a atendente informou que eles não sabiam o motivo do apagão e que iriam investigar, mas que também não havia qualquer previsão de retorno. Após uma semana a energia voltou e o pessoal da Elektro disse que o apagão havia acontecido porque as pessoas não utilizavam a energia de forma consciente. A partir daí, as pessoas do bairro começaram a economizar energia, inclusive a própria família de Rafael, pois perceberam que se continuasse a consumir como antes, correriam o risco de sofrerem um novo apagão. Passado alguns meses, com as mudanças dos hábitos de consumo, as contas de energia começaram a vir bem mais baixas e todo mês sobrava um pouquinho de dinheiro que dava para comprarem outras coisas. Agora, quando Rafael saia, sempre apagava as luzes, desligava a tv, tomava banhos rápidos, diminuíram os banhos de Toby e na hora de dormir, o ar-condicionado passou a ser substituído pelo ventilador nos dia de calor.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

10. Feira de Ciências

1
Nov
Leia Mais ▾
Medium_feira_de_ci_ncias_1_ano

Resposta:

Após assistirem a vídeos informativos sobre tipos de energia, a sala do 2º ano em cooperação com os alunos do 1º ano, construiu um minigerador eólico a ser apresentado na Feira de Ciências de nossa escola. Também realizamos o experimento de energia solar que consiste em perceber a energia solar através do enchimento de bexigas colocadas em garrafas pintadas de preto e branco e expostas ao sol. A sala do 3º ano apresentou uma experiência envolvendo a energia das hidrelétricas enquanto o 4º ano explorou a energia solar numa moradia e também na irrigação.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

12. O que você achou do percurso?

1
Nov
Leia Mais ▾
Medium_panfletos_1_ano

Resposta:

Enquanto docente gostei muito das atividades propostas no Circuito, uma vez que o tema da energia pode ser desenvolvido de diferentes formas e por meio de recursos diversificados como vídeo-informativo, confecção de cartazes e frases, produção textual, cruzadinha, jogos, experiências, entre outros. Os alunos se divertiram bastante e pude perceber o quanto aprenderam sobre a necessidade e a importância do consumo consciente da energia. Esses aprendizados ultrapassam os muros escolares e se perpetuam no meio familiar, em que os alunos além de praticantes de “ações conscientes” se colocam como verdadeiros “fiscais” das ações de sua família, conforme relatos de alguns pais, sendo essas atitudes um poderoso instrumento de mudanças de hábitos. Minha crítica reside quanto ao pouco tempo destinado ao desenvolvimento do presente projeto (cerca de dois meses), o que em minha opinião deveria contemplar todo o semestre ou mesmo todo o ano letivo devido a importância que o tema do consumo consciente de energia possui.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

11. Hora de celebrar!

1
Nov
Leia Mais ▾
Medium_hist_ria_1_ano

Resposta:

Primeiramente, contei a história "O click", sobre o uso consciente da energia elétrica. Depois, em sala, os alunos do 1º ano produziram coletivamente uma outra história tendo a professora como mediadora e escriba. Nessa produção textual pode-se constar o aprendizado e a importância do consumo consciente da energia em que os alunos atrelaram ações como “não deixar as luzes acesas sem ter necessidade”, “desligar o computador se não estiver usando”, “não demorar no banho”, “desligar a TV e tirar o fio da tomada antes de dormir”, entre outros conceitos trabalhados em sala. Foi uma atividade muito produtiva em que os alunos se envolveram e puderam demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo desse projeto.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

01. Por onde começar?

1
Nov
Leia Mais ▾
Medium_sam_1556

Resposta:

Após assistirmos o vídeo, fizemos uma discussão sobre o consumo consciente de energia elencando quais ações podemos realizar no nosso dia a dia para que isso se realize. Os alunos do 1º ano desenharam o que entenderam e também escreveram frases que culminaram na confecção de nosso mural.

0
0
mais de 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
OROZIMBO FURTADO FILHO PROFESSOR CEM
VOTUPORANGA, SP

e mais 1 membro (ver todos)