Top_cartaz_turma

Caminhos da energia

OROZIMBO FURTADO FILHO PROFESSOR CEM | VOTUPORANGA - SP

Projeto da equipe

Ideias:

A energia elétrica é essencial para o desenvolvimento econômico e social de todas as nações, além de trazer conforto e bem estar para nossa vida diária. Este projeto é uma importante iniciativa de promover o uso eficiente de energia elétrica e reduzir o seu desperdício. Discutindo o uso crescente da energia e tratando de questões ligadas ao desenvolvimento sustentável propomos diferentes atividades que envolvem pesquisas, representações por meio de desenhos, vídeos informativos, experiências, produções, cartazes, enfim, práticas lúdicas por meio das quais os alunos aprendam vivenciando o consumo consciente que uma vez aprendido possa ser perpetuado junto às famílias. Apresentando as diferentes formas de energia (elétrica, eólica e solar) e o caminho por ela percorrido até chegar as nossas casas, o que envolve a sua geração, transmissão e distribuição, ressaltando a responsabilidade compartilhada de cada setor e cada cidadão.

Atividades:

Nosso projeto será iniciado com uma roda de conversa a fim de fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que nossos alunos têm a respeito do tema energia. Com a mediação da professora da sala e auxílio dos demais docentes das disciplinas, os alunos realizarão as atividades propostas no Circuito desenvolvido pela Edukatu, que contempla diferentes atividades, como produções (textuais, de cartazes, frases, desenhos), cruzadinhas, experiências, jogos, entre outros. Os alunos também assistirão a vídeos informativos que discorrem sobre as energias eólica, elétrica e solar. Utilizaremos, ainda, o laboratório de informática para pesquisas. Os alunos também levarão para casa um panfleto oferecido pela Edukatu no qual lerão e discutirão junto às famílias sobre o consumo consciente de energia, elaborando frases e desenhos sobre o tema, produções estas que resultarão na construção de um cartaz a ser exposto na escola. Também serão confeccionados cata-ventos para que percebam o mecanismo que embasa a energia eólica, visto que posteriormente construirão junto aos alunos do 2º ano uma maquete de gerador de energia eólica a ser exposto numa feira de ciências.

Desejos:

• Educar, informar e sensibilizar todos os setores da escola sobre ações necessárias e sua parcela de responsabilidade no campo da energia; • Desenvolver pesquisas de fontes renováveis de energia; • Buscar mudanças nos padrões de consumo, otimizando o uso da energia e combatendo o desperdício.

Pessoas:

Quando se fala em preservação dos recursos naturais do planeta e em uso eficiente da energia elétrica os diálogos apontam o desenvolvimento sustentável como condição essencial para conciliar as necessidades econômicas, sociais e ambientais. O papel social da escola e trazer para dentro da sala de aula temas pertinentes à vida do aluno visando a vida cidadã e consciente, sendo necessário para tanto, o acesso à informação como também o compromisso e a ciência de seus deveres e direitos. Para que isso aconteça se faz necessário um trabalho de base envolvendo toda a escola, desde os anos iniciais até o fundamental II, de modo que uma vez que nossos alunos se apropriem dos conceitos e principalmente da necessidade do consumo consciente possam levar esses conhecimentos para toda a família. Promover o desenvolvimento sustentável significa atender às necessidades da população sem comprometer as necessidades das futuras gerações.

Novidades da equipe

05. Liga e desliga

18
Nov

Agora que já vimos como funciona um relógio de luz, vamos colocar em prática?

Reúna sua equipe e tente descobrir onde fica o relógio da escola. Se não der, vale fazer na sua casa, ou no seu prédio.

Faça uma primeira leitura, sem alterar nada na escola. E anote quanto tempo leva para o relógio apontar o consumo de 1kWh.

Depois disso, ligue a iluminação completa da escola - luzes externas, das quadras e dos espaços comuns. Você já poderá notar que o tempo para consumir 1 kWh será menor.

Experimente fazer o mesmo com outros equipamentos, como ar condicionado, bomba da caixa de água e etc. Anote todos os tempos.

Agora compartilhe conosco: Qual equipamento elétrico você acha que mais consome energia na escola? Por quê?

Lights
Medium_leitura_rel_gio

Resposta:

Realizamos a medição e constatamos que quanto mais aparelhos ligados ao mesmo tempo, mais rápida é a mudança de kWh. Pudemos verificar ainda que o equipamento elétrico que mais consome energia é o ar condicionado. Em nossa escola, há onze aparelhos de ar condicionado e quando ligados ao mesmo tempo o consumo aumenta significativamente, o que acreditamos contribuir para as constantes quedas de energia que temos aqui.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

11. Feira de Ciências

16
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Blank
Medium_feira_de_ci_ncias_7_ano

Resposta:

Para a feira de Ciências, a sala do 7º ano fez um experimento sobre a energia solar. Primeiramente, pesquisamos diversas experiências sobre energia e escolhemos uma que consistia em perceber a energia solar através do enchimento de bexigas colocadas junto a uma garrafa pintada de preto e outra pintada de branco. Pudemos constatar que a bexiga que estava na garrafa pintada de preto quando exposta ao sol encheu-se rapidamente. Foi uma experiência simples e bastante válida.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

13. Que bom! Que tal? Que pena!

8
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Medium_fechamento_3

Resposta:

Neste projeto, os alunos puderam aprender e ampliar seus conhecimentos em torno do uso consciente da energia elétrica através de atividades diversas: jogo, cruzadinha, vídeos, cartazes... Nossa crítica enquanto docentes diz respeito ao pouquíssimo tempo que tivemos para realizar o circuito e o projeto, ainda mais se tratando da rotatividade dos professores que atuam no Fundamental II. Nesse sentido, sugerimos repensar o tempo e prazos. Outro ponto que necessita ser repensado diz respeito ao site: é fundamental que o código de equipe, no caso para professores convidados, “carreguem” as informações do projeto e as atividades realizadas, não vemos sentido em escrevê-lo e realizá-las duas vezes quando se trata de trabalho em equipe.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

10. As alternativas para a energia

8
Nov

No Brasil, a maior parte da energia que consumimos vem de hidrelétricas. Mas já temos fontes alternativas bastante viáveis, em que a energia é produzida a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Biocombustíveis, energia eólica, solar - certamente você já ouviu falar, ou já usou algum equipamento que use esse tipo de energia.

Que tal experimentar e construir nosso próprio equipamento? Fazer, por exemplo, seu próprio gerador eólico? Assista ao vídeo abaixo e veja como pode ser mais fácil do que parece:

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Medium_minigerador_7_ano

Resposta:

Após os alunos do 7º ano terem assistido ao vídeo, foi realizada uma discussão e a realização do experimento. Foi confeccionada uma maquete representando uma moradia que utiliza a energia eólica.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

09. As alternativas para a energia

8
Nov

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Medium_experimento_1_ano

Resposta:

Foi uma experiência muito válida em que as crianças puderam aprender sobre outro tipo de energia – que não a elétrica – e todo o potencial que ela tem. Por meio de um experimento simples, mas funcional, os alunos vivenciaram os efeitos do calor solar, ampliando seus conhecimentos sobre diferentes tipos e fontes de energia. Essa atividade foi mediada pela professora Juliana, de Arte, e as crianças gostaram bastante.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

12. Hora de celebrar!

1
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Feli
Medium_7_ano_pt

Resposta:

Nosso texto: Vivendo e aprendendo Todo dia a mesma coisa: levantar cedo, banho demorado, computador ligado, luzes acesas, a tv falando sozinha após uma noite toda bem dormida no conforto do ar-condicionado. Essa era a rotina de Rafael que nunca economizava energia e por isso a conta vinda da Elektro vinha um absurdo. Na casa de Rafael moram seu pai Domingos, sua mãe Laura, sua irmãzinha Sophia e seu cachorrinho Toby. Seus pais sempre reclamavam do preço da conta de energia, mas Rafael nem se preocupava e com frequência utilizava o chuveiro elétrico para dar banho em Toby e depois sempre o secava com o secador. Certo dia houve um apagão na cidade e todos ficaram sem energia. Ligaram para a central da Elektro e a atendente informou que eles não sabiam o motivo do apagão e que iriam investigar, mas que também não havia qualquer previsão de retorno. Após uma semana a energia voltou e o pessoal da Elektro disse que o apagão havia acontecido porque as pessoas não utilizavam a energia de forma consciente. A partir daí, as pessoas do bairro começaram a economizar energia, inclusive a própria família de Rafael, pois perceberam que se continuasse a consumir como antes, correriam o risco de sofrerem um novo apagão. Passado alguns meses, com as mudanças dos hábitos de consumo, as contas de energia começaram a vir bem mais baixas e todo mês sobrava um pouquinho de dinheiro que dava para comprarem outras coisas. Agora, quando Rafael saia, sempre apagava as luzes, desligava a tv, tomava banhos rápidos, diminuíram os banhos de Toby e na hora de dormir, o ar-condicionado passou a ser substituído pelo ventilador nos dia de calor.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

10. Feira de Ciências

1
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Medium_feira_de_ci_ncias_1_ano

Resposta:

Após assistirem a vídeos informativos sobre tipos de energia, a sala do 2º ano em cooperação com os alunos do 1º ano, construiu um minigerador eólico a ser apresentado na Feira de Ciências de nossa escola. Também realizamos o experimento de energia solar que consiste em perceber a energia solar através do enchimento de bexigas colocadas em garrafas pintadas de preto e branco e expostas ao sol. A sala do 3º ano apresentou uma experiência envolvendo a energia das hidrelétricas enquanto o 4º ano explorou a energia solar numa moradia e também na irrigação.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

12. O que você achou do percurso?

1
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Medium_panfletos_1_ano

Resposta:

Enquanto docente gostei muito das atividades propostas no Circuito, uma vez que o tema da energia pode ser desenvolvido de diferentes formas e por meio de recursos diversificados como vídeo-informativo, confecção de cartazes e frases, produção textual, cruzadinha, jogos, experiências, entre outros. Os alunos se divertiram bastante e pude perceber o quanto aprenderam sobre a necessidade e a importância do consumo consciente da energia. Esses aprendizados ultrapassam os muros escolares e se perpetuam no meio familiar, em que os alunos além de praticantes de “ações conscientes” se colocam como verdadeiros “fiscais” das ações de sua família, conforme relatos de alguns pais, sendo essas atitudes um poderoso instrumento de mudanças de hábitos. Minha crítica reside quanto ao pouco tempo destinado ao desenvolvimento do presente projeto (cerca de dois meses), o que em minha opinião deveria contemplar todo o semestre ou mesmo todo o ano letivo devido a importância que o tema do consumo consciente de energia possui.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

11. Hora de celebrar!

1
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Medium_hist_ria_1_ano

Resposta:

Primeiramente, contei a história "O click", sobre o uso consciente da energia elétrica. Depois, em sala, os alunos do 1º ano produziram coletivamente uma outra história tendo a professora como mediadora e escriba. Nessa produção textual pode-se constar o aprendizado e a importância do consumo consciente da energia em que os alunos atrelaram ações como “não deixar as luzes acesas sem ter necessidade”, “desligar o computador se não estiver usando”, “não demorar no banho”, “desligar a TV e tirar o fio da tomada antes de dormir”, entre outros conceitos trabalhados em sala. Foi uma atividade muito produtiva em que os alunos se envolveram e puderam demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo desse projeto.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

01. Por onde começar?

1
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Medium_sam_1556

Resposta:

Após assistirmos o vídeo, fizemos uma discussão sobre o consumo consciente de energia elencando quais ações podemos realizar no nosso dia a dia para que isso se realize. Os alunos do 1º ano desenharam o que entenderam e também escreveram frases que culminaram na confecção de nosso mural.

0
0
aprox. 8 anos
Publicado por Ana Paula Ohe

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
OROZIMBO FURTADO FILHO PROFESSOR CEM
VOTUPORANGA, SP

e mais 1 membro (ver todos)