Top_7_ano_sala_projeto

Consumo consciente: entre linguagem e práticas

OROZIMBO FURTADO FILHO PROFESSOR CEM | VOTUPORANGA - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Muito se fala hoje em dia em sustentabilidade, reciclagem, consciência ecológica, consumo de energia elétrica, degradação do meio ambiente, etc. Esses conceitos tem sido tão difundidos nas mídias e nas redes sociais que acabam, por vezes, sendo utilizados de maneira superficial ou não consciente. Você já parou pra pensar em quantas vezes já ouviu que precisa ser “ecologicamente correto” sem nem saber de fato o que essa expressão significa? Ou já refletiu se essa expressão pode se relacionar de alguma maneira ao tão bem difundido “ser politicamente correto”? Reflexões como essa são necessárias para o desenvolvimento de uma consciência linguística, assim como atitudes de consciência ecológica são importantes para a economia de energia, por exemplo. Por isso, esse projeto tem como elemento norteador a reflexão sobre as expressões da Língua Portuguesa e Língua Inglesa (se possível) que se relacionam à economia de energia elétrica, à sustentabilidade, ao consumo consciente entre outros.

Atividades:

Esse projeto será realizado em etapas: 1 – Realizar pesquisas em livros, revistas, dicionários eletrônicos e sites, a fim de fazer um levantamento das expressões mencionadas; 2 – A partir do levantamento criado, identificar e interpretar os sentidos real e figurado de cada expressão; 3 – Em duplas, ilustrar o sentido figurado de cada expressão; 4 - Montar um cartaz com todo material produzido.

Desejos:

  • Desenvolver uma consciência linguística sobre as expressões em Língua Portuguesa em torno do campo semântico ligado à energia e que são amplamente difundidas nas mídias e nas redes sociais;
  • Estabelecer relações entre essas expressões e seus sentidos e a difusão de uma consciência ecológica, no que concerne especificamente ao consumo de energia elétrica.

Pessoas:

Com tantas informações a respeito das questões ambientais que envolvem a geração e o uso de energia elétrica, podemos pensar agora em maneiras de participar de ações que nos levem a contribuir para a construção do desenvolvimento sustentável. Esse tema está tão presente em nós que muitas vezes sequer temos consciência disso, prova disso são as palavras e expressões que utilizamos em nosso dia a dia envolvendo palavras como “energia”, “força”, “luz”, entre outras. Nessa perspectiva, o estudo da linguagem utilizada por nossos alunos e os discursos produzidos são relevantes na medida em que indicam saberes já adquiridos, cabendo também à escola promover a discussão em torno da temática e da linguagem utilizada a fim de promover reflexões, novos saberes e práticas que não se limitam aos muros da escola. Desse modo, nosso projeto abrangerá todos os alunos do 6º ao 9º ano, cujas aprendizagens possam ser posteriormente perpetuadas.

Novidades da equipe

05. Liga e desliga

18
Nov
Leia Mais ▾
Medium_energia

Resposta:

Realizamos a medição e constatamos que quanto mais aparelhos ligados ao mesmo tempo, mais rápida é a mudança de kWh. Pudemos verificar ainda que o equipamento elétrico que mais consome energia é o ar condicionado. Em nossa escola, há onze aparelhos de ar condicionado e quando ligados ao mesmo tempo o consumo aumenta significativamente, o que acreditamos contribuir para as constantes quedas de energia que temos aqui.

11. Feira de Ciências

18
Nov
Leia Mais ▾
Medium_experi_ncia

Resposta:

Para a feira de Ciências, a sala do 7º ano fez um experimento sobre a energia solar. Primeiramente, pesquisamos diversas experiências sobre energia e escolhemos uma que consistia em perceber a energia solar através do enchimento de bexigas colocadas junto a uma garrafa pintada de preto e outra pintada de branco. Pudemos constatar que a bexiga que estava na garrafa pintada de preto quando exposta ao sol encheu-se rapidamente. Foi uma experiência simples e bastante válida.

13. Que bom! Que tal? Que pena!

8
Nov
Leia Mais ▾
Medium_fechamento_3

Resposta:

Neste projeto, os alunos puderam aprender e ampliar seus conhecimentos em torno do uso consciente da energia elétrica através de atividades diversas: jogo, cruzadinha, vídeos, cartazes... Nossa crítica enquanto docentes diz respeito ao pouquíssimo tempo que tivemos para realizar o circuito e o projeto, ainda mais se tratando da rotatividade dos professores que atuam no Fundamental II. Nesse sentido, sugerimos repensar o tempo e prazos. Outro ponto que necessita ser repensado diz respeito ao site: é fundamental que o código de equipe, no caso para professores convidados, “carreguem” as informações do projeto e as atividades realizadas, não vemos sentido em escrevê-lo e realizá-las duas vezes quando se trata de trabalho em equipe.

12. Hora de celebrar!

8
Nov
Leia Mais ▾
Medium_7_ano_pt

Resposta:

Vivendo e aprendendo Todo dia a mesma coisa: levantar cedo, banho demorado, computador ligado, luzes acesas, a tv falando sozinha após uma noite toda bem dormida no conforto do ar-condicionado. Essa era a rotina de Rafael que nunca economizava energia e por isso a conta vinda da Elektro vinha um absurdo. Na casa de Rafael moram seu pai Domingos, sua mãe Laura, sua irmãzinha Sophia e seu cachorrinho Toby. Seus pais sempre reclamavam do preço da conta de energia, mas Rafael nem se preocupava e com frequência utilizava o chuveiro elétrico para dar banho em Toby e depois sempre o secava com o secador. Certo dia houve um apagão na cidade e todos ficaram sem energia. Ligaram para a central da Elektro e a atendente informou que eles não sabiam o motivo do apagão e que iriam investigar, mas que também não havia qualquer previsão de retorno. Após uma semana a energia voltou e o pessoal da Elektro disse que o apagão havia acontecido porque as pessoas não utilizavam a energia de forma consciente. A partir daí, as pessoas do bairro começaram a economizar energia, inclusive a própria família de Rafael, pois perceberam que se continuasse a consumir como antes, correriam o risco de sofrerem um novo apagão. Passado alguns meses, com as mudanças dos hábitos de consumo, as contas de energia começaram a vir bem mais baixas e todo mês sobrava um pouquinho de dinheiro que dava para comprarem outras coisas. Agora, quando Rafael saia, sempre apagava as luzes, desligava a tv, tomava banhos rápidos, diminuíram os banhos de Toby e na hora de dormir, o ar-condicionado passou a ser substituído pelo ventilador nos dia de calor.

10. As alternativas para a energia

8
Nov
Leia Mais ▾
Medium_minigerador_7_ano

Resposta:

Após os alunos do 7º ano terem assistido ao vídeo, foi realizada uma discussão e a realização do experimento. Foi confeccionada uma maquete representando uma moradia que utiliza a energia eólica.

09. Escolhas com economia

8
Nov
Leia Mais ▾
Medium_comparativo

Resposta:

Nossa turma optou por comparar o consumo de energia de lavadoras automáticas das marcas Electrolux e Brastemp. Apesar dos dois produtos selecionados terem o selo Procel A, escolheríamos o modelo da marca BWL 09B/220 Brastemp por ser mais econômica.

04. Na medida

8
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Foi utilizado entre essas duas leituras 27kWh.

01. Por onde começar?

8
Nov
Leia Mais ▾
Medium_mural_7_ano

Resposta:

Os alunos do 7º Ano com a ajuda do vídeo conseguiram entender sobre o consumo de energia consciente e a um estilo de vida mais sustentável.

01. Por onde começar?

8
Nov
Leia Mais ▾
Medium_mural_7_ano

Resposta:

Os alunos do 7º Ano com a ajuda do vídeo conseguiram entender sobre o consumo de energia consciente e a um estilo de vida mais sustentável.

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
OROZIMBO FURTADO FILHO PROFESSOR CEM
VOTUPORANGA, SP
Thumb_sq_default
OROZIMBO FURTADO FILHO PROFESSOR CEM
VOTUPORANGA, SP