Top_7_ano_sala_projeto

Consumo consciente: entre linguagem e práticas

OROZIMBO FURTADO FILHO PROFESSOR CEM | VOTUPORANGA - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Muito se fala hoje em dia em sustentabilidade, reciclagem, consciência ecológica, consumo de energia elétrica, degradação do meio ambiente, etc. Esses conceitos tem sido tão difundidos nas mídias e nas redes sociais que acabam, por vezes, sendo utilizados de maneira superficial ou não consciente. Você já parou pra pensar em quantas vezes já ouviu que precisa ser “ecologicamente correto” sem nem saber de fato o que essa expressão significa? Ou já refletiu se essa expressão pode se relacionar de alguma maneira ao tão bem difundido “ser politicamente correto”? Reflexões como essa são necessárias para o desenvolvimento de uma consciência linguística, assim como atitudes de consciência ecológica são importantes para a economia de energia, por exemplo. Por isso, esse projeto tem como elemento norteador a reflexão sobre as expressões da Língua Portuguesa e Língua Inglesa (se possível) que se relacionam à economia de energia elétrica, à sustentabilidade, ao consumo consciente entre outros.

Atividades:

Esse projeto será realizado em etapas: 1 – Realizar pesquisas em livros, revistas, dicionários eletrônicos e sites, a fim de fazer um levantamento das expressões mencionadas; 2 – A partir do levantamento criado, identificar e interpretar os sentidos real e figurado de cada expressão; 3 – Em duplas, ilustrar o sentido figurado de cada expressão; 4 - Montar um cartaz com todo material produzido.

Desejos:

  • Desenvolver uma consciência linguística sobre as expressões em Língua Portuguesa em torno do campo semântico ligado à energia e que são amplamente difundidas nas mídias e nas redes sociais;
  • Estabelecer relações entre essas expressões e seus sentidos e a difusão de uma consciência ecológica, no que concerne especificamente ao consumo de energia elétrica.

Pessoas:

Com tantas informações a respeito das questões ambientais que envolvem a geração e o uso de energia elétrica, podemos pensar agora em maneiras de participar de ações que nos levem a contribuir para a construção do desenvolvimento sustentável. Esse tema está tão presente em nós que muitas vezes sequer temos consciência disso, prova disso são as palavras e expressões que utilizamos em nosso dia a dia envolvendo palavras como “energia”, “força”, “luz”, entre outras. Nessa perspectiva, o estudo da linguagem utilizada por nossos alunos e os discursos produzidos são relevantes na medida em que indicam saberes já adquiridos, cabendo também à escola promover a discussão em torno da temática e da linguagem utilizada a fim de promover reflexões, novos saberes e práticas que não se limitam aos muros da escola. Desse modo, nosso projeto abrangerá todos os alunos do 6º ao 9º ano, cujas aprendizagens possam ser posteriormente perpetuadas.

Novidades da equipe

05. Liga e desliga

18
Nov

Agora que já vimos como funciona um relógio de luz, vamos colocar em prática?

Reúna sua equipe e tente descobrir onde fica o relógio da escola. Se não der, vale fazer na sua casa, ou no seu prédio.

Faça uma primeira leitura, sem alterar nada na escola. E anote quanto tempo leva para o relógio apontar o consumo de 1kWh.

Depois disso, ligue a iluminação completa da escola - luzes externas, das quadras e dos espaços comuns. Você já poderá notar que o tempo para consumir 1 kWh será menor.

Experimente fazer o mesmo com outros equipamentos, como ar condicionado, bomba da caixa de água e etc. Anote todos os tempos.

Agora compartilhe conosco: Qual equipamento elétrico você acha que mais consome energia na escola? Por quê?

Lights
Medium_energia

Resposta:

Realizamos a medição e constatamos que quanto mais aparelhos ligados ao mesmo tempo, mais rápida é a mudança de kWh. Pudemos verificar ainda que o equipamento elétrico que mais consome energia é o ar condicionado. Em nossa escola, há onze aparelhos de ar condicionado e quando ligados ao mesmo tempo o consumo aumenta significativamente, o que acreditamos contribuir para as constantes quedas de energia que temos aqui.

11. Feira de Ciências

18
Nov

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Blank
Medium_experi_ncia

Resposta:

Para a feira de Ciências, a sala do 7º ano fez um experimento sobre a energia solar. Primeiramente, pesquisamos diversas experiências sobre energia e escolhemos uma que consistia em perceber a energia solar através do enchimento de bexigas colocadas junto a uma garrafa pintada de preto e outra pintada de branco. Pudemos constatar que a bexiga que estava na garrafa pintada de preto quando exposta ao sol encheu-se rapidamente. Foi uma experiência simples e bastante válida.

13. Que bom! Que tal? Que pena!

8
Nov


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Medium_fechamento_3

Resposta:

Neste projeto, os alunos puderam aprender e ampliar seus conhecimentos em torno do uso consciente da energia elétrica através de atividades diversas: jogo, cruzadinha, vídeos, cartazes... Nossa crítica enquanto docentes diz respeito ao pouquíssimo tempo que tivemos para realizar o circuito e o projeto, ainda mais se tratando da rotatividade dos professores que atuam no Fundamental II. Nesse sentido, sugerimos repensar o tempo e prazos. Outro ponto que necessita ser repensado diz respeito ao site: é fundamental que o código de equipe, no caso para professores convidados, “carreguem” as informações do projeto e as atividades realizadas, não vemos sentido em escrevê-lo e realizá-las duas vezes quando se trata de trabalho em equipe.

12. Hora de celebrar!

8
Nov

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Feli
Medium_7_ano_pt

Resposta:

Vivendo e aprendendo Todo dia a mesma coisa: levantar cedo, banho demorado, computador ligado, luzes acesas, a tv falando sozinha após uma noite toda bem dormida no conforto do ar-condicionado. Essa era a rotina de Rafael que nunca economizava energia e por isso a conta vinda da Elektro vinha um absurdo. Na casa de Rafael moram seu pai Domingos, sua mãe Laura, sua irmãzinha Sophia e seu cachorrinho Toby. Seus pais sempre reclamavam do preço da conta de energia, mas Rafael nem se preocupava e com frequência utilizava o chuveiro elétrico para dar banho em Toby e depois sempre o secava com o secador. Certo dia houve um apagão na cidade e todos ficaram sem energia. Ligaram para a central da Elektro e a atendente informou que eles não sabiam o motivo do apagão e que iriam investigar, mas que também não havia qualquer previsão de retorno. Após uma semana a energia voltou e o pessoal da Elektro disse que o apagão havia acontecido porque as pessoas não utilizavam a energia de forma consciente. A partir daí, as pessoas do bairro começaram a economizar energia, inclusive a própria família de Rafael, pois perceberam que se continuasse a consumir como antes, correriam o risco de sofrerem um novo apagão. Passado alguns meses, com as mudanças dos hábitos de consumo, as contas de energia começaram a vir bem mais baixas e todo mês sobrava um pouquinho de dinheiro que dava para comprarem outras coisas. Agora, quando Rafael saia, sempre apagava as luzes, desligava a tv, tomava banhos rápidos, diminuíram os banhos de Toby e na hora de dormir, o ar-condicionado passou a ser substituído pelo ventilador nos dia de calor.

10. As alternativas para a energia

8
Nov

No Brasil, a maior parte da energia que consumimos vem de hidrelétricas. Mas já temos fontes alternativas bastante viáveis, em que a energia é produzida a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Biocombustíveis, energia eólica, solar - certamente você já ouviu falar, ou já usou algum equipamento que use esse tipo de energia.

Que tal experimentar e construir nosso próprio equipamento? Fazer, por exemplo, seu próprio gerador eólico? Assista ao vídeo abaixo e veja como pode ser mais fácil do que parece:

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Medium_minigerador_7_ano

Resposta:

Após os alunos do 7º ano terem assistido ao vídeo, foi realizada uma discussão e a realização do experimento. Foi confeccionada uma maquete representando uma moradia que utiliza a energia eólica.

09. Escolhas com economia

8
Nov

Mas a tecnologia está ajudando também a produzir equipamentos mais econômicos. Os modelos mais novos de geladeiras, televisão e microondas, por exemplo, normalmente usam menos energia que os mais antigos.

Veja no material abaixo como escolher a melhor opção na hora de comprar. Clique na imagem para ampliar.



Agora que você já entendeu como ler e usar o selo e a etiqueta, que tal fazer um exercício prático?

Procure na internet (pode ser em sites e lojas que vendam eletrodomésticos) o consumo de energia de diferentes modelos de um mesmo equipamento - geladeira, TV, liquidificador - e compartilhe conosco:

Qual modelo você escolheria? Por quê?

Medium_comparativo

Resposta:

Nossa turma optou por comparar o consumo de energia de lavadoras automáticas das marcas Electrolux e Brastemp. Apesar dos dois produtos selecionados terem o selo Procel A, escolheríamos o modelo da marca BWL 09B/220 Brastemp por ser mais econômica.

04. Na medida

8
Nov

Já deu pra notar que o consumo de energia em casa está muito ligado aos equipamentos elétricos que temos. Mas, como saber quanto a gente de fato consome?

A melhor maneira é verificar diretamente o relógio de luz. Normalmente, ele fica "escondido" em nossas casas, prédios ou até mesmo na escola, mas é uma ferramenta essencial quando começamos a pensar em consumir luz com mais eficiência.

Mas, você já tentou analisar um deles? Se o medidor é mais novo (ou até digital), é muito fácil a leitura. A quantidade consumida é a diferença entre o número de kilowatts-hora (kWh) indicado naquele momento e aquele de uma leitura anterior (que pode ter sido um dia antes ou, como as concessionárias normalmente fazem, no mês anterior).

Ler um medidor de ponteiros pode parecer mais difícil, mas o raciocínio é o mesmo. Dê uma olhada na figura abaixo e veja como também dá para medir:

Viu como é fácil? Que tal agora aplicar o que aprendeu?

Na sua casa, o funcionário da concessionária fez a leitura do relógio como 24811 kWh. A leitura do mês anterior havia indicado 24784 kWh.

Quanto de energia foi utilizado entre essas duas leituras? Poste abaixo sua resposta!

Blank

Resposta:

Foi utilizado entre essas duas leituras 27kWh.

01. Por onde começar?

8
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer uma representação gráfica de tudo o que você assistiu? Vale desenhar, esquematizar, ou até fazer uma história em quadrinhos - você encontra ferramentas on-line e gratuitas bem legais, como o Pixton ou o Meu Gibi - basta se registrar.

Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do mural da sua equipe.

Medium_mural_7_ano

Resposta:

Os alunos do 7º Ano com a ajuda do vídeo conseguiram entender sobre o consumo de energia consciente e a um estilo de vida mais sustentável.

01. Por onde começar?

8
Nov

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer uma representação gráfica de tudo o que você assistiu? Vale desenhar, esquematizar, ou até fazer uma história em quadrinhos - você encontra ferramentas on-line e gratuitas bem legais, como o Pixton ou o Meu Gibi - basta se registrar.

Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do mural da sua equipe.

Medium_mural_7_ano

Resposta:

Os alunos do 7º Ano com a ajuda do vídeo conseguiram entender sobre o consumo de energia consciente e a um estilo de vida mais sustentável.

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
OROZIMBO FURTADO FILHO PROFESSOR CEM
VOTUPORANGA, SP
Thumb_sq_default
OROZIMBO FURTADO FILHO PROFESSOR CEM
VOTUPORANGA, SP