- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.
Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.
Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?
Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.
Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!
A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!
Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.
Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.
Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?
Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.
Resposta:
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Ahhhhh :(
Já terminamos o Percurso!
Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?
Escreva abaixo o que você achou:
Resposta:
As atividades desenvolvidas durante o projeto incentivaram os alunos e funcionários da escola a refletirem sobre as práticas de reciclagem e consumo consciente , pois a educação ambiental deve ser tratada como algo do nosso cotidiano e como parte de nossas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente para todos os seres vivos, afinal todos nós vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros.
Os percursos do projeto edukatu nos faz refletir sobre nossas atitudes no dia a dia, participar de variadas situações de comunicação oral,interagir e expressar desejos e necessidades. Durante as etapas do projeto pude perceber o crescimento individual e da equipe.
As aulas trazem ideias muito boas, a feira de troca foi um sucesso, fizemos também o reaproveitamento da merenda através de receita culinária, com o brigadeiro de casca de banana, a montagem das composteiras para gerar o adubo para o jardim e horta da escola , com os vídeos do Edukatu os alunos aprenderam e criaram coisas incríveis com materiais recicláveis e com isso as crianças já vão aprendendo muito sobre o assunto e com certeza vão crescer um adulto melhor, percebendo que pequenas atitudes diárias fazem muita diferença , pois a reciclagem além de ser um ato simples ameniza a situação do lixo e gera maiores possibilidades de empregabilidade além da preservação dos recursos naturais.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!
Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.
Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.
Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!
Resposta:
O trabalho com as composteiras ajuda a trabalhar as disciplinas de forma interdisciplinar, com o tema reciclagem , conceitos de ciências, matemática e geografia podem ser trabalhados para explicar o processo.
Valeu a pena , os alunos gostaram de mexer na terra , pegar minhocas para montar as composteira e alguns alunos ficaram tão empolgados, já aplicaram o conhecimento em suas casas,nas plantações da família, principalmente os que moram em chácaras ou sítios.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!
Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.
Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?
Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!
Resposta:
O trabalho que fizemos com a parceria das merendeiras, foi a separação do lixo com resíduos orgânicos gerados na cozinha da escola, restos de cascas de legumes e frutas do preparo da merenda escolar, que estavam gerando um volume muito grande de lixo e que causavam mau cheiro, atraindo insetos e outros animais desagradáveis que poderiam transmitir doenças foram reaproveitado na montagem das composteiras onde os resíduos foram transformados em adubo orgânico , sendo usado na horta e jardim da escola, espaço utilizado para o plantio de flores e verduras. Com isso os alunos puderam aprender a preservar o meio ambiente,amenizando o impacto ambiental e tendo noções sobre decomposição, descarte correto de alimentos e alimentação saudável.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Agora é hora de você começar a colocar em prática!
Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.
O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.
Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.
Tema escolhido? Contem pra gente!
E não esqueçam de contar como e quanto mediram!
Resposta:
O descarte correto de resíduos, em cada sala de aula , colocamos duas lixeiras, sendo uma para resíduos recicláveis e outra para orgânicos; os funcionários responsáveis pela limpeza fazem a separação e a empresa de reciclagem vem uma vez por semana retirar os materiais que foram separados para reciclagem .
São aproximadamente 6 sacos de lixo orgânico após as merendas do período da tarde e 4 de sacos de lixo reciclável .
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Agora é hora de você começar a colocar em prática!
Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.
O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.
Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.
Tema escolhido? Contem pra gente!
E não esqueçam de contar como e quanto mediram!
Resposta:
O descarte correto de resíduos, em cada sala de aula , colocamos duas lixeiras, sendo uma para resíduos recicláveis e outra para orgânicos; os funcionários responsáveis pela limpeza fazem a separação e a empresa de reciclagem vem uma vez por semana retirar os materiais que foram separados para reciclagem .
São aproximadamente 6 sacos de lixo orgânico após as merendas do período da tarde e 4 de sacos de lixo reciclável .
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?
Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.
Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.
Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?
Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.
Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.
Conta pra gente como foi?
Resposta:
No bairro tem a coleta seletiva, o caminhão de lixo com esta finalidade passa às sextas-feiras, porém não entra onde a lixeira da escola está localizada, por este motivo, o lixo reciclável da escola é entregue a um catador que passa duas vezes por semana.
Quando temos uma quantidade grande de material reciclável, como por exemplo o desfazimento de livros que ocorre a cada 3 anos, seguimos os procedimentos e orientações do MEC e chamamos uma cooperativa que lida com reciclagem.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?
Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.
Novo Desafio em grupo!
Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!
Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.
Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Resposta:
Feira de troca de brinquedos
Foram enviados bilhetes aos pais sobre a feira de brinquedos, fizemos uma roda de conversa e discutimos sobre o consumismo, os alunos levantaram uma questão na qual disseram que em muitas vezes compram por serem influenciados pela propaganda comercial ou pessoal de um amigo , outro assunto que discutimos foi sobre a importância do reaproveitamento, pensando no nosso meio ambiente e no acúmulo de lixo, sobre o que significa ser solidário? e sobre o reaproveitamento daquilo que não queremos mais.
Na feira os alunos irão trazer brinquedos e livros durante o decorrer da semana e conforme forem chegando vou etiquetá-los os brinquedos com o nome de quem os trouxe e deixe-os em uma caixa. No dia da troca irei montar uma mesa em que as crianças iram até a mesa e escolher um brinquedo que gostaria de trocar, ao final da troca vou deixar que eles brinquem e conversem entre eles sobre os brinquedos trocados , essa prática permite trabalhar várias questões e reflexões com os alunos.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!
Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:
O que tem no seu lixo que não é lixo?
Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.
Resposta:
Os alunos fizeram uma pesquisa sobre os materiais jogados no lixo de suas casas durante suas refeições e puderam perceber que a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias e uma das mais importantes atitudes é a reciclagem do lixo, pois, grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa podem ser reaproveitados. Porém percebemos que poucas famílias reaproveitam embalagens ou fazem a coleta seletiva do lixo em suas casas, afirmam que misturam recicláveis com orgânicos, grande parte do conteúdo dos lixos é formada por embalagens, papéis, latas de metal e caixas.
Discutimos também sobre o quanto é importante a separação do lixo pois os lixos domésticos com outros materiais misturados são responsáveis pelo péssimo odor produzido no lixo, e consequentemente o acúmulo de animais e insetos que podem nos causar doenças.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.
Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.
Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?
Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.
Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!
A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!
Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.
Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.
Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?
Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.
Resposta:
o PROJETO ESTÁ AJUDANDO A TURMA A REPENSAR SOBRE O LIXO.