Top_default

Turma que recicla

SUZETE APARECIDA DE CAMPOS PROFA EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

A escola está inserida em meio a Mata Atlântica e, principalmente após a reforma da unidade, a necessidade de colaborarmos com a diminuição do impacto ambiental é muito grande. Com isso, estamos reforçando a ideia de um mundo mais sustentável, para que a comunidade escolar possa conscientizar-se da necessidade de cuidado com o planeta Terra. O objetivo é levar todos os envolvidos a reflexão a respeito dos cuidados com o meio ambiente, além do seu próprio protagonismo e atuação para que isso se realize.

Atividades:

A escola está inserida em meio a Mata Atlântica e, principalmente após a reforma da unidade, a necessidade de colaborarmos com a diminuição do impacto ambiental é muito grande. Com isso, estamos reforçando a ideia de um mundo mais sustentável, para que a comunidade escolar possa conscientizar-se da necessidade de cuidado com o planeta Terra. O objetivo é levar todos os envolvidos a reflexão a respeito dos cuidados com o meio ambiente, além do seu próprio protagonismo e atuação para que isso se realize.

Desejos:

Esperamos contribuir para o desenvolvimento reflexivo de todos e todas quanto a questão ambiental, pois essa é uma tarefa coletiva, sabemos que é um trabalho a curto, médio e longo prazo, o qual teremos que retomá-lo constantemente, mas cabe a nós, enquanto instituição de ensino, ampliar o conhecimento de mundo de todos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem objetivando a construção de uma consciência sustentável.

Pessoas:

O projeto, além de envolver todos os alunos como protagonistas na construção de um mundo sustentável, conta também com a colaboração da comunidade escolar auxiliando na questão da viabilização e provisões necessárias para o bom andamento do trabalho, assim como a participação efetiva da comunidade na diminuição dos impactos ambientais gerados, por meio do plantio de árvores nativas, separação do lixo e outras ações sustentáveis.

Novidades da equipe

02. Menos é mais

12
Dez
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

0
0
mais de 7 anos
da Equipe Turma que recicla

05. Avaliação

29
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

As atividades desenvolvidas durante o projeto incentivaram os alunos e funcionários da escola a refletirem sobre as práticas de reciclagem e consumo consciente , pois a educação ambiental deve ser tratada como algo do nosso cotidiano e como parte de nossas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente para todos os seres vivos, afinal todos nós vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros. Os percursos do projeto edukatu nos faz refletir sobre nossas atitudes no dia a dia, participar de variadas situações de comunicação oral,interagir e expressar desejos e necessidades. Durante as etapas do projeto pude perceber o crescimento individual e da equipe. As aulas trazem ideias muito boas, a feira de troca foi um sucesso, fizemos também o reaproveitamento da merenda através de receita culinária, com o brigadeiro de casca de banana, a montagem das composteiras para gerar o adubo para o jardim e horta da escola , com os vídeos do Edukatu os alunos aprenderam e criaram coisas incríveis com materiais recicláveis e com isso as crianças já vão aprendendo muito sobre o assunto e com certeza vão crescer um adulto melhor, percebendo que pequenas atitudes diárias fazem muita diferença , pois a reciclagem além de ser um ato simples ameniza a situação do lixo e gera maiores possibilidades de empregabilidade além da preservação dos recursos naturais.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Thais Leite dos Santos
da Equipe Turma que recicla

04. Mão na massa!

29
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

O trabalho com as composteiras ajuda a trabalhar as disciplinas de forma interdisciplinar, com o tema reciclagem , conceitos de ciências, matemática e geografia podem ser trabalhados para explicar o processo. Valeu a pena , os alunos gostaram de mexer na terra , pegar minhocas para montar as composteira e alguns alunos ficaram tão empolgados, já aplicaram o conhecimento em suas casas,nas plantações da família, principalmente os que moram em chácaras ou sítios.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Thais Leite dos Santos
da Equipe Turma que recicla

03. Desenhando a Campanha

29
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

O trabalho que fizemos com a parceria das merendeiras, foi a separação do lixo com resíduos orgânicos gerados na cozinha da escola, restos de cascas de legumes e frutas do preparo da merenda escolar, que estavam gerando um volume muito grande de lixo e que causavam mau cheiro, atraindo insetos e outros animais desagradáveis que poderiam transmitir doenças foram reaproveitado na montagem das composteiras onde os resíduos foram transformados em adubo orgânico , sendo usado na horta e jardim da escola, espaço utilizado para o plantio de flores e verduras. Com isso os alunos puderam aprender a preservar o meio ambiente,amenizando o impacto ambiental e tendo noções sobre decomposição, descarte correto de alimentos e alimentação saudável.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Thais Leite dos Santos
da Equipe Turma que recicla

02. Planejando a campanha

28
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

O descarte correto de resíduos, em cada sala de aula , colocamos duas lixeiras, sendo uma para resíduos recicláveis e outra para orgânicos; os funcionários responsáveis pela limpeza fazem a separação e a empresa de reciclagem vem uma vez por semana retirar os materiais que foram separados para reciclagem . São aproximadamente 6 sacos de lixo orgânico após as merendas do período da tarde e 4 de sacos de lixo reciclável .

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Thais Leite dos Santos
da Equipe Turma que recicla

02. Planejando a campanha

28
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

O descarte correto de resíduos, em cada sala de aula , colocamos duas lixeiras, sendo uma para resíduos recicláveis e outra para orgânicos; os funcionários responsáveis pela limpeza fazem a separação e a empresa de reciclagem vem uma vez por semana retirar os materiais que foram separados para reciclagem . São aproximadamente 6 sacos de lixo orgânico após as merendas do período da tarde e 4 de sacos de lixo reciclável .

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Thais Leite dos Santos
da Equipe Turma que recicla

09. Catadores de recicláveis

8
Nov
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

No bairro tem a coleta seletiva, o caminhão de lixo com esta finalidade passa às sextas-feiras, porém não entra onde a lixeira da escola está localizada, por este motivo, o lixo reciclável da escola é entregue a um catador que passa duas vezes por semana. Quando temos uma quantidade grande de material reciclável, como por exemplo o desfazimento de livros que ocorre a cada 3 anos, seguimos os procedimentos e orientações do MEC e chamamos uma cooperativa que lida com reciclagem.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Thais Leite dos Santos
da Equipe Turma que recicla

05. Feira de trocas

31
Out
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Feira de troca de brinquedos Foram enviados bilhetes aos pais sobre a feira de brinquedos, fizemos uma roda de conversa e discutimos sobre o consumismo, os alunos levantaram uma questão na qual disseram que em muitas vezes compram por serem influenciados pela propaganda comercial ou pessoal de um amigo , outro assunto que discutimos foi sobre a importância do reaproveitamento, pensando no nosso meio ambiente e no acúmulo de lixo, sobre o que significa ser solidário? e sobre o reaproveitamento daquilo que não queremos mais. Na feira os alunos irão trazer brinquedos e livros durante o decorrer da semana e conforme forem chegando vou etiquetá-los os brinquedos com o nome de quem os trouxe e deixe-os em uma caixa. No dia da troca irei montar uma mesa em que as crianças iram até a mesa e escolher um brinquedo que gostaria de trocar, ao final da troca vou deixar que eles brinquem e conversem entre eles sobre os brinquedos trocados , essa prática permite trabalhar várias questões e reflexões com os alunos.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Thais Leite dos Santos
da Equipe Turma que recicla

03. Um dia na sua casa

17
Out
Leia Mais ▾
Blank

Resposta:

Os alunos fizeram uma pesquisa sobre os materiais jogados no lixo de suas casas durante suas refeições e puderam perceber que a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias e uma das mais importantes atitudes é a reciclagem do lixo, pois, grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa podem ser reaproveitados. Porém percebemos que poucas famílias reaproveitam embalagens ou fazem a coleta seletiva do lixo em suas casas, afirmam que misturam recicláveis com orgânicos, grande parte do conteúdo dos lixos é formada por embalagens, papéis, latas de metal e caixas. Discutimos também sobre o quanto é importante a separação do lixo pois os lixos domésticos com outros materiais misturados são responsáveis pelo péssimo odor produzido no lixo, e consequentemente o acúmulo de animais e insetos que podem nos causar doenças.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Thais Leite dos Santos
da Equipe Turma que recicla

02. Menos é mais

4
Out
Leia Mais ▾
Medium_slide1

Resposta:

o PROJETO ESTÁ AJUDANDO A TURMA A REPENSAR SOBRE O LIXO.

0
0
mais de 7 anos
Publicado por Thais Leite dos Santos
da Equipe Turma que recicla

Membros

Thumb_sq_default
SUZETE APARECIDA DE CAMPOS PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
SUZETE APARECIDA DE CAMPOS PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
SUZETE APARECIDA DE CAMPOS PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
SUZETE APARECIDA DE CAMPOS PROFA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP