Top_default

Àgua na escola sustentavel

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CECILIA MEIRELES | TEOTONIO VILELA - AL

Projeto da equipe

Ideias:

Sim.Esse projeto nasceu da necessidade de conscientizar as pessoas da importância de economizar a água em nossa comunidade e para formar alunos que tenham uma consciência crítica na busca pelo desenvolvimento sustentável, fazendo-os refletirem a partir da realidade em que os mesmos se encontram. Refletindo o problema da água em nossa comunidade, acredita-se que, há uma necessidade urgente de fazer chegar ao conhecimento e entendimento dos alunos e da comunidade a respeito do tema. Por isso, diante do problema encontrado, precisamos conscientizar a comunidade de que devemos cuidar da natureza para termos uma vida melhor e ajuda-los perceber que, se não cuidarmos do lixo, nem economizarmos água e energia, seremos nós mesmos os prejudicados.

Atividades:

Apresentação e estudo do livreto: Vamos Cuidar do Brasil Com Escola Sustentável; Estudo e leitura do livreto: Água– mudanças ambientais globais/pensar + agir. Fóruns de debates; Confecções de cartazes para caminhadas; Apresentação de vídeos educativos com oficinas: capacitar à comunidade local para economizar água; Passeios com entrevistas na comunidade para analise; Estudos em sala de aula sobre “consumo e desperdícios de água” para capacitar os alunos para serem multiplicadores ambientais; Montagem de mural com distribuições de panfletos na comunidade; Capacitar alunos para serem multiplicadores ambientais; Fazer mutirão de limpeza e coleta de resíduos sólidos nos rios; Fazer caminhada ecológica interventiva; Elaborar documentos em defesa dos rios e nascentes da comunidade; Montar grupos de estudos interdisciplinares; Construir uma horta na escola, para lembrar que a saúde do ser humano depende da sua alimentação. Devolutiva do projeto.

Desejos:

•Consciência = ajudar os alunos a sensibilizarem-se, adquirindo consciência do meio ambiente global e suas questões; •Conhecimentos = adquirirem diversidade de experiências e compreensão fundamental sobre o meio ambiente e seus problemas; •Comportamento = a comprometerem-se com uma série de valores, e a sentirem interesse pelo meio ambiente, participando da proteção e melhoria do mesmo; •Habilidades = adquirirem as habilidades necessárias para identificar e resolver os problemas ambientais; •Participação = proporcionar a possibilidade de participarem ativamente das tarefas que tem por objetivo resolver os problemas ambientais.

Pessoas:

sim. 10 pais, 302 alunos, 16 professores, 07 monitores de atividades complementares e 10 funcionários da escola; Comunidade local e circunvizinha Secretaria Municipal de Educação – SEMEC Secretaria de Agricultura Instituto Lagoa Viva

Novidades da equipe

06. Um bem cada vez mais escasso

14
Jul

Em um futuro próximo, a água deve ser um bem cada vez mais escasso em todo o mundo e por isso seu consumo consciente é tão importante.

Hoje somos mais de 7 bilhões de seres humanos e precisamos de um volume de água cada vez maior para consumo doméstico, para agricultura, urbanização ou para produção de bens e energia.

Quinze renomados cientistas brasileiros de várias áreas – engenharia, ecologia, biologia aquática, climatologia, hidrologia e mudanças climáticas – especializados em recursos hídricos, lançaram, a Carta de São Paulo um documento que procurou reunir as análises e recomendações fundamentais para enfrentar a crise hídrica atual e preparar o país para o que vem pela frente.

O problema é que, além do nosso consumo estar em crescimento, a quantidade de água adequada para consumo está diminuindo. Essa poluição geralmente é causada pelo descarte inadequado de resíduos industriais, agrícolas e lixo urbano.

Tudo isso causa sérios impactos na vida de cada um de nós, na saúde pública, no orçamento público e também no meio ambiente.

Agora que você já sabe mais sobre os desafios para administrar bem nossos recursos hídricos, reúna sua equipe e prepare um texto coletivo falando da importância de iniciativas como essa para estimular o debate público sobre o tema.

Branco
Blank

Resposta:

A água é essencial à vida no planeta. Embora seja um recurso renovável, seu consumo excessivo, aliado ao desperdício e à poluição, vem causando um déficit global, em grande parte invisível.

1
0
quase 9 anos
Publicado por Yres Nayara

04. Bacias hidrográficas

14
Jul

O Brasil conta com 12% de toda a água doce existente no planeta. Toda essa água se encontra distribuída através de uma grande rede fluvial de rios e bacias divididas em 12 regiões hidrográficas.

Conheça mais sobre as Principais bacias hidrográficas do Brasil.

Veja também um mapa interativo da ANA – Agência Nacional das Águas, onde é possível pesquisar informações pelo endereço.

Você sabe qual região hidrográfica banha a sua cidade? Então conte no post:

1) Qual é sua cidade?

2) Qual a bacia de sua região?

3) Qual o rio dessa bacia que passa mais perto da região da escola?

1_-_rio3_pure
Blank

Resposta:

Teotônio vilela-al

0
0
quase 9 anos
Publicado por Yres Nayara

02. Dicas para economizar água

14
Jul

Quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantarolar ou pensar na vida debaixo do chuveiro, mas existem lugares que podem ser bem mais inspiradores. E, com um banho mais curto, você economiza muita água!

Vamos ler algumas dicas para economizar água.

Depois escreva um post contando o que você achou delas, se você já conhecia os impactos de um banho demorado e que mudanças você pode fazer para minimizar o desperdício.

Dicasaguafund2
Blank

Resposta:

ótimas dicas para quem gasta água espontaneamente sem pensar nos riscos que podemos passar .

1
0
quase 9 anos
Publicado por Yres Nayara

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CECILIA MEIRELES
TEOTONIO VILELA, AL
Thumb_sq_img_20150620_171830
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CECILIA MEIRELES
TEOTONIO VILELA, AL
Thumb_sq_img_20130731_014007
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CECILIA MEIRELES
TEOTONIO VILELA, AL
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CECILIA MEIRELES
TEOTONIO VILELA, AL
Thumb_sq_default
TEOTONIO VILELA, AL