Top_default

Cuidando, Reutilizando e Brincando.

EMEB PADRE JOSÉ MAURICIO | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Sim. A questão ambiental vem a cada dia, se tornando preocupação da população mundial, a educação como forma de transformação social tem seu papel primordial na luta para construção de um mundo mais conscientes dos seus deveres com meio em que vive. Por tanto, a preservação do meio ambiente, não pode ser tratada de forma distante da educação infantil, mas como parte da vida. Se vivemos no meio onde é preciso cuidar dos recursos naturais; faz se necessárias ações práticas conscientes para a formação da cidadania desde os primeiros anos. Pensando nisso, em nossa unidade desenvolvemos projetos voltados à preservação do meio ambiente e reutilizações de materiais, por meio de atividades lúdicas para conscientização tanto das crianças como das famílias: OBJETIVOS: Proporcionar conhecimento as crianças acerca de temas que envolvam o meio ambiente e cidadania; Conscientizar as famílias por meio delas desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e reutilização; Estimular a mudanças e atitudes de novos hábitos para com o meio; Reconhecer a importância para todos os seres viventes como: Homens, plantas e animais;Ser agente multiplicador de conhecimentos no meio em geral.

Atividades:

? Organização em roda de forma que possa se olhar, interagir e conversar sobre o meio ambiente com situações problemas como o que devemos fazer? ? Sobre a questão do lixo e importância de reaproveitá-los; ? Discutir de separar na hora do descarte; ? Construção de Brinquedos ou jogos com materiais reaproveitados; ? Contar história e fazer cartaz sobre o jogar os lixos em locais apropriados; ? Utilizar músicas, fotos, danças, recorte colagens; ? Construção de um guarda chuva com gotas penduradas, torneiras onde enfatizamos o “ciclo da aguá” e importância na questão do desperdício com cartazes exposto na escola. ? Junto as famílias, colher durante percurso para escola, elementos da natureza, para conexão com a natureza.

Desejos:

Conscientização quanto ao desperdício desenfreado dos recursos naturais. Atitudes simples do dia –a-dia como: desligar torneira durante uso para escovação e banho; utilização de “lixos” recicláveis para confecção de outros objetos, principalmente brinquedos.

Pessoas:

O nosso projeto conta com a participação dos alunos e das famílias. Alunos como agentes principais nas atividades desenvolvidas. As famílias com cooperadores durantes realização de pesquisas, confecção de cartazes, participação em exposição e receptores das aprendizagens dos discentes em suas residências.

Novidades da equipe

05. Feira de trocas

25
Out

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

03. Um dia na sua casa

25
Out

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Existe muito mais materiais que serve para reciclar do que materiais orgânicos. Assim como pude observar a grande quantidade que produzimos de lixo. Um absurdo. Fico pensando na não há a possibilidade da redução de embalagens

02. Menos é mais

25
Out

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEB PADRE JOSÉ MAURICIO
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
EMEB PADRE JOSÉ MAURICIO
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_20151003_101205
EMEB PADRE JOSÉ MAURICIO
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP