Top_ldl48211

Consumo consciente: horta vertical com PET

ANDRE FERREIRA PROFESSOR EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

            No dia a dia utilizamos e descartamos muitos materiais sem nem pensar em como eles poderiam ser reaproveitados. Para muitos o produto acaba ali no lixo, sem pensar no que pode causar ao nosso planeta o acúmulo de tanto lixo.

        Pensando na importância de reaproveitamento dos materiais, embalagens, para criar o novo a partir do que seria descartado, que surgiu a ideia de montar a horta suspensa com garrafa pet, para conscientizar da importância da prática do reuso.

        Com isso, esse projeto proporcionará a reflexão e conscientização sobre relação homem/natureza, pois do solo vem o seu sustento, por isso, a importância da preservação do meio ambiente favorecendo atitudes de reaproveitamento de materiais orgânicos e recicláveis.
        Além da valorização da natureza e preservação do planeta, despertará o interesse por alimentos saudáveis. Podendo proporcionar também a possibilidade de fazer compostagem para aproveitar restos de alimentos da alimentação escolar, para fazer adubo orgânico se tornando nutrientes para a horta.

Atividades:

Pesquisa na internet sobre a importância da reciclagem e reuso dos resíduos. Roda de conversa para socialização dos resultados. Pesquisa como montar e conservar uma horta suspensa com PET. Confecção da horta.

Desejos:

Desejo ver a comunidade escolar com uma consciente da importância da preservação ambiental e da alimentação saudável.

Pessoas:

Envolverá os alunos a princípio, a ideia é conscientizá-los para que conscientizem as pessoas que estão a sua volta e assim formar uma rede de disseminação da ideia.

Novidades da equipe

03. Um dia na sua casa

10
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Eu jogaria o lixo nas lixeiras que tivessem nome,metal,vidro,plastico,papel e não reciclavel temos que organizar nosso planeta para nao ficar poluido entao temos que oraganizar nossas coisas.

02. Menos é mais

10
Nov

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

Era uma vez um menino que chamava lino ele não gostava de jogar o lixo no lugar de lixo . Mais um dia ele avistou um menino e perguntou o seu nome - oi qual nome

03. Desenhando a Campanha

10
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

essa caopanha muito interesante para nossa turma

02. Planejando a campanha

10
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

o tema que a gente escolheu foi o seguinte '' É hora de reciclar''

04. Mão na massa!

10
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

a mao e bom

05. Avaliação

10
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

a recicla o lixo

03. Desenhando a Campanha

10
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

muito legai esta

04. Mão na massa!

10
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

nois demos que ajutar

03. Um dia na sua casa

10
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Eu encontrei tampa de garrafa,garrafas,rolo de papel,caixas de leite... e com essas coisas criei um boneco. Já tive outras ideias ,mas sempre com as reciclagens.Descobri que da para nós reciclar e inventar ao mesmo tempo foi muito legal o meu irmão também esta reciclando.Descobri também que posso reciclar e fazer coisas muito,muito legais para casa assim como minha ti a fez ela fez um guarda sacola.

03. Desenhando a Campanha

10
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

e muito l,egal

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_393833_113374822118534_1201170132_n_1_
ANDRE FERREIRA PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ANDRE FERREIRA PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ANDRE FERREIRA PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ANDRE FERREIRA PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ANDRE FERREIRA PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ANDRE FERREIRA PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 18 membros (ver todos)