Top_images

4 Rs para restaurar o planeta

ALDINO PINOTTI PREFEITO EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Estamos desenvolvendo um projeto que visa sensibilizar os alunos a terem um consumo consciente.

Atividades:

Debates em grupo, cartazes das ideias e conclusões do grupo e jogos virtuais do Edukatu.

Desejos:

Desenvolver atitudes de consumo consciente na vida de nossos alunos e da comunidade escolar.

Pessoas:

Sim, envolve a comunidade escolar dos 2º anos.

Novidades da equipe

05. Avaliação

29
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Achei o primeiro percusso muito interessante e divertido, pois envolve games, liga-pontos e vídeos. Acredito que poderia se investir mais em materiais multimídia para dinamizar os textos. Também acredito que os arquivos para colocarmos em anexos poderiam ser documentos no word porque houve pesquisas que não consegui incluir no site. E gostaria de afirmar que gostei do projeto e usarei no ano que vem, mas espero que ele se inicie logo no começo do ano para da mais tempo de explorar com os alunos e assim participar das competições.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Daiana Cristina Santana

04. Mão na massa!

29
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Acredito que sensibilizamos a escola e resgatamos a participação da comunidade escolar para o fortalecimento da coleta seletiva. Porém, ainda estamos colhendo os frutos dessa iniciativa e avaliando os resultados que serão mais perceptíveis a longo prazo visto que envolve mudanças atitudinais de toda escola.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Daiana Cristina Santana

03. Desenhando a Campanha

29
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Medium_img_20171128_214326658

Resposta:

Os alunos estão ensaiando a coreografia da música "Reciclar da Turma da Mônica" e estão produzindo cartazes explicando os 4Rs e com frases sobre conscientização dos resíduos. Além de estar promovendo uma iniciativa de separação do lixo orgânico dos demais lixos para a criação de um composteira. As crianças estão ansiosas para o dia da apresentação.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Daiana Cristina Santana

02. Planejando a campanha

29
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

Conscientizar os alunos através da tabela anexada a quantidade de lixo produzido em nossa escola por dia, semana e mês e assim promover uma reflexão sobre o desperdício de comida durante os momentos do lanche, uso dos banheiros e uso do material escolar. Com isso faremos uma apresentação a todos da escola com cartazes elucidativos e a música: Reciclar da Turma da Mônica. Esta apresentação será com o intuito de reeducar os alunos para o consumo consciente e redução do resíduo gerado. Obs: Não consegui enviar a foto da tabela devido ao tamanho do arquivo.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Daiana Cristina Santana

09. Catadores de recicláveis

29
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Neste trabalho optamos por realizar uma entrevista com a gestão escolar, pois nossa escola já realiza e participa de um programa da prefeitura que recolhe os reciclados e o repassa para as cooperativas. Segue em anexo no portfólio a entrevista realizada com a diretora onde ela dá detalhes deste processo.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Daiana Cristina Santana

03. Um dia na sua casa

21
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_20171121_093032-collage

Resposta:

A nossa turma propôs uma exposição de invenções recicladas que ficou super interessante. O legal é que tivemos ajuda das famílias para a criação de cada invenção. Juntos percebemos que o lixo pode realmente virar arte!

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Daiana Cristina Santana

05. Feira de trocas

21
Nov

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Medium_20171121_093057-collage

Resposta:

Nossa feira da troca foi um sucesso! Todos os alunos aproveitaram e propuseram realizar a feira no dia do brinquedo. E a atividade foi tão positiva que os estudantes doaram mais de um brinquedo que futuramente serão doados a uma entidade carente.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Daiana Cristina Santana

02. Menos é mais

3
Out

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Medium_hqs_edukatu

Resposta:

Nesta aula os alunos produziram tirinhas com a temática: Como reduzir e reutilizar o uso dos recursos naturais do nosso planeta. Tivemos grandes ideias que relembraram o que podemos fazer dentro de nossas casas e até mesmo ideias que envolveram alternativas para grandes indústrias. Os alunos foram estimulados a usarem a criatividade e registraram ideias para fomentar um consumo cada vez mais sustentável.

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Daiana Cristina Santana

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Comer, Dividir e Brincar do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_10984207_754058824715949_6180992024177796307_n
ALDINO PINOTTI PREFEITO EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ALDINO PINOTTI PREFEITO EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ALDINO PINOTTI PREFEITO EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ALDINO PINOTTI PREFEITO EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ALDINO PINOTTI PREFEITO EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 24 membros (ver todos)