Top_default

Batucanto

PAULO FREIRE PROFESSOR EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Trabalhar temas transversais que ressaltam a preservação do meio ambiente tem sido a diretriz de muitos trabalhos na escola. Assim, elaboramos um projeto simples que promove o pensamento consciente sobre o reaproveitamento de objetos que seriam descartados no lixo e que podem poluir o meio ambiente, como é o caso de copos de plástico e garrafas pet. Escolhemos a Arte como ferramenta, nos sensibilizando enquanto repensamos nossos maus hábitos relacionados ao lixo que produzimos diariamente.

Atividades:

• Buscar materiais que seriam descartados no lixo para transformá-los em objetos sonoros. • Aprender a percutir copos de plástico. • Promover debates sobre os 4 “R”, buscando entre os educandos respostas criativas.

Desejos:

Desejamos que as crianças passem a produzir menos resíduos, aproveitar o que pode ser aproveitado, encaminhar para reciclagem o que pode ser encaminhado, ser criativos em relação aos materiais que podem ser utilizados, especialmente como forma de arte.

Pessoas:

Nosso projeto envolve as duas turmas de quarto ano. Entretanto, o trabalho com música por meio da percussão de copos é atrativo também para outras crianças que acabam por se interessar pelas atividades que estamos desenvolvendo. As crianças trouxeram os copos que seriam descartados no lixo de suas casas. Assim, puderam dizer a seus pais que nem tudo é lixo e que muitas coisas são reaproveitáveis.

Novidades da equipe

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

6
Dez

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

ggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggttttt

0
0
quase 7 anos
Publicado por Thiago dos Santos Silva
da Equipe Batucanto

03. Desafio o ar que eu respiro

6
Dez

Você e sua equipe devem tirar fotos que mostrem como está a situação do ar onde vocês vivem. Depois devem escolher juntos as quatro melhores que mostram essa realidade e postá-las no espaço abaixo. Cada integrante da equipe pode postar uma foto.

Se sua cidade tem áreas poluídas e outras onde o ar tem melhor qualidade, mostre essas diferenças!

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Foto_arque_respiro2
Blank

Resposta:

0
0
quase 7 anos
da Equipe Batucanto

05. Efeito estufa

6
Dez

Você sabe o que é efeito estufa? E aquecimento global?

O aquecimento global é resultado do aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Ele é consequência do modo de produção e do estilo de vida da sociedade de hoje.

Cada produto que consumimos tem uma história, que começa na extração de matérias-primas, passa pela produção e transporte e termina no descarte. Em todas essas etapas, ocorrem emissões de gases de efeito estufa. Nossas escolhas de consumo têm, portanto, impacto direto no aquecimento global.

Pequenas mudanças de hábito podem contribuir muito no combate às mudanças climáticas.

Veja cinco atitudes que você pode ter para diminuir suas emissões de gases de efeito estufa.

Depois faça um desenho no computador ou em papel para ilustrar uma das cinco atitudes que você aprendeu, e publique pelo campo abaixo.

Image07
Blank

Resposta:

0
0
quase 7 anos
Publicado por Thiago dos Santos Silva
da Equipe Batucanto

05. Avaliação

27
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Conseguimos trabalhar com música, utilizando os materiais que reunimos. Mas não conseguimos ainda realizar nossa feira de troca, mas vamos programar para antes das férias, ou então para um novo projeto para o ano que vem.

0
0
quase 7 anos
Publicado por Sandra Valeria Simões

04. Mão na massa!

27
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Conseguimos fazer uma apresentação musical para a escola utilizando objetos sonoros percutidos. Esses objetos seriam descartados no lixo, mas agora são instrumentos musicais.

0
0
quase 7 anos
Publicado por Sandra Valeria Simões

03. Desenhando a Campanha

27
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

A partir dos materiais que reaproveitamos, aprendemos a criar ritmos e batidas, ensaiando algumas músicas e apresentamos para toda a escola, mostrando que é possível reutilizar materiais que seriam descartados no lixo, produzindo arte, ao invés de lixo.

0
0
quase 7 anos
Publicado por Sandra Valeria Simões

02. Planejando a campanha

27
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

O tema do nosso projeto é Musicanto - fazendo música com objetos reutilizáveis. Utilizamos copos de iogurte, requeijão, garrafas pet, latinhas de massa de tomate para percussão e confecção de instrumentos musicais de percussão.

0
0
quase 7 anos
Publicado por Sandra Valeria Simões

05. Avaliação

27
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Conseguimos trabalhar com música, utilizando os materiais que reunimos. Mas não conseguimos ainda realizar nossa feira de troca, mas vamos programar para antes das férias, ou então para um novo projeto para o ano que vem.

0
0
quase 7 anos
da Equipe Batucanto

04. Mão na massa!

27
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Conseguimos fazer uma apresentação musical para a escola utilizando objetos sonoros percutidos. Esses objetos seriam descartados no lixo, mas agora são instrumentos musicais.

0
0
quase 7 anos
da Equipe Batucanto

03. Desenhando a Campanha

27
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

A partir dos materiais que reaproveitamos, aprendemos a criar ritmos e batidas, ensaiando algumas músicas e apresentamos para toda a escola, mostrando que é possível reutilizar materiais que seriam descartados no lixo, produzindo arte, ao invés de lixo.

0
0
quase 7 anos
da Equipe Batucanto

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
PAULO FREIRE PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
PAULO FREIRE PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
PAULO FREIRE PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
PAULO FREIRE PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
PAULO FREIRE PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
PAULO FREIRE PROFESSOR EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 32 membros (ver todos)