Top_default

Água fonte da vida

COELHO NETO EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

• Compreender a importância da água; • Utilizar a água corretamente; • Entender a água como um recurso indispensável à vida; • Construir explicações orais a partir das pesquisas e estudos; • Incentivar as crianças trazerem óleo para a escola. O Projeto nasceu de uma necessidade da minha turma, pois na hora da escovação observei que as crianças gastavam muito água

Atividades:

• Onde encontramos água no Planeta? Observar o Globo Terrestre; • Será que toda essa água serve para beber? • Conhecer uma conta de água • Rodas de conversa: Falar sobre a água, seus usos e importância; Como podemos economizar a água na escola?; Como podemos economizar a água em casa?; • Pesquisas em livros, revistas e internet sobre a seca; • Imagens do Greepeace e outras, mostrando a seca; • Construir cartazes de conscientização do uso da água e espalhar pela escola e redondezas;

Desejos:

Leva-los a perceber o quanto a água é importante e por isso temos que preserva-la

Pessoas:

Pesquisa com os pais, roda envolvendo os pais e funcionários da escola, confecção de cartazes para serem colocados na escola e região

Novidades da equipe

05. Avaliação

10
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Medium_10_11_2017_22_31_54

Resposta:

O Projeto foi um sucesso. As crianças ficaram muito entusiasmada e a coleta de materiais recicláveis aumentou significativamente. Eles se sentiram responsáveis e levaram muito a sério a nossa campanha.

1
0
aprox. 7 anos
Publicado por Patricia Orvati Zinetti

04. Mão na massa!

10
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Medium_10_11_2017_22_25_38

Resposta:

Agora mão na massa, fomos no Ateliê reutilzarmos os materiais trazidos pelas crianças.

1
0
aprox. 7 anos
Publicado por Patricia Orvati Zinetti

03. Desenhando a Campanha

10
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Medium_10_11_2017_22_18_00

Resposta:

Após assistir o vídeo, conversamos sobre a campanha dos materiais reutilizáveis e recicláveis e fizemos um bilhete coletivo para envolver a família nesse Projeto. Segue bilhete

1
0
aprox. 7 anos
Publicado por Patricia Orvati Zinetti

02. Planejando a campanha

6
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Medium_06_11_2017_13_19_29

Resposta:

Assistimos o vídeo e optamos por fazer uma campanha de coleta de materiais recicláveis para reutilzarmos no Ateliê para trabalho em Artes.

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Patricia Orvati Zinetti

09. Catadores de recicláveis

1
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Medium_ecoponto

Resposta:

Na nossa escola temos ecopontos, sendo assim observamos os trabalhadores virem recolher os materiais recicláveis e as crianças fizeram algumas perguntas para eles. Após esse momento fomos no ecoponto e separamos os materiais recicláveis que as crianças trouxeram

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Patricia Orvati Zinetti

05. Feira de trocas

1
Nov

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

Essa atividade devido a altura do ano, deixarei para 2018. Penso em realizar com a turma uma troca de livros envolvendo além dos alunos, toda a comunidade escolar, inclusive os pais.

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Patricia Orvati Zinetti

03. Um dia na sua casa

30
Out

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_lixo

Resposta:

A parceria com a família é sem sombra de duvida o carro feche para o sucesso do projeto, sendo assim, escrevemos um bilhete solicitando materiais recicláveis e observamos na roda todos os materiais que eles trouxeram e separamos quais dariam para reaproveitar. No final observamos que apenas uma pequena parte irá para a reciclagem. nessa atividade eles refletiram na pratica como diminui a quantidade de lixo quando temos uma atitude consciente.

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Patricia Orvati Zinetti

02. Menos é mais

30
Out

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Patricia Orvati Zinetti

02. Menos é mais

30
Out

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Medium_escova__o_1

Resposta:

Nessa etapa do circuito, devido a idade e sequencia que estou desenvolvendo com a minha turma, adaptei essa atividade para o tema água, pois o consumo consciente da mesma é muito importante e observei ser um conteúdo necessário para trabalhar com a minha turma. Então após conversa em roda e elencar quais medidas devemos tomar para diminuirmos o gasto, um das sugestões da turma foi a escovação com a canequinha e com essa atitude já observei que eles estão cumprindo o combinado e sucessivamente observo menos brincadeira e desperdício na hora da escovação

0
0
aprox. 7 anos
Publicado por Patricia Orvati Zinetti

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_20171012_212113
COELHO NETO EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 1 membro (ver todos)