E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?
Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.
Novo Desafio em grupo!
Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!
Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.
Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Resposta:
As aulas de artesanato já são ministradas constantemente com os nossos educandos da EJA, visando trazer conhecimentos artísticos e desenvolvimento criativo, utilizando diversos materiais, incluindo os recicláveis.
Nesta atividade em questão, propiciamos a confecção de um porta retrato/recado, utilizando palitos de sorvete, pregadores de roupas, tintas, pedrarias, sobras de papéis e papelão. Sendo assim, sugerimos que os educandos confeccionassem o objetivo solicitado da forma que achassem melhor, porém após o término da produção, haveria uma troca entre eles, ou seja, a confecção não deveria ser para si e sim para ser presenteada a um colega de turma.
Foi notável o envolvimento e o entusiasmo dos educando quanto a confecção e a troca dos artefatos produzidos por eles.
Como educadora, foi gratificante a experiência, e posteriormente já pensamos em aplicar e enriquecer atividades e propostas como essa.
OBS: O envio da foto não foi possível.