Top_default

Cores, Saberes e Prazeres

INSTITUTO AKATU | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto trabalhado neste ano de 2017 com os educandos na EJA tem como objetivo a exploração dos textos informativos, trazendo temas variados e proporcionando aos educando uma visão mais ampla de mundo, envolvendo os diversos conhecimentos. Com isso, assuntos como consumo consciente e sustentabilidade acabam fazendo parte deste processo de aprendizagem.

Atividades:

Trabalhamos muito com rodas de conversas, onde os educandos têm a oportunidade se expressarem, discutirem e mostrar seus pontos de vista. Também foram trabalhados os textos informativos, afim de proporcionar a interpretação e compreensão os conteúdos apresentados.

Desejos:

Já é possível ver mudanças no comportamento e no pensamento dos educandos, porém acredito que essa seja apenas o início. Assuntos como esses têm que ser sempre lembrados e discutidos, pensando nisso, o projeto terá continuidade e maior amplitude no próximo ano, visando mais ações e a integração com os demais alunos da escola.

Pessoas:

Este projeto contou com a participação e orientação das gestoras da escola e da PAPP com o auxílio na realização das aulas feitas da sala de informática.

Novidades da equipe

05. Avaliação

29
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Como citado na atividade anterior, tivemos pouco tempo para trabalhar com o projeto, porém o pouco trabalhado foi gratificante ver a curiosidade, a participação e o envolvimento dos nossos educandos durante as atividades propostas. Em formação, nos foi passado que plataforma Edukatu foi desenvolvida basicamente para os alunos do Ensino Fundamental, e apesar de termos aplicamos estes conteúdos com os educandos na EJA, achamos que há muita coerência e que as propostas em questão podem ser estendidas a outras turmas também, afinal os temas abordados aqui, são temas cada vez mais atuais e acessíveis a todas as idades.

04. Mão na massa!

29
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Infelizmente, começamos o projeto já perto do final do ano, mas mesmo assim, foi possível começar a "plantar a sementinha" da reciclagem em nossos educando. Pretendemos dar continuidade no projeto e aprofundar as ações já citadas no próximo ano.

03. Desenhando a Campanha

29
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

Para dar continuidade ao projeto, realizamos algumas assembleias e atividades relacionadas ao assunto, pois acreditamos que o exemplo tem que partir primeiramente de casa. Se tratando de adultos que apresentam, muitas vezes, as opinião já são bem formadas, o processo de aceitação e principalmente de transformação, acaba sendo uma pouco mais trabalhoso, mas acreditamos que estamos alcançando alguns progressos. Foram pensados também, na confecção de cartazes de conscientização para serem colocados em pontos estratégicos no espaço da escola. Em conversa com a direção, também estamos pensando em ampliar o espaço do ponto de coleta de materiais recicláveis presente na escola para a comunidade ao redor, porém isso é algo que tem que ser muito bem pensado para que não fique algo desorganizado. Pensando nisso, o projeto em questão, deverá primeiro ser implementado como os educandos da EJA como forma de teste e se obtivermos resultados positivos, essa atitude pode ser expandida para o restante da comunidade.

02. Menos é mais

28
Nov

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Medium_hq-eja

Resposta:

Na aula de Informática com auxílio da PAPP Analúcia, os educandos montaram a História em Quadrinhos de forma coletiva. Para nutrição antes da montagem da HQ, os educandos assistiram o vídeo "Consumo Responsável" (https://youtu.be/KlV3ASpM19M). Foi possível observar a participação da maioria dos educandos e a satisfação ao término da confecção.

02. Planejando a campanha

21
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

Como nossa escola já possui um ponto de descarte de materiais recicláveis, aproveitamos o gancho para enfatizar a importância e continuação desse projeto. É possível notar que a escola está envolvida neste processo, porém ainda é possível fazermos mais. Muitos de nossos educandos têm os filhos estudando na mesma escola, por esse motivo, os próprios acharam relevante propor uma interação entre os diferentes períodos, salientando a importância de aumentar a quantidade de materiais recicláveis.

0
0
aprox. 7 anos

03. Um dia na sua casa

21
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_foto_6

Resposta:

Em nossa escola estamos trabalhando este projeto com os alunos da EJA, por esse motivo, adaptamos a atividade proposta para que se tornasse algo mais significativo para eles. A princípio, fizemos um levantamento através de uma lista coletiva dos produtos que os alunos costumam jogar no lixo de casa. Depois, digitamos todas as palavras e fizemos um "quiz", na qual os alunos teriam que ler a palavra sorteada, dizer se era um material reciclável ou não e colar no cartaz correto exposto na lousa (MATERIAL RECICLÁVEL/MATERIAL NÃO RECICLÁVEL). A atividade contou com a participação e interesse de todos os alunos, possibilitando grandes discussões durante o processo. OBS: Não foi possível enviar a foto.

0
0
aprox. 7 anos

09. Catadores de recicláveis

21
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Em nossa escola já existe uma parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, onde na própria escola existe um ponto de descarte e coleta. Esse ponto é exclusivo para o uso dos materiais recicláveis da escola, e conta com a participação e conscientização de todos os setores, seja ele em sala de aula, secretária e cozinha. Há também a coleta de óleo de cozinha, essa coleta conta com a parceria dos pais, que trazem o óleo de casa e em troca recebem o sabão feito a partir deste mesmo óleo. A coleta é feita pelos caminhões da Prefeitura todas as segundas-feiras. OBS: Não foi possível enviar a foto.

0
0
aprox. 7 anos

05. Feira de trocas

7
Nov

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

As aulas de artesanato já são ministradas constantemente com os nossos educandos da EJA, visando trazer conhecimentos artísticos e desenvolvimento criativo, utilizando diversos materiais, incluindo os recicláveis. Nesta atividade em questão, propiciamos a confecção de um porta retrato/recado, utilizando palitos de sorvete, pregadores de roupas, tintas, pedrarias, sobras de papéis e papelão. Sendo assim, sugerimos que os educandos confeccionassem o objetivo solicitado da forma que achassem melhor, porém após o término da produção, haveria uma troca entre eles, ou seja, a confecção não deveria ser para si e sim para ser presenteada a um colega de turma. Foi notável o envolvimento e o entusiasmo dos educando quanto a confecção e a troca dos artefatos produzidos por eles. Como educadora, foi gratificante a experiência, e posteriormente já pensamos em aplicar e enriquecer atividades e propostas como essa. OBS: O envio da foto não foi possível.

0
0
aprox. 7 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
INSTITUTO AKATU
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_iphone_junho_336
JOSE GETULIO ESCOBAR BUENO PROF EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
JOSE GETULIO ESCOBAR BUENO PROF EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 1 membro (ver todos)