Top_solidariedade_social2

Sustentabilidade!?...

EM MARIA ADELAIDE ROSSI | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Como organização educacional acreditamos que a escola tem um compromisso com a sociedade: contribuir na formação de cidadãos conscientes de seu lugar no mundo, estimulando os alunos à mudança prática de atitudes e na formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética do ser humano, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável de vida em nosso planeta.

Atividades:

Feiras solidarias e de troca; troca de óleo por sabão ecológico - projeto papa óleo do instituto triângulo; Oficinas de reaproveitamento de sucatas; Palestras e Vídeos de conscientização ecológica; Pesquisas sobre hábitos de consumo de água, energia e destinação de resíduos; Elaboração e confecção de cartazes, tabelas e gráficos informativos; Implantação de hortas/ herbarium de pequeno porte horizontais e verticais, composteiras orgânicas;

Desejos:

Contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seu lugar no mundo, estimulando a mudança prática de atitudes e de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie na conservação do planeta como um todo.

Pessoas:

Nosso projeto vem sendo desenvolvido desde 2014, sempre com enfoque diferente e envolve não só os professores e alunos, mas parceiros e comunidade, aproveitamos momentos de atividades extra classe e sábados letivos, além das próprias aulas onde podemos abordar assuntos relacionados, pois entendemos que a participação deve ser ampla e continua. Vice-diretora : Erica Raquel Fernandes Bobrzyk, Coordenadora Pedagógica: Maria Aparecida da Silva Pinheiro, Professores: Francielle Fernanda Sandri, Isabel Cristina de Lima Bueno, Márcia César Campos Bedin, Nerivan Farias Souza, Silmara de Cassia Matiello, Sônia Sakamoto, Andreia Rodrigues Tiozo.

Novidades da equipe

05. Avaliação

27
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Todos os educandos se sentem comprometidos com o destino adequado do lixo. pretendem alertar a comunidade na qual estão inseridos

0
0
quase 7 anos

04. Mão na massa!

27
Nov

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Pelas falas significativas dos alunos conseguimos perceber o envolvimento de todos.

0
0
quase 7 anos

03. Desenhando a Campanha

27
Nov

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

Realizar campanha publicitária de conscientização sobre a importância de todos para sucesso da reciclagem

0
0
quase 7 anos

02. Planejando a campanha

27
Nov

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

Coleta de óleo de cozinha e envio para cooperativas para fazer sabão

0
0
quase 7 anos

09. Catadores de recicláveis

27
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Alunos que enviam óleo de cozinha para cooperativas que transformam em sabão.

0
0
quase 7 anos

05. Feira de trocas

27
Nov

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

óleo trazido pelos educandos, troca pelo sabão em barra

0
0
quase 7 anos

02. Menos é mais

27
Nov

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

Maria separou todos os resíduos domésticos e destinou usando recipientes adequados

0
0
quase 7 anos

03. Um dia na sua casa

27
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

CD pode ser reaproveitado em artesanato. Embalagens plásticas podem ser utilizadas em outras finalidades de uso. Por exemplo utilidades domésticas, artesanato, etc.

0
0
quase 7 anos

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

12
Set

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

Entendemos que desenvolver atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade é urgente e necessário.. Percebemos que os resíduos sólidos podem ser fonte de recursos financeiros também, a partir de sua reciclagem, e devemos começar em casa com a reutilização de descartáveis e dando o destino certo para todos os materiais que podem ser reciclados

0
0
aprox. 7 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EM MARIA ADELAIDE ROSSI
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
INSTITUTO AKATU
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
INSTITUTO AKATU
SAO PAULO, SP

e mais 1 membro (ver todos)