Top_default

IluminaAÇÂO

JANETE MALLY BETTI SIMOES PROFESSORA EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Este projeto é apenas um teste e foi cadastrado pelo professor com o intuito de conhecer melhor a plataforma do Edukatu e seus circuitos de aprendizagem.

Atividades:

Este projeto é apenas um teste e foi cadastrado pelo professor com o intuito de conhecer melhor a plataforma do Edukatu e seus circuitos de aprendizagem.

Desejos:

Este projeto é apenas um teste e foi cadastrado pelo professor com o intuito de conhecer melhor a plataforma do Edukatu e seus circuitos de aprendizagem.

Pessoas:

Este projeto é apenas um teste e foi cadastrado pelo professor com o intuito de conhecer melhor a plataforma do Edukatu e seus circuitos de aprendizagem.

Novidades da equipe

02. Observando a água em nossa casa

25
Jul

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

tomar banho por menos tempo,quando lavar a louca desliga a torneira,quando escova os dentes támbem desliga a torneira e usar um balde na hora de lavar o caro

0
0
aprox. 6 anos
da Equipe IluminaAÇÂO

02. Observando a água em nossa casa

14
Jun

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

Na minha casa eu ajudo explicando para minha mãe e para meu pai que quando a gente fossa fazer alguma coisa que envolvesse água nos pensacimos primeiro para não desperdiçar à água

0
0
mais de 6 anos
da Equipe IluminaAÇÂO

02. Observando a água em nossa casa

11
Jun

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

0
0
mais de 6 anos
Publicado por Cátia Silva dos Santos

03. Um dia na sua casa

24
Nov

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Medium_a

Resposta:

Nessa atividade, focamos na separação das cascas de alimentos, que seriam jogadas no lixo e reutilizamos para a compostagem.

0
0
quase 7 anos
Publicado por Cátia Silva dos Santos

02. Menos é mais

24
Nov

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Medium_carlos_e_maria_2

Resposta:

História em quadrinhos, realizada em dupla, em sala de aula. Abordamos temas como Sustentabilidade e Consumo consciente.

0
0
quase 7 anos
Publicado por Cátia Silva dos Santos

05. Feira de trocas

10
Nov

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Medium_varal_solidario

Resposta:

Em nossa escola, fizemos uma adaptação para a realização da feira de trocas. Na verdade, realizamos uma atividade que intitulamos de "Varal solidário". Dessa forma, foi proposto às crianças que conversassem com os pais e observassem se tinham, em casa, roupas que não lhes serviam mais, que estivessem em bom estado e pudessem ser doadas. As crianças traziam a peça de roupa e penduravam no varal e, em troca, levavam uma ficha para concorrer a uma cesta de supermercado, através de sorteio. Os produtos da cesta foram doados pelo grupo de professores da escola. A atividade foi um sucesso! Conseguimos arrecadar muitas roupas que foram destinadas para uma Ação Solidária de um grupo de pessoas, que realiza um trabalho social em povoados localizados em regiões de vulnerabilidade social, no estado da Bahia. A vivência ofereceu às crianças e famílias, de um modo geral, a possibilidade de praticar a Solidariedade e a Sustentabilidade. A cesta de supermercado foi sorteada! Enfim, agimos em comunhão, escola e famílias, fazendo Educação!! Educação de verdade, aquela que promove o bem estar coletivo!!

0
0
quase 7 anos
Publicado por Cátia Silva dos Santos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no Energia Todo Dia do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Energia Todo Dia do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
JANETE MALLY BETTI SIMOES PROFESSORA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
JANETE MALLY BETTI SIMOES PROFESSORA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
JANETE MALLY BETTI SIMOES PROFESSORA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
JANETE MALLY BETTI SIMOES PROFESSORA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
JANETE MALLY BETTI SIMOES PROFESSORA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
JANETE MALLY BETTI SIMOES PROFESSORA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 24 membros (ver todos)