Top_foto

Educação é direito, cuidar do meio ambiente é dever.

COLEGIO LA SALLE | CANOAS - RS

Projeto da equipe

Ideias:

Começamos nos reunindo em grupos para construir a situação problema, o título e as hipóteses, até entrarmos em um acordo para elaboração do projeto sobre a Educação Ambiental e Sustentabilidade. Durante o ano, junto com os componentes curriculares, tivemos diversas atividades relacionadas ao projeto da turma como: músicas, textos (reportagens), paródias e entre outros. Assim a turma elaborou diversas ações de conscientização à Educação Ambiental.

Atividades:

Plantar mudas de árvores no ambiente escolar, cada turma ficar responsável por uma muda de árvore; Trabalho com as demais turmas sobre sustentabilidade (e propor ações); Questionário com a comunidade escolar para saber o que necessita melhorar no bairro em relação ao meio ambiente; A partir do resultado da pesquisa ir na prefeitura e solicitar melhorias juntamente com a comunidade; Cuidar das árvores que já estão na escola e procurar como ajudar o meio ambiente no ambiente escolar; Relacionar os projetos das outras turmas “Ver com a turma 322 cachorros desabrigados de rua; Sair no bairro para conscientizar os moradores a cuidar do meio ambiente para termos futuro sustentável ; Saída pedagógica; Oficina de reciclagem com as demais turmas; Pesquisas sobre quanto tempo os objetos que nós jogamos no chão demora para se decompor.

Desejos:

No fim do projeto da turma desejamos ter criado uma atmosfera em todo o ambiente escolar de conscientização que cada ser é responsável no seu cotidiano a terem atitudes sustentáveis para a preservação do meio em que estamos.

Pessoas:

O Projeto sobre a educação ambiental e sustentabilidade abrange toda a comunidade escolar. Todas ações propostas pela turma do 9º ano é exposta para as demais turmas da escola, assim conscientizando a todos a importância de como cada um pode contribuir para a preservação dos recursos naturais potencializando a sustentabilidade do planeta.

Novidades da equipe

05. Muito mais que alimento

21
Fev

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Descubra quais alimentos são iguais nos diários do grupo. Depois veja quais deles são industrializados, escolha um e pesquise as informações que estão na embalagem. Durante a pesquisa tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Você vai notar que, qualquer que seja o produto, a embalagem traz a lista de seus ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Não sabe o que isso significa ou como ler essas informações? Confira no texto Alimentação Boa Pra Você. Essas informações podem ajudar, e muito, a compor refeições mais equilibradas.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Blank

Resposta:

07. Desafio dos 4 Rs

21
Fev

Você e sua equipe têm agora um desafio para reduzir a quantidade de lixo produzida e reutilizar materiais!

É hora de escolherem juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar após o uso. Devem pensar como poderiam reutilizá-lo, sugerindo até mesmo uma nova finalidade para ele.

Conheça o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo: Artistas do Plástico.

Veja alguns links para inspirar todos vocês!

Recicloteca

Toodo Eco

Gecko Stickers

Publique a imagem do item no espaço abaixo, contando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs.

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Capriche! A ideia pode inspirar muitas pessoas!

Blank

Resposta:

podemos usar somente as coisas necessarias, reduzir o uso de coisas que agridem a natureza, utilizar materiais reciclaveis, separar o lixo, não colocar o lixo no chão.

13. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

21
Fev

Chegamos ao final da primeira fase. Você gostou do que vimos neste percurso?

Escreva abaixo quais atividades você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar! :D

Blank

Resposta:

Gostamos de aprender novas palavras. Essas atividades nos incentivaram a cuidar mais do nosso planeta e descobrimos um pouco mais de como economizar para não prejudicar o mesmo.

13. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

21
Fev

Chegamos ao final da primeira fase. Você gostou do que vimos neste percurso?

Escreva abaixo quais atividades você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar! :D

Blank

Resposta:

Gostamos de aprender novas palavras. Essas atividades nos incentivaram a cuidar mais do nosso planeta e descobrimos um pouco mais de como economizar para não prejudicar o mesmo.

04. Bacias hidrográficas

21
Fev

O Brasil conta com 12% de toda a água doce existente no planeta. Toda essa água se encontra distribuída através de uma grande rede fluvial de rios e bacias divididas em 12 regiões hidrográficas.

Conheça mais sobre as Principais bacias hidrográficas do Brasil.

Veja também um mapa interativo da ANA – Agência Nacional das Águas, onde é possível pesquisar informações pelo endereço.

Você sabe qual região hidrográfica banha a sua cidade? Então conte no post:

1) Qual é sua cidade?

2) Qual a bacia de sua região?

3) Qual o rio dessa bacia que passa mais perto da região da escola?

1_-_rio3_pure
Blank

Resposta:

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

21
Fev

Nós estamos todos conectados! Nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós.

Para minimizar os impactos negativos, é preciso que cada um faça sua parte e consuma de maneira consciente!

Desafio: Separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como é possível diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com sua família sobre que mudanças vocês podem adotar, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

At3
Blank

Resposta:

fazendo uma simples separação de lixo,não jogando lixo no chão,utilizando somente coisas recicláveis.

05. Muito mais que alimento

20
Fev

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Descubra quais alimentos são iguais nos diários do grupo. Depois veja quais deles são industrializados, escolha um e pesquise as informações que estão na embalagem. Durante a pesquisa tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Você vai notar que, qualquer que seja o produto, a embalagem traz a lista de seus ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Não sabe o que isso significa ou como ler essas informações? Confira no texto Alimentação Boa Pra Você. Essas informações podem ajudar, e muito, a compor refeições mais equilibradas.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Blank

Resposta:

arroz, feijão , carne, batata palha, salada

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
COLEGIO LA SALLE
CANOAS, RS
Thumb_sq_default
COLEGIO LA SALLE
CANOAS, RS
Thumb_sq_default
COLEGIO LA SALLE
CANOAS, RS
Thumb_sq_default
COLEGIO LA SALLE
CANOAS, RS
Thumb_sq_photo
COLEGIO LA SALLE
CANOAS, RS