Top_default

O ar que me move

ESTEVAO DE FARIA RIBEIRO ARQUITETO EMEIEF | SANTO ANDRE - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Apresentar para os alunos outros tipos de energia e optamos por focar na energia eólica, o trabalho com a energia elétrica acontece ha muito tempo e até hoje não atingimos o resultado esperado em relação ao consumo consciente e cuidado com a natureza e os riscos para a geração de energia elétrica. Pensamos em trabalhar a eólica por se tratar de uma energia limpa e pouco divulgada na região sudeste.

Atividades:

Conscientização do consumo de energia elétrica levantamento dos saberes prévios discussão em rodas de conversa pesquisa com as famílias Pesquisas em sites relacionados Filme "O menino que descobriu o vento" Catavento para estudo do movimento Confeccionar com alunos marcadores de livro em forma de catavento e em conjunto com outro projeto da unidade. utilização da plataforma Edukatu

Desejos:

Que a nova geração entenda e se conscientize da importância de suas atitudes no consumo consciente e nas possibilidades do uso de energia limpa.

Pessoas:

Alunos, professores, funcionários, famílias, comunidade escolar e engenheiro ambiental

Novidades da equipe

03. Desafio o ar que eu respiro

13
Set

Você e sua equipe devem tirar fotos que mostrem como está a situação do ar onde vocês vivem. Depois devem escolher juntos as quatro melhores que mostram essa realidade e postá-las no espaço abaixo. Cada integrante da equipe pode postar uma foto.

Se sua cidade tem áreas poluídas e outras onde o ar tem melhor qualidade, mostre essas diferenças!

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Foto_arque_respiro2
Blank

Resposta:

0
0
aprox. 5 anos
da Equipe O ar que me move

02. De onde vêm as coisas?

29
Ago

Agora é hora de saber mais sobre a origem das coisas e como elas chegam até você:

1) Você e sua equipe devem pesquisar, em sites e livros ou perguntando para seus professores, de que materiais são feitos os objetos que vocês escolheram - incluindo o balde!

2) Depois de pesquisar, façam uma lista dos recursos naturais presentes nesses materiais ou objetos que vocês escolheram e de como esses produtos chegaram do local em que foram produzidos até você.

3) Já fizeram a lista? Então publiquem aqui:

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 5 anos
da Equipe O ar que me move

09. Toda a escola unida!

28
Ago


Agora que vocês já pensaram em tudo, é hora de colocar a mão na massa!

Vamos chamar todos na escola para ajudarem a transformá-la num exemplo de consumo consciente de água.

Durante as atividades, lembre-se de fazer fotos e vídeos das pessoas participando e colocando em prática as ideias que vocês pensaram.


Depois, escreva o que achou da campanha e publique a foto de alguma atividade. Você também pode postar o link para um vídeo que vocês tenham produzido.

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 5 anos
da Equipe O ar que me move

01. Por onde começar?

28
Ago

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

Blank

Resposta:

é legal

0
0
aprox. 5 anos
da Equipe O ar que me move

08. Escolhas com economia

27
Ago

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

Etiqueta A. Menor consumo de energia (kWh/mês).

0
0
aprox. 5 anos
da Equipe O ar que me move

04. Como seriam?

6
Ago

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre a origem das coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? O que mudaria em sua produção? E em seu deslocamento até onde você as comprou?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Medium_jellyfish

Resposta:

edsfvdjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjgdsgvsxfdvbdfhcnvbbdrjgjggsdfgshghhjjgeryhe46yrsygrgryhyryh

0
0
mais de 5 anos
da Equipe O ar que me move

03. Entrevista

6
Ago

Você já fez alguma entrevista? Vamos ver do que as pessoas acham que as coisas são feitas e como chegam até vocês?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para a casa de um dos seus colegas de equipe e pedir às pessoas da sua família para escolher um dos objetos e contar para você do que ele é feito e onde, e como foi transportado.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Medium_penguins

Resposta:

wrtetszdfgszdtfgdghhwzryhjsrtetyrgyhvdetyjfhxdrtydkmhxrjtehzrgha\iglhduivkartsegdhnjcgfjdrjd

0
0
mais de 5 anos
da Equipe O ar que me move

02. De onde vêm as coisas?

6
Ago

Agora é hora de saber mais sobre a origem das coisas e como elas chegam até você:

1) Você e sua equipe devem pesquisar, em sites e livros ou perguntando para seus professores, de que materiais são feitos os objetos que vocês escolheram - incluindo o balde!

2) Depois de pesquisar, façam uma lista dos recursos naturais presentes nesses materiais ou objetos que vocês escolheram e de como esses produtos chegaram do local em que foram produzidos até você.

3) Já fizeram a lista? Então publiquem aqui:

Medium_koala

Resposta:

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaeeeeeeeeeeeeeeeeeaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

0
0
mais de 5 anos
da Equipe O ar que me move

02. De onde vêm as coisas?

6
Ago

Agora é hora de saber mais sobre a origem das coisas e como elas chegam até você:

1) Você e sua equipe devem pesquisar, em sites e livros ou perguntando para seus professores, de que materiais são feitos os objetos que vocês escolheram - incluindo o balde!

2) Depois de pesquisar, façam uma lista dos recursos naturais presentes nesses materiais ou objetos que vocês escolheram e de como esses produtos chegaram do local em que foram produzidos até você.

3) Já fizeram a lista? Então publiquem aqui:

Medium_koala

Resposta:

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaeeeeeeeeeeeeeeeeeaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

0
0
mais de 5 anos
da Equipe O ar que me move

06. O que tem no seu alimento?

6
Ago

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Escolha o alimento industrializado que estiver na lista de mais gente e analise as informações que estão na embalagem. Independente do que tiver sido escolhido, seu rótulo tem informações que podem ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada, como a lista de ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Essas informações são importantes pois ajudam a comparar os produtos usando o rótulo, assim você pode escolher aqueles com menores quantidades de açúcar ou sódio, por exemplo.

Com a ajuda de seu professor, pesquise para saber o que cada uma dessas informações quer dizer e tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Blank

Resposta:

666

0
0
mais de 5 anos
da Equipe O ar que me move

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEB MARIA ADELAIDE
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ESTEVAO DE FARIA RIBEIRO ARQUITETO EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
ESTEVAO DE FARIA RIBEIRO ARQUITETO EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
MARIA ADELAIDE EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
ESTEVAO DE FARIA RIBEIRO ARQUITETO EMEIEF
SANTO ANDRE, SP
Thumb_sq_default
ESTEVAO DE FARIA RIBEIRO ARQUITETO EMEIEF
SANTO ANDRE, SP

e mais 24 membros (ver todos)