- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Ahhhhh :(
Já terminamos o Percurso!
Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?
Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?
Escreva abaixo o que você achou:
Resposta:
Projeto importante e prazeroso de trabalhar com os alunos. As sugestões de aula são ótimas e os vídeos bem produzidos, porém, não houve possibilidade de fazer as atividades do circuito, visto que há muitos alunos e alguns necessitam de auxílio constante das professoras.
Também houve problemas de falha na internet e suspensão de algumas aulas no laboratório de informática por motivo de outras atividades da unidade escolar como, Conselho de Classe, reunião de pais, etc...
Esse projeto deu-se em conjunto com as turmas do 2º ano da Prof. Mércia e 3º anos da Prof. Fátima.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!
Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.
Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.
Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.
Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!
Resposta:
Os “Agentes do Bem” com suas famílias produziram lindos objetos e brinquedos com sucata e fizeram exposição dos trabalhos para apreciação de outras turmas e das famílias. E, por fim, encerraram os trabalhos brincando com o que fizeram.
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!
Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.
Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?
Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!
Resposta:
Os “Agentes do Bem” produziram cartazes para a campanha, conscientizando a respeito dos 4rs e fizeram a apresentação dos cartazes produzidos.
Utilizaram de imagens a fim de sensibilizar os pais e outros alunos nos painéis e fixar o significado de cada "R".
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Agora é hora de você começar a colocar em prática!
Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.
O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.
Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.
Tema escolhido? Contem pra gente!
E não esqueçam de contar como e quanto mediram!
Resposta:
O Projeto iniciou com a Milena (Akatu), em uma roda de conversa com as turmas individualmente, para verificar o que sabiam a respeito dos 4rs e seguida pelo desenvolvimento de uma atividade.
Logo após, juntamente com as professoras Mércia (2º ano) e Fátima (3º ano), fizemos encontros para estudar o assunto com vídeos da plataforma e atividades.
As turmas foram designadas em “Agentes do Bem”, com algumas tarefas para cumprir:
- Orientar na hora do café e almoço alunos de outras professoras a um consumo consciente, evitando dessa maneira, o desperdício de alimento. Também tinham que orientar os mesmos a depositar as sobras nos lugares certos. Foram colocados 2 recipientes: 1 para casca de frutas e outro para os restos de comida.
- Aprender a descartar o lixo de acordo com o material
- Incentivar os pais a utilizarem sacolas retornáveis nas compras, evitando assim, as sacolinhas plásticas
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 2
Agora é hora de você começar a colocar em prática!
Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.
O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.
Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.
Tema escolhido? Contem pra gente!
E não esqueçam de contar como e quanto mediram!
Resposta:
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.
Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.
Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?
Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.
Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!
A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!
Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.
Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.
Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?
Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.
Resposta:
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.
Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.
Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?
Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.
Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!
A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!
Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.
Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.
Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?
Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.
Resposta:
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?
Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.
Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.
Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?
Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.
Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.
Conta pra gente como foi?
Resposta:
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!
Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:
O que tem no seu lixo que não é lixo?
Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.
Resposta:
- Estilos Sustentáveis de Vida
- -
- Turma que Recicla
- -
- Fundamental 1
- -
- Fase 1
Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.
Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.
Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?
Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.
Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!
A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!
Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.
Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.
Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?
Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.
Resposta: