Top_energia

Uso Consciente de energia elétrica.

MARCOS ROGERIO DA ROSA EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da Equipe

Ideias:

A proposta do projeto envolve atividades e ações que visam a reflexão acerca do consumo consciente de energia elétrica , bem como conhecimento de fontes alternativas e uso das tecnologias de forma sustentável. Justificativa: Pensando no grande desperdício de energia elétrica que acontece nos ambientes ( escolar e residencial ) professores e alunos discutirão sobre as diferentes fontes de energia e o impacto ambiental causado por cada uma delas, assim como o uso eficiente das tecnologias em prol da preservação do meio ambiente.

Atividades:

Estudo dos diferentes tipos de energia ,dos impactos da produção, cuidados e economia de energia elétrica . • Pesquisa da evolução da tecnologia e seu impacto no consumo de energia elétrica. • Analise e monitoramento das contas de energia residencial. • Pesquisa, acompanhamento e construção de gráfico que refletem o gasto de energia na escola no período de fevereiro a agosto. • Entrevista com a Equipe Gestora sobre a manutenção dos recursos tecnológicos utilizados no ambiente escolar (luz, computador, ventiladores, tomadas, interruptores).

Desejos:

  • Conscientizar os envolvidos sobre a importância de usar a energia elétrica sobre o desperdício, levando a reflexão de que a energia move o mundo.
  • Estimular os envolvidos a pensar de onde vem a energia que alimenta os recursos tecnológicos utilizados no cotidiano.
  • Refletir/ discutir os tipos de energia, vinculando o tema a outras questões ambientais.
  • Desenvolver atitudes que evitem o desperdício de energia elétrica e estimular o uso eficiente das tecnologias no ambiente escolar e residencial.
  • Compreender/perceber como o desperdício de energia elétrica e o uso indevido dos recursos tecnológicos causam danos ao meio ambiente.

Pessoas:

Experimentos (circuitos) . Produto final: • Divulgação do consumo de energia na escola através de gráficos e cartazes. • Produção de vídeos com dicas de consumo consciente. • Construção de jogos de percurso/memória . • Elaboração de “Quizz” ( net/lab). • Construção de maquete ( robótica ). • Desenvolver batalha de rimas acerca do tema ( parceria com arte ). Envolve também a comunidade

Novidades da Equipe

02. Observando a água em nossa casa

17
Set

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

Olha, todos nós podemos ajudar em alguma maneira, mas...a preguiça não, então, DEIXA DE SER PREGUIÇOSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

07. O que você achou do Percurso Terra?

17
Set

Já terminamos o Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando... \o/

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que você achou do Percurso Terra. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Vamos lá?

Blank

Resposta:

EDUKATU, PARA DE MANDAR A GENTE ESCREVER TEXTO, NÃO AGUENTO MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

06. Campanha na rua!

17
Set

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora disseminar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Blank

Resposta:

Não sei, não fiz... Motivos "pessoais". Kkkkkk mentira mesmo.

05. Campanha

17
Set

Você já participou de alguma? E você sabe por que as pessoas organizam campanhas?

No vídeo abaixo, vai ver que a turma da Mônica criou uma música para mostrar às pessoas a importância da reciclagem. Então é isso! As pessoas fazem campanhas quando querem defender ou apoiar algo!

Que tal liderar uma campanha para que mais pessoas adotem os 4 Rs, que você viu na primeira fase desse percurso?

Pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Escreva abaixo: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Você e sua equipe podem contar pra gente o que planejam com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos! Poste abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

Amo Turma da Mônica, assisto desde pequena

04. Como seriam?

17
Set

Agora que você já descobriu o que os outros pensam sobre a origem das coisas, que tal ir além?

Provavelmente, parte das coisas que você escolheu para o seu balde são feitas de plástico.

Mas nem sempre foi assim: o plástico como conhecemos hoje tem menos de um século. O que nos leva à pergunta dessa atividade: Se essas coisas não fossem de plástico, como seriam? Os produtos seriam mais pesados? Como a gente embalaria as coisas e carregaria líquidos, por exemplo?

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor. Vale também pesquisar, usar sua criatividade e responder em texto ou em desenho, como você preferir. Publique sua resposta abaixo:

Assista...

Blank

Resposta:

sei lá

03. Entrevista

17
Set

Você já fez alguma entrevista? Vamos ver do que as pessoas acham que as coisas são feitas e como chegaram até vocês?

É simples, basta levar o balde de sua equipe para a casa de um dos seus colegas de equipe e pedir às pessoas da sua família para escolher um dos objetos e contar para você do que ele é feito.

Registre as respostas: vale gravar um vídeo ou fazer um texto e tirar fotos. As respostas podem te surpreender!

Compartilhe conosco sua(s) entrevista(s) publicando no YouTube e colando o link abaixo(se for vídeo) ou postando abaixo (se for texto e fotos):

Blank

Resposta:

olha, fiz uma entrevista sobre alimentação saudável, porém, nada do que foi apresentado aqui

02. De onde vêm as coisas?

17
Set

Agora é hora de saber mais sobre a origem das coisas:

1) Você e sua equipe devem pesquisar, em sites e livros ou perguntando para seus professores, de que materiais são feitos os objetos que vocês escolheram - incluindo o balde!

2) Depois de pesquisar, façam uma lista dos recursos naturais presentes nesses materiais ou objetos que vocês escolheram.

3) Já fizeram a lista? Então publiquem aqui:

Blank

Resposta:

não fiz isso na escola, NADA NA ESCOL ksksksks

01. Escolha objetos e monte o seu balde!

17
Set

Pronto para começar um novo desafio?

Na fase 1 você pôde entender melhor que tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza e que, para ter esses mesmos recursos no futuro, temos que utilizá-los de maneira consciente.

Agora é a hora de pensar como podemos colocar isso em prática! Vamos lá?

1) Você e sua equipe devem escolher três objetos de seu cotidiano. Vale tudo: caneta, lápis, borracha, giz, caderno... Basta que sejam coisas concretas e façam parte do seu dia a dia. Coloque-as dentro de um balde, que vai guardar esses objetos até o fim das atividades.

2) Agora, vamos enfeitar o balde? Vale colagem, pintura, etiquetar, grafite... Fica a critério de vocês como personalizar o seu projeto.

Terminou? Tire uma foto e publique aqui pra gente ver como ficou!

Medium_sapatilhas-ballet

Resposta:

11. Avaliando o Percurso Terra fase 1

16
Set

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

amei tudooo

10. Explorando o território

16
Set

Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?

Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.

Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)

Post-it_2
Blank

Resposta:

sei lá

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no do circuito

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
MARCOS ROGERIO DA ROSA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARCOS ROGERIO DA ROSA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARCOS ROGERIO DA ROSA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARCOS ROGERIO DA ROSA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARCOS ROGERIO DA ROSA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP
Thumb_sq_default
MARCOS ROGERIO DA ROSA EMEB
SAO BERNARDO DO CAMPO, SP

e mais 71 membros (ver todos)