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Reaproveitamento de alimentos

SALVADOR GORI PROF EMEB | SAO BERNARDO DO CAMPO - SP

Projeto da Equipe

Ideias:

Sim. Onde os alunos vão refletir sobre o que comer, quando e quanto.

Atividades:

Pesquisas, leitura, vivências, preparação de receitas e criação de composteira.

Desejos:

Manter a composteira e ensinar a comunidade a ter a sua.

Pessoas:

Envolve a comunidade, pais, professores e funcionários.

Novidades da Equipe

01. Por onde começar?

9
Ago

Bem-vindo ao Percurso Energia Todo Dia!

Pronto pra encarar esse desafio? Aqui, vamos falar um pouco de energia, algo que usamos o tempo todo, quase sem perceber. E como podemos consumir esse recurso com mais consciência.

Mas, você sabe o que é consumo consciente? E como o que você faz todo dia influencia isso? Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais:

Agora, que tal fazer um desenho para representar tudo o que você assistiu? Depois, é só juntar tudo que todo mundo da sua equipe tiver feito e criar um grande mural coletivo. Além de ser bonito, certeza que esse painel vai ter uma mensagem bem bacana para todo mundo que quiser saber um pouco mais sobre o projeto de vocês.

Compartilha com a gente como ficou o resultado final? Poste abaixo uma foto do seu desenho ou do mural.

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Resposta:

02. Alimentação Boa Pra Você

7
Ago

Uma alimentação saudável e variada é essencial para crescer com saúde e ter energia para aprender e brincar. Todos os grupos de alimentos são importantes para sua nutrição e, para que possam fazer bem para você, devem estar presentes na quantidade e frequências ideais em suas refeições.

Vamos começar a agitar a equipe? Vocês vão se dividir em grupos para pesquisar - vale buscar na Internet, conversar com professores, procurar em livros...

Cada grupo será responsável por pesquisar as características de um grupo de alimentos (construtores, reguladores e energéticos) e de seus principais nutrientes (proteína, carboidrato, gordura, fibras, vitaminas e minerais). Fizemos uma listinha de perguntas para orientar a busca:

  • Quais alimentos compõem esse grupo?
  • Qual a época da safra de cada um deles(para frutas, legumes e verduras)?
  • Qual a importância de saber sobre a época da safra?
  • De que região cada alimento é?
  • Quais benefícios para o nosso corpo?
  • O que acontece quando não consumimos esse alimento?
  • O que acontece quando consumimos mais do que precisamos?

Já encontrou as respostas? Que tal compartilhar com todo mundo? Poste abaixo e converse com seus colegas.

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Resposta:

arroz,ccccenoura

02. Alimentação Boa Pra Você

7
Ago

Uma alimentação saudável e variada é essencial para crescer com saúde e ter energia para aprender e brincar. Todos os grupos de alimentos são importantes para sua nutrição e, para que possam fazer bem para você, devem estar presentes na quantidade e frequências ideais em suas refeições.

Vamos começar a agitar a equipe? Vocês vão se dividir em grupos para pesquisar - vale buscar na Internet, conversar com professores, procurar em livros...

Cada grupo será responsável por pesquisar as características de um grupo de alimentos (construtores, reguladores e energéticos) e de seus principais nutrientes (proteína, carboidrato, gordura, fibras, vitaminas e minerais). Fizemos uma listinha de perguntas para orientar a busca:

  • Quais alimentos compõem esse grupo?
  • Qual a época da safra de cada um deles(para frutas, legumes e verduras)?
  • Qual a importância de saber sobre a época da safra?
  • De que região cada alimento é?
  • Quais benefícios para o nosso corpo?
  • O que acontece quando não consumimos esse alimento?
  • O que acontece quando consumimos mais do que precisamos?

Já encontrou as respostas? Que tal compartilhar com todo mundo? Poste abaixo e converse com seus colegas.

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Resposta:

Quais alimentos compõem esse grupo? CONSTRUTORES e CARBOIDRATO:Carnes, peixes e frango; Ovo Leite e derivados, como iogurte e queijo Leguminosas, como amendoim, feijão, soja, lentilha e grão-de-bico Como castanha de caju, amêndoas. CARBOIDRATO:Frutas ricas em carboidratos e fibras: ameixa, mamão, figo, Alimentos integrais: arroz integral, arroz com grãos, macarrão integral, pão integral ou pão com sementes vegetais: beterraba, couve, brócolis, couve-flor Grãos: feijão, lentilha, grão de bico Qual a época da safra de cada um deles (para frutas, legumes e verduras)? CONSTRUTORES e CARBOIDRATO: Qual a importância de saber sobre a época da safra? Para saber quando comprar colher e vender De que região cada alimento é? Carnes, peixes e frango; Ovo; Leite e derivados, Leguminosas, como amendoim, feijão, soja, lentilha e grão-de-bico, como castanha de caju e amêndoas Frutas ameixa, mamão, figo, Alimentos integrais: arroz integral, arroz com grãos pão integral ou pão com sementes vegetais: beterraba, couve, brócolis, couve-flor Grãos: feijão, lentilha, grão de bico. Na maioria das vezes são feitos na zona rural nordeste e centro-oeste, e os outro industrialmente o que significa que também pode ser feita em quase qualquer lugar Quais benefícios para o nosso corpo A PROTEÍNA: é boa na defesa do organismo, no fortalecimento da musculatura e na regulagem dos hormônios. Os carboidratos são fontes imediatas de energia para o bom funcionamento do cérebro e sangue. CONSTRUTORES:Permitir o crescimento durante a infância e adolescência Construir células do sangue e de todos os tecidos do organismo Estimular o crescimento da massa muscular Cicatrizar tecidos após ferimentos, queimaduras e cirurgias CARBOIDRATO:Os carboidratos fornecem energia ao nosso corpo para que possamos desempenhar inúmeras funções, vitais para nos manter fortes e saudáveis. Embora muitos acreditem que os carboidratos são nocivos à saúde, já que muitos médicos o retiram da dieta de algumas pessoas, estes são essenciais ao bom funcionamento do organismo. O que acontece quando não consumimos esse alimento? Os carboidratos e proteínas são muito importantes e tem que está na refeição mas se não se alimentar disso terá alguns problemas de saúde O que acontece quando consumimos mais do que precisamos? Algumas pessoas recorrem a dietas restritivas em proteína para perder peso, ganhar massa magra ou melhorar o desempenho da musculação, mas esse excesso pode sobrecarregar o rim, entupir artérias e até mesmo prejudicar o coração, como alertou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar Porém é importante tomar cuidado com a ingestão exagerada dos carboidratos, pois quando os carboidratos não são transformados em energia, se acumulam pelo corpo em forma de gordura. https://www.tuasaude.com/alimentos-construtores/ acesso em 07/08/2019 às 9h18 https://www.cpt.com.br/cursos-gastronomia/artigos/quais-os-beneficios-dos-carboidratos-para-o-organismo acesso em 07/08/2019 às 10h37 http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/04/ingerir-proteina-e-essencial-na-dieta-mas-excesso-causa-riscos-saude.html acesso em 12/08/2019 às 10h28

01. Diário de Mesa

7
Ago

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

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Resposta:

8:37 cafe com leite quantidade um copo 12:09 arroz,feijão,com carne bovino quantidade um prato 12:11 suco de maracujá quantidade um copo 3:51 arroz,carne quantidade um prato 21:45 pão com manteiga quantidade quatro pão 21:47 leite com chocolate

01. Diário de Mesa

7
Ago

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

Blank

Resposta:

7;30 pão com mantega e café com leite 11;30 arroz,feijão,carne 15;45 arroz,feijão,carne e salada 18;20 pão com mantega e leite 21;00 arroz,feijão e carne

01. Diário de Mesa

6
Ago

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

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Resposta:

horário quantidade descrição do alimento 8:40 1 1 pão com meio copo com café com leite 9:15 1 1 danette 11:00 1 1 copo com água 12:50 1 1 prato com lasanha com arroz,carne e um copo com refrigerante 14:14 1 copo com água 13:00 1 1 pedaço de bolo de chocolate e prestigio 19:17 1 1 prato com linguiça,carne,feijão e arroz e um copo de refrigerante 21:05 1 um pedaço de bolo 22:46 1 1 copo com água 23:50 1 1 mini crepe (panqueca) 7:37 1 1 mini crepe (panqueca)

01. Diário de Mesa

5
Ago

Você é o que você come? Você sabe o que come? Muitas vezes comemos sem parar para pensar o que estamos comendo. Será que você sabe quais alimentos estão mais presentes no seu dia a dia?

Vamos fazer uma experiência? Anote todos os alimentos que você comeu e bebeu durante um dia. Não esqueça de anotar a quantidade (uma colher, um copo, um pedaço) e como foi preparado (assado, frito ou cozido, comprado pronto, feito em casa ou em restaurante). Registre tudo, tudinho mesmo, desde de um pedacinho de bolo até um copo de água.

Aproveite para compartilhar uma foto com a gente, ou desenhar uma de suas refeições.

A lista está pronta? Escreva abaixo para mandar pra gente suas anotações.

Blank

Resposta:

08:23 1 pão inteiro e mais uma banda 08:23 1 copo de café adoçado 12:48 1 prato com arroz,salada,carne moída e tomate 12:48 2 copos de suco de laranja por volta das 4:30 um sorvete misto 08:30 1 espeto de morango com chocolate 10;00 1 mine pizza de frango com catupiri

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

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Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

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Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

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Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

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Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

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