Top_default

5Sustentáveis

ESCOLA MUNICIPAL SANTA CLARA | CANDEIAS - BA

Projeto da Equipe

Ideias:

Este projeto é apenas um teste e foi cadastrado pelo professor com o intuito de conhecer melhor a plataforma do Edukatu e seus circuitos de aprendizagem.

Atividades:

Este projeto é apenas um teste e foi cadastrado pelo professor com o intuito de conhecer melhor a plataforma do Edukatu e seus circuitos de aprendizagem.

Desejos:

Este projeto é apenas um teste e foi cadastrado pelo professor com o intuito de conhecer melhor a plataforma do Edukatu e seus circuitos de aprendizagem.

Pessoas:

Este projeto é apenas um teste e foi cadastrado pelo professor com o intuito de conhecer melhor a plataforma do Edukatu e seus circuitos de aprendizagem.

Novidades da Equipe

12. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

20
Nov

Blank

Resposta:

Os alunos receberam as atividades pelo Whatsapp, acredito que se recebessem impressa seria melhor. Algumas atividades precisei tirar dúvidas e em outras pedir que corrigisse.

11. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

12
Nov

Blank

Resposta:

Cuidar é preciso! A partir desta máxima, nunca é demais, falar, sentir, vivenciar, acordar se estiver adormecido, atitudes e hábitos salutares à natureza, que tem como consequência, nosso próprio bem-estar. As atividades e os videos postados em duas formas pdf e em word para facilitar a acessibilidade, obteve sucesso com alguns alunos, contudo, outros tantos tiveram dificuldades. Através de orientações foram sanadas e aconteceram as atividades normalmente . Para esta turma não houve necessidade de adaptação, entretanto,foram acrescentados outras atividades com o objetivo de explorar mais os conteúdos. Muitos interagiram e responderam acertadamente, outros demonstraram dificuldades, sendo corrigidas no decorrer das atividades. Assim como o título do nosso projeto, 5S- sustentável, é pra toda vida.

0
0
13 dias
Publicado por Elenice Barboza

09. Catadores de recicláveis

12
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Para trabalhar as atividades do Percurso Turma que Recicla Fun1, foi iniciado uma conversa sobre a importância da reciclagem e da coleta seletiva, na sequência foi apresentado novamente o vídeo 1, para sistematizar os conhecimentos.Os alunos desenharam o símbolo da reciclagem, as lixeiras e escreveram sobre a reciclagem e sobre os catadores de materiais recicláveis. Na etapa seguinte foi indicado o jogo reciclak, uns acessaram facilmente, outros não e alguns acessaram por outro site.Trabalhou-se também a letra da música da Turma da Mônica: É preciso reciclar, seguido da exibição do vídeo, nesta atividade desenharam meu planeta sustentável. Em outra etapa, assitiu o vídeo 2 da atividade 10. Terminada a visualização, foi feita uma chamada, para falar o que mais chamou a atenção e para uma aluna ler a questão, responder e acontecer um debate: concordo X discordo. Para finalizar a atividade, foi convidado a assistir o vídeo: Por que precisa reciclar? (Tricolicos).

0
0
13 dias
Publicado por Elenice Barboza

09. Catadores de recicláveis

12
Nov

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Para trabalhar as atividades do Percurso Turma que Recicla Fun1, foi iniciado uma conversa sobre a importância da reciclagem e da coleta seletiva, na sequência foi apresentado novamente o vídeo 1, para sistematizar os conhecimentos.Os alunos desenharam o símbolo da reciclagem, as lixeiras e escreveram sobre a reciclagem e sobre os catadores de materiais recicláveis. Na etapa seguinte foi indicado o jogo reciclak, uns acessaram facilmente, outros não e alguns acessaram por outro site.Trabalhou-se também a letra da música da Turma da Mônica: É preciso reciclar, seguido da exibição do vídeo, nesta atividade desenharam meu planeta sustentável. Em outra etapa, assitiu o vídeo 2 da atividade 10. Terminada a visualização, foi feita uma chamada, para falar o que mais chamou a atenção e para uma aluna ler a questão, responder e acontecer um debate: concordo X discordo. Para finalizar a atividade, foi convidado a assistir o vídeo: Por que precisa reciclar? (Tricolicos).

0
0
13 dias
Publicado por Elenice Barboza

03. Um dia na sua casa

15
Out

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Para a realização das atividades 3 e 4 do Percurso Turma que Recicla Projeto Edukatu. Foi trabalhado o conceito e a dinâmica de um diário, o armazenamento e a coleta de lixo. A princípio surgiram algumas resistências e dúvidas, tais como: não colocar lixo todos os dias na rua; se era pra separar e contar o lixo e que não tinha tempo pra isso, etc. Fez-se necessário orientações mais reforçadas em grupo e em particular,para melhor compreensão. A execução da atividade da cruzadinha com a leitura do infográfico, foi bem tranquila para minha surpresa.

0
0
aprox. 1 mês
Publicado por Elenice Barboza

02. Menos é mais

13
Out

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

Para a realização das atividades 1 e 2 do Percurso Turma que Recicla Projeto Edukatu. Inicialmente foi feitoa apresentação do projeto e foi orientado o diagnóstico amostral, o questionário inicial ( marco zero). Passando para o levantamento prévio das questões envolvendo as palavras lixo e resíduos, a leitura das questões pelo professor e também pelos pais. A partir daí foram aplicadas as atividades. Os alunos conseguiram realizá-las, demonstrando a princípio dificuldades na execução devido ao distanciamento e por conta da indisponibilidade dos pais, assim como o despreparo de outros. Contudo o resultado foi satisfatório.

0
0
aprox. 1 mês
Publicado por Elenice Barboza

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL SANTA CLARA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL SANTA CLARA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL SANTA CLARA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL SANTA CLARA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL SANTA CLARA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL SANTA CLARA
CANDEIAS, BA

e mais 20 membros (ver todos)