Top_default

o meio ambiente e o cuidado com o lixo e o uso consciente do plástico.

ESCOLA MUNICIPAL EDITH DIAS DOS SANTOS | CANDEIAS - BA

Projeto da equipe

Ideias:

Não existe ainda.

Atividades:

Não existe ainda.

Desejos:

A conscientização dos alunos em reutilizar e reciclar,alguns materiais que são descartados como lixo.

Pessoas:

Não existe ainda, estamos em processo no máximo 20 alunos irão participar.

Novidades da equipe

08. O que achou?

2
Set

Blank

Resposta:

em andamento.

0
0
mais de 2 anos

07. Mão na massa!

2
Set

Agora que você sabe mais como consumir o plástico de forma consciente, é hora de você juntar a galera e colocar a mão na massa!

Primeiro, reúna a sua equipe para decidir um tema para a sua campanha! Vocês podem falar sobre o consumo, a redução, a reutilização e a reciclagem do plástico ou sobre outros temas abordados ao longo do percurso, como os plásticos verdes e biodegradáveis.

Depois, vocês vão pensar o passo a passo da campanha, quais são seus objetivos, quais os materiais necessários, quais os resultados esperados e quem mais pode ajudar (seus pais, responsáveis, vizinhos, amigos etc.).

E aí, é só colocar suas ideias em prática!

Caso não seja possível encontrar seus(suas) colegas para realizar a campanha, vocês podem mobilizar as pessoas através das redes sociais, como o Blog da Rede da Plataforma Edukatu.

Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Vamos nessa?

Aproveite o espaço abaixo para comentar como a campanha foi desenvolvida! Qual foi o tema escolhido? Como a turma participou da campanha? Quem mais participou? Quais foram os resultados alcançados?

Blank

Resposta:

O ciclo da logística reversa explica o fluxo dos resíduos da reciclagem no Brasil. Inicia-se na fabricação do produto, posteriormente segue para distribuição onde é direcionado para o varejo e ganha o alcance dos consumidores. Após o consumo os resíduos continuam o ciclo, sendo descartados para a coleta seletiva, eles são triados pelas cooperativas de reciclagem, caso contrário são enviados para aterros e lixões. Ao serem devidamente triados, há a venda para recicladoras finais, que fazem a reciclagem e comercializam para a indústria, fechando desta forma o ciclo.

0
0
mais de 2 anos

05. Reciclagem do plástico

2
Set

Você já usou algum produto feito de plástico reciclado? E você sabia que esses produtos precisam de menos energia e água para a sua produção?

É isso mesmo, por isso a reciclagem é tão importante! Com ela precisamos de menos recursos da natureza para produzir novos produtos, já que reaproveitamos o que seria jogado fora para criar coisas novas.

Tudo isso acontece com a ajuda dos catadores de materiais recicláveis, que levam os materiais recicláveis, inclusive o plástico, para o lugar correto para serem reciclados.

E todos nós podemos colaborar, separando os resíduos produzidos nas nossas casas, escolas e comunidades de forma adequada e também fazendo escolhas de consumo melhores!

Saiba mais sobre a importância da reciclagem e como colaborar no infográfico abaixo:

Que tal resumir o que você entendeu desta atividade? Vale escrever ou desenhar, como você preferir! Aproveita o espaço abaixo e manda pra gente:

Edukatu_info_reciclagem_pl_stico_final
Blank

Resposta:

E é claro que o impacto de todos os resíduos trazem muitas consequências negativas, no entanto, com elas, diversas oportunidades para aplicação de soluções criativas e lucrativas surgem, criando um diferencial de mercado. Muitas marcas, inclusive, já iniciaram ações para um marketing sustentável.Existem ferramentas para lidar com a questão da reciclagem à nível corporativo mas que por serem complexas assustam muitos empreendedores. Nós queremos descomplicar um pouco dessas soluções para que você comece a aplicar e fomentar a reciclagem no seu empreendimento, sem perder muito tempo.

04. Do Plástico ao Plástico

2
Set

Se bem aproveitado, o plástico pode ser um grande aliado. O uso do plástico tornou vários objetos mais higiênicos, baratos, leves e resistentes.

Mas como saber se estamos tirando o melhor proveito desse material?

Confira no vídeo abaixo e faça as atividades sugeridas por seu professor ou professora. Depois, conta para a gente o que você achou:

Assista...

Blank

Resposta:

O primeiro passo é separar e lavar o plástico com água e sabão ou na máquina de lavar louça. Em seguida, o material precisa ser moído em partículas. Para pequenas quantidades, uma destruidora de papel e CDs com corte transversal funciona bem. Para quantidades maiores, há granuladores de resíduos industriais

0
0
mais de 2 anos

02. O plástico que nos cerca

2
Set

Você já pensou como seria um dia na vida de uma família se não existisse o plástico? É quase impossível hoje pensarmos nossa vida sem sua invenção.

Dele surgiram muitas evoluções importantes: mochilas mais resistentes, apontadores que não enferrujam, estojos à prova d'água...E embalagens, que ajudam a conservar melhor tudo que a gente consome, principalmente a comida.

Usamos em quase tudo, mas não pensamos no que acontece quando jogamos plástico fora em vez de reaproveitar ou reciclar. Por isso, temos uma quantidade muito grande de resíduos plásticos, e isso se tornou um problema de todos.

Para ajudar a entender por que isso acontece, basta ver os números. Você sabe a quantidade de plástico que é produzida no Brasil e no mundo? E o quanto é reciclado?

Confira no infográfico abaixo:

Que tal resumir o que você entendeu desta atividade? Vale escrever ou desenhar, como você preferir! Aproveita o espaço abaixo e manda pra gente:

Edukatu_info_consumo_pl_stico_final
Blank

Resposta:

“O planeta não seria capaz de suportar a população atual e futura sem o plástico originado do petróleo. Os materiais sucedâneos, como vidro, metal ou papel, trariam problemas de outra natureza, entre eles aumento do consumo de energia ou de água.”

0
0
mais de 2 anos

12. O que você achou do percurso?

22
Out


Já terminamos o Percurso Energia Todo Dia!


Mas nossa ação está apenas começando. Quanto mais gente participar, melhor!!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Escreva abaixo o que você achou das atividades do Percurso Energia Todo Dia. Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar. Vamos lá?

Blank

Resposta:

amei

0
0
mais de 3 anos

11. Hora de celebrar!

22
Out

E não há melhor comemoração que contar uma história, né?

Reúna sua equipe e faça uma roda de contação de histórias - alguém começa, montando uma história a partir dos aprendizados que vocês compartilharam neste percurso. E os demais continuam...

Pode ser na sala de aula, no laboratório, na quadra... Vamos lá? É só usar a criatividade!

Depois de terminar, conta pra gente como ficou a história! E compartilhe as fotos também!

Blank

Resposta:

amei

0
0
mais de 3 anos

10. Feira de Ciências

22
Out

Agora é hora de mostrar para todo mundo o experimento que você fez!

Junto com seu professor e o resto de sua equipe, você pode organizar uma Feira de Ciências para exibir seu experimento e contar pra escola toda tudo que você e sua equipe aprenderam neste percurso e com o trabalho de cada um de vocês.

Vale convidar os pais também! Todo mundo junto, trocando ideias e pensando como consumir energia com mais consciência!

É só planejar, organizar e convidar a galera!

Não esquece de tirar um monte de fotos e depois mandar pra gente, junto com seu depoimento de como foi! Estamos loucos para saber!

Blank

Resposta:

quaretena nao podems se juntar

0
0
mais de 3 anos

09. As alternativas para a energia

22
Out

Mas não é só a energia elétrica que existe, não. Já temos hoje uma série de fontes alternativas de energia, produzidas a partir de fontes renováveis ou com poucos impactos ambientais.

Vamos fazer uma experiência? Basta usar papelão e papel alumínio para conhecer de perto como funciona a energia solar.

É simples, veja abaixo:

1.Com um compasso, desenhe um círculo grande no papelão. E, no meio dele, desenhe um círculo pequeno, do tamanho da ponta do seu dedo. Una os dois círculos com uma linha reta.

2.Agora recorte no círculo grande e corte fora o pequeno, formando um anel. Recorte o anel na linha reta, e junte os dois lados do círculo até formar um funil.

3.Agora é só forrar o lado de dentro do funil com papel alumínio e encaixar o buraco menor em seu dedo, voltando a boca maior para o sol. Em pouco tempo, poderá sentir como o calor do sol aquecerá seu dedo, deixando claro o potencial da energia solar.

Curtiu? Agora que tal fazer seu próprio experimento com uma fonte de energia alternativa?

Vale pesquisar na internet, pedir ajuda aos seus professores ou à sua família.

Depois de construir seu experimento, conte pra gente como foi. E não esquece de postar uma foto bem bacana do seu trabalho!

Blank

Resposta:

nao fiz

0
0
mais de 3 anos

08. Escolhas com economia

22
Out

Vamos testar o que aprendemos?

Abaixo, temos as etiquetas de dois modelos de refrigerador vendidos hoje em dia. Nos aparelhos novos, essa etiqueta está sempre colada na frente, bem às vistas de quem está escolhendo o produto. Mas também está disponível em alguns sites que vendem esses eletrodomésticos pela internet.

Analise as principais informações e ajude a decidir:

1. ETIQUETA A

2. ETIQUETA B

Qual modelo você escolheria? Etiqueta A ou Etiqueta B? Por quê?

Blank

Resposta:

a por que e melhor

0
0
mais de 3 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 1 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 2 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no Energia Todo Dia do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL EDITH DIAS DOS SANTOS
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL EDITH DIAS DOS SANTOS
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL EDITH DIAS DOS SANTOS
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL EDITH DIAS DOS SANTOS
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL EDITH DIAS DOS SANTOS
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL EDITH DIAS DOS SANTOS
CANDEIAS, BA

e mais 16 membros (ver todos)