Top_default

Horta Suspensa

ESCOLA MUNICIPAL JUNQUEIRA FREIRE | CANDEIAS - BA

Projeto da equipe

Ideias:

A idéia do projeto, seria o cultivo de hortaliças e verduras em garrafas pets, sustentadas em paredes, com o intuito de serem utilizadas no preparo dos alimentos da própria escola.

Atividades:

Reciclagem de garrafas pets, reaproveitar sementes dos alimentos de casa.

Desejos:

Que o projeto seja contínuo, com participação eficiente dos alunos e,que tantos os mesmos, como pais e professores, reflitam sobre a consciência do quão importante é o ato de sustentabilidade.

Pessoas:

Pais, alunos e funcionários ficariam responsáveis por recolher/reciclar garrafas pets, e ajudar no plantio.

Novidades da equipe

08. O que achou?

17
Jul

Blank

Resposta:

Gostei muito dessas atividades, espero poder trabalhar com elas na sala de aula, em breve.

0
0
mais de 3 anos

07. Mão na massa!

17
Jul

Agora que você sabe mais como consumir o plástico de forma consciente, é hora de você juntar a galera e colocar a mão na massa!

Primeiro, reúna a sua equipe para decidir um tema para a sua campanha! Vocês podem falar sobre o consumo, a redução, a reutilização e a reciclagem do plástico ou sobre outros temas abordados ao longo do percurso, como os plásticos verdes e biodegradáveis.

Depois, vocês vão pensar o passo a passo da campanha, quais são seus objetivos, quais os materiais necessários, quais os resultados esperados e quem mais pode ajudar (seus pais, responsáveis, vizinhos, amigos etc.).

E aí, é só colocar suas ideias em prática!

Caso não seja possível encontrar seus(suas) colegas para realizar a campanha, vocês podem mobilizar as pessoas através das redes sociais, como o Blog da Rede da Plataforma Edukatu.

Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Vamos nessa?

Aproveite o espaço abaixo para comentar como a campanha foi desenvolvida! Qual foi o tema escolhido? Como a turma participou da campanha? Quem mais participou? Quais foram os resultados alcançados?

Blank

Resposta:

Como já disse antes, é inviável realizar tais atividades, porque a maioria dos alunos não participam das aulas.

0
0
mais de 3 anos

05. Reciclagem do plástico

17
Jul

Você já usou algum produto feito de plástico reciclado? E você sabia que esses produtos precisam de menos energia e água para a sua produção?

É isso mesmo, por isso a reciclagem é tão importante! Com ela precisamos de menos recursos da natureza para produzir novos produtos, já que reaproveitamos o que seria jogado fora para criar coisas novas.

Tudo isso acontece com a ajuda dos catadores de materiais recicláveis, que levam os materiais recicláveis, inclusive o plástico, para o lugar correto para serem reciclados.

E todos nós podemos colaborar, separando os resíduos produzidos nas nossas casas, escolas e comunidades de forma adequada e também fazendo escolhas de consumo melhores!

Saiba mais sobre a importância da reciclagem e como colaborar no infográfico abaixo:

Que tal resumir o que você entendeu desta atividade? Vale escrever ou desenhar, como você preferir! Aproveita o espaço abaixo e manda pra gente:

Edukatu_info_reciclagem_pl_stico_final
Blank

Resposta:

Quanto mais reciclado o plástico for,menos consumo desnecessário será feito. E assim a natureza agradece.

04. Do Plástico ao Plástico

17
Jul

Se bem aproveitado, o plástico pode ser um grande aliado. O uso do plástico tornou vários objetos mais higiênicos, baratos, leves e resistentes.

Mas como saber se estamos tirando o melhor proveito desse material?

Confira no vídeo abaixo e faça as atividades sugeridas por seu professor ou professora. Depois, conta para a gente o que você achou:

Assista...

Blank

Resposta:

Essa é uma atividade muito interessante. Mas no momento não é possível trabalhar com ela, pois a maioria dos alunos não participam das aulas.

0
0
mais de 3 anos

02. O plástico que nos cerca

17
Jul

Você já pensou como seria um dia na vida de uma família se não existisse o plástico? É quase impossível hoje pensarmos nossa vida sem sua invenção.

Dele surgiram muitas evoluções importantes: mochilas mais resistentes, apontadores que não enferrujam, estojos à prova d'água...E embalagens, que ajudam a conservar melhor tudo que a gente consome, principalmente a comida.

Usamos em quase tudo, mas não pensamos no que acontece quando jogamos plástico fora em vez de reaproveitar ou reciclar. Por isso, temos uma quantidade muito grande de resíduos plásticos, e isso se tornou um problema de todos.

Para ajudar a entender por que isso acontece, basta ver os números. Você sabe a quantidade de plástico que é produzida no Brasil e no mundo? E o quanto é reciclado?

Confira no infográfico abaixo:

Que tal resumir o que você entendeu desta atividade? Vale escrever ou desenhar, como você preferir! Aproveita o espaço abaixo e manda pra gente:

Edukatu_info_consumo_pl_stico_final
Blank

Resposta:

É necessário reciclar o plástico para assim poder diminuir o máximo possível, o impacto catastrófico que ele causa à natureza.

0
0
mais de 3 anos

5. Creating our campaign

27
Out

Do you know what a mobilization campaign is?

We have talked about water waste in your house and at school, observed different points of water consumption, created maps, and realized that we can improve the way we use water.

Now it’s time to act and put what we have learned into practice. But not just by ourselves! We are going to create a campaign involving as many people as possible (students, teachers, school staff, family). Let's work together to promote conscious water consumption at school!

WWF France, for example, created a video showing that even a baby knows that water is too important to waste.

The campaign, World’s Largest Lesson, is an initiative from Project Everyone delivered in partnership with many other organizations to mobilize teachers and students around the world to contribute to achieving the 17 Sustainable Development Goals set by the United Nations. This campaign has produced various videos and supporting materials.

So there it is... We create a campaign when we want to change a situation and need to bring together as many people as possible to help!

How’s about creating a campaign to reduce waste and improve the use of water in your school?

Bring your team together to think about ideas for the campaign. Then it’s time to decide how to draw people’s attention and get other students, teachers, and school staff involved. Finally, carefully plan each of the actions saying how and where they will occur – remember to share tasks among the team. Here are some questions that might help:

• Who are we going to ask to help?

• What can we do for the people who agree to help?

• How are we going organize everything and who’s going to do what?

After you have thought of everything, tell us your campaign plans! You can write in the writing space below, make a video, create an image, song, or even a comic strip.

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 4 anos

4. Organizing a swap meet

27
Out

A new group challenge: organizing a swap meet!

There must be loads of stuff in good condition in your house that you don’t use anymore, right? Clothes, shoes, electronics, games, decorative objects, books... we accumulate all sorts of things over time.

Have you ever stopped to think that they may still be useful to someone? Why not organize a swap meet with your friends, neighbors, and even your family!This way, you can REUSE things you don’t use anymore that are still in good condition.

To find out more about this idea, search the web for examples of swap meets held in your country or around the world. What do you think?

Let’s organize a swap meet! Post in the writing space below your class’ ideas and what you have planned.

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 4 anos

1. More awareness, less trash!

27
Out

We are all connected! Our actions affect not only the lives of people who live close to us, but also those of people who are thousands of kilometers away.

To minimize negative impacts, everyone must do their part and consume consciously.

Challenge: Go through the trash bins in your house and separate items that can be recycled; then think about how to reduce your household waste and research the best way of separating it. Talk to your family about the changes you can adopt. Together you can come up with some great ideas!

In the writing space below, tell us what you came up with and what you are going to do to reduce your household waste and dispose of it properly:

Medium_20201027_132459

Resposta:

Achei caixa de sapato, reutilizei para guardar remédios.

0
0
aprox. 4 anos

4. Observing water at home

27
Out

Everyone knows that water is a very precious resource! But... how long do you spend in the shower? It might be nice to sing or play in the shower, but there are much more inspiring places to unleash your voice and imagination, don’t you think? How's about becoming a water detective and discovering where your family can reduce water waste in your house?

1. Observe your household water consumption and note down the activities that use most water (for example, observe how your family washes the dishes, cleans the yard, takes showers, and brushes their teeth).

2. Explain to your family what you learned from the water video and talk about where care can be taken to use only what is really needed, avoiding excessive consumption and waste.

3. Write below: in what ways do you think your family could consume water more consciously? Remember to say what YOU can do too!

4. You can also post a picture or a drawing of your activity! Just click on "Escolher arquivo" and upload it.

Medium_20201027_125830

Resposta:

Consumimos água lavando muitos pratos, lavando a casa. Acredito que reutilizando a água da máquina,reduziremos o uso com outras atividades.

0
0
aprox. 4 anos

04. Lavando as mãos

5
Out

Bom, você já sabe que um dos hábitos de higiene mais simples e mais importantes é lavar as mãos, né? Ajuda a eliminar germes e bactérias que causam muitas doenças, como diarreia, gripe, resfriado, alergias, problemas de pele...

Mas não vale ser de qualquer jeito. Precisa fazer PELO MENOS cinco vezes por dia:


Ficou na dúvida de como fazer? Veja abaixo algumas dicas ou clique aqui para abrir um passo a passo.


E, se você conseguir fazer isso por 21 dias seguidos, vai fazer pra vida toda! Vamos tentar?!

Que tal compartilhar com a gente uma foto de você ou da sua equipe lavando as mãos?

Blank
Medium_20201005_145134

Resposta:

0
0
aprox. 4 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 2 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 1 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Primary School - Age 6 to 11 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL JUNQUEIRA FREIRE
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL JUNQUEIRA FREIRE
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL JUNQUEIRA FREIRE
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL JUNQUEIRA FREIRE
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL JUNQUEIRA FREIRE
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL JUNQUEIRA FREIRE
CANDEIAS, BA

e mais 9 membros (ver todos)