Top_default

Suatentabilidade : responsabilidade de todos nós

CENTRO EDUCACIONAL DISNEYLANDIA | CANDEIAS - BA

Projeto da equipe

Ideias:

Este projeto é apenas um teste e foi cadastrado pelo professor com o intuito de conhecer melhor a plataforma do Edukatu e seus circuitos de aprendizagem.

Atividades:

Este projeto é apenas um teste e foi cadastrado pelo professor com o intuito de conhecer melhor a plataforma do Edukatu e seus circuitos de aprendizagem.

Desejos:

Este projeto é apenas um teste e foi cadastrado pelo professor com o intuito de conhecer melhor a plataforma do Edukatu e seus circuitos de aprendizagem.

Pessoas:

Este projeto é apenas um teste e foi cadastrado pelo professor com o intuito de conhecer melhor a plataforma do Edukatu e seus circuitos de aprendizagem.

Novidades da equipe

11. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

25
Nov

Blank

Resposta:

Sim,tiveram acesso mas poucos deram retorno e não foram preciso adaptar.Sim,os q enviaram estavam de acordo a proposta, foram encaminhados os vídeos, porém alegaram não possuir internet e celular para executar as atividades.Pretendo,o projeto é bom, mais para uma uma presencial e continuar nos anos a frente.

1
0
mais de 3 anos

11. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

25
Nov

Blank

Resposta:

Sim,tiveram acesso mas poucos deram retorno e não foram preciso adaptar.Sim,os q enviaram estavam de acordo a proposta, foram encaminhados os vídeos, porém alegaram não possuir internet e celular para executar as atividades.Pretendo,o projeto é bom, mais para uma uma presencial e continuar nos anos a frente.

1
0
mais de 3 anos

11. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

25
Nov

Blank

Resposta:

Sim,tiveram acesso mas poucos deram retorno e não foram preciso adaptar.Sim,os q enviaram estavam de acordo a proposta, foram encaminhados os vídeos, porém alegaram não possuir internet e celular para executar as atividades.Pretendo,o projeto é bom, mais para uma uma presencial e continuar nos anos a frente.

1
0
mais de 3 anos

11. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

4
Nov

Blank

Resposta:

Os alunos tiveram acesso através dos grupos do zap. formamos os grupos com os alunos e sempre que possível conversamos com eles sobre as atividades. Inicialmente sim,nós precisamos adaptar as atividades com a nossa realidade. Muitos alunos tiveram dificuldade em executar as mesmas e precisavam sempre do nosso auxilio. Mas passando por esta fase de adaptação eles foram gostando e se empenhando para o desenvolvimento das atividades. Mesmo com dificuldade quando se refere ao acesso a internet pois muitos deles não tem rede wi fi. A minha sugestão é que incluam a realidade da nossa região Nordeste nas atividades pois a nossa realidade está um pouco distante. Pretendemos sim continuar praticando as atividades com nossos alunos.

09. Catadores de recicláveis

20
Out

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Aqui na nossa cidade não temos cooperativa, o lixo aqui é algo que é tido como um problema pois o descarte sempre é feito nas ruas.

05. Feira de trocas

20
Out

E o que fazer com aquilo que você não usa mais, mas ainda pode ser útil para alguém?

Tem bastante gente que organiza feiras de trocas, sabia? É um jeito divertido de REUTILIZAR os produtos que ainda estão em bom estado, mas que não queremos mais.

Novo Desafio em grupo!

Que tal reunir novamente sua equipe e pensar juntos quais itens vocês gostariam de trocar? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de trocas na escola!

Vale conhecer este site com dicas e um mapa com algumas feiras já realizadas no Brasil.

Também pode ser legal conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!


Vamos fazer a feira de trocas? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Blank

Resposta:

Uma proposta de atividade na escola é justamente ela: a Feira de Trocas. Esta é uma prática que permite trabalhar várias questões com o aluno: desde solidariedade a consumismo; reaproveitamento e viver sustentavelmente. Uma roupa, um sapato, um livro, Cd, bolsa, LP, brinquedo, coleções, fotografia, planta que por algum motivo, razão ou circunstância não deseja mais ou, simplesmente, deseja trocar por algo, podem ser a moeda para adquirir aquele vinil que procurava há muito tempo ou aquela camisa toda “estilosa”! É um momento no qual o dinheiro não tem tanta (ou quase nenhuma) importância. Inclusive, algumas pessoas trocam objetos por serviços: o rapaz que desenha muito bem troca uma caricatura da pessoa por um calçado; um sapateiro que, em troca de algo que interessou, conserta o calçado de quem efetuou a troca, um estudante que corrige monografias e troca este serviço por uma camiseta e assim vai...

03. Um dia na sua casa

20
Out

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

A proposta inicial é reduzir o desperdício e promover a sustentabilidade. A proposta é no nosso retorno escolar na pós pandemia. A proposta é que as famílias possam separar brinquedos ou jogos que já não usam mais por brinquedos ou jogos que sejam interessantes. E, claro, não é pra separar brinquedos quebrados ou jogos faltando peças, tem que ser coisas em bom estado.

02. Menos é mais

13
Out

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

Nós(professoras) e as turmas envolvidas,escolhemos trabalhar com o contexto que envolve a caneta. Eu sugeri por ser algo que eles usam no cotidiano e porque ela é composta de plástico e contém tinta.O que é mediante um descarte irregular,prejudicial para o meio ambiente. Eles desenharam a história com dez personagens.O material utilizando foi oficio pois como estamos em isolamento social,cada criança fez uma parte e me enviou. Por intermediação de nós,as professoras, foram escolhidos os personagens e cada criança representou um. Os demais alunos,escolheram o tema,as situações e o desfecho da história.

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
CENTRO EDUCACIONAL DISNEYLANDIA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
CENTRO EDUCACIONAL DISNEYLANDIA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
CENTRO EDUCACIONAL DISNEYLANDIA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
CENTRO EDUCACIONAL DISNEYLANDIA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
CENTRO EDUCACIONAL DISNEYLANDIA
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
CENTRO EDUCACIONAL DISNEYLANDIA
CANDEIAS, BA

e mais 9 membros (ver todos)