Top_default

Consumo sustentável na escola

ESCOLA MUNICIPAL BENITO SARNO | CANDEIAS - BA

Projeto da Equipe

Ideias:

O projeto nasceu a partir da proposta pedagógica

Atividades:

Coleta seletiva

Desejos:

Que as crianças possam ter um entendimento melhor.

Pessoas:

Sim. Eu e a outra professora estamos envolvida com este projeto

Novidades da Equipe

05. Avaliação

4
Nov

Ahhhhh :(

Já terminamos o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Os alunos tiveram acesso através dos grupos do zap. formamos os grupos com os alunos e sempre que possível conversamos com eles sobre as atividades. Inicialmente sim,nós precisamos adaptar as atividades com a nossa realidade. Muitos alunos tiveram dificuldade em executar as mesmas e precisavam sempre do nosso auxilio. Mas passando por esta fase de adaptação eles foram gostando e se empenhando para o desenvolvimento das atividades. Mesmo com dificuldade quando se refere ao acesso a internet pois muitos deles não tem rede wi fi. A minha sugestão é que incluam a realidade da nossa região Nordeste nas atividades pois a nossa realidade está um pouco distante. Pretendemos sim continuar praticando as atividades com nossos alunos.

11. Avaliando o Percurso Turma que Recicla - Fase 1

4
Nov

Blank

Resposta:

Os alunos tiveram acesso através dos grupos do zap. formamos os grupos com os alunos e sempre que possível conversamos com eles sobre as atividades. Inicialmente sim,nós precisamos adaptar as atividades com a nossa realidade. Muitos alunos tiveram dificuldade em executar as mesmas e precisavam sempre do nosso auxilio. Mas passando por esta fase de adaptação eles foram gostando e se empenhando para o desenvolvimento das atividades. Mesmo com dificuldade quando se refere ao acesso a internet pois muitos deles não tem rede wi fi. A minha sugestão é que incluam a realidade da nossa região Nordeste nas atividades pois a nossa realidade está um pouco distante. Pretendemos sim continuar praticando as atividades com nossos alunos.

04. Mão na massa!

10
Out

Agora que vocês já planejaram tudo, é hora de por a mão na massa!

Com a campanha pronta, você precisa agora compartilhar o que aprendeu.

Poste abaixo uma foto que demonstre como sua equipe executou a campanha, ou o link para um vídeo de vocês em ação. Se quiser, poste também um texto contando pra gente o que achou de fazer uma campanha.

Acompanhe os resultados e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da maneira que você e seu grupo decidiram na atividade 2.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Maos
Blank

Resposta:

Em tempos de pandemia,precisamos nos reinventar a cada momento. Portanto a campanha tem sido feita pelas redes sociais.

03. Desenhando a Campanha

10
Out

Hora de usar toda a sua criatividade para mobilizar todo mundo!

Com sua equipe, pense como você acha que conseguirá chamar a atenção das pessoas para o que está defendendo. E planeje essas atividades, dividindo as tarefas entre todos os participantes da equipe.

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

95
Blank

Resposta:

Estamos montando cartazes para conscientizar as comunidades.

02. Planejando a campanha

10
Out

Agora é hora de você começar a colocar em prática!

Reúna sua equipe e, juntos, decidam o tema de sua campanha: pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera, ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

O importante nesse momento é escolher um tema e combinar, em equipe, qual a melhor forma de medir os impactos de sua campanha e fazer uma medição antes de começar.

Vale medir quanto de lixo a escola descarta, quanto recicla ou até mesmo entrevistar a equipe de limpeza. Tudo isso para que, depois da campanha, vocês consigam avaliar os resultados.

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Escala
Blank

Resposta:

Decidimos nos focar na reciclagem mesmo. Pois moramos numa cidade que ainda é preciso conscientizar as crianças e os adultos.

03. Um dia na sua casa

28
Set

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Inicialmente pedimos para as crianças separassem o lixo reciclável do não reciclável. Explicamos que o lixo reciclável é composto principalmente pelo papel, papelão, vidro, plástico (alguns tipos) e alumínio.Separe o lixo seco e úmido. Um cesto grande para secos e um menor para úmidos é o suficiente. Não há necessidade de dividir em tipos, porque isso depois vai passar por uma triagem e ser separado novamente”. 2.Salientamos a importância de não esquecer de passar água nos materiais recicláveis para retirar resíduos, evitar contaminação e odor forte. Algumas embalagens como a caixinha de leite precisam passar por uma limpeza simples. Encha-as de água e aperte até sair todo o líquido. Não precisam lavar os materiais com muita água, afinal, economizar água faz parte do processo de sustentabilidade. Uma dica é deixar os recicláveis dentro da pia na hora de lavar a louça. Assim, a água vai caindo a água e eles vão sendo lavados e enxaguados. 3. Na hora de descartar, pedimos que armazenassem os materiais adequadamente para economizar espaço e facilitar o transporte. Para resíduos de papel, jornal, revista, folhetos e papelão, com a ajuda de uma adulto pedimos que eles faça um malote amarrado de cada tipo. Para garrafas Pet, retirem, o ar, amassando e fechando com a tampa. Além disso, é mais seguro utilizar apenas caixas, e não sacos plásticos, para armazenar e transportar vidro. 4. Incluam na lista de compras alguns produtos responsáveis. Colaborar com a reciclagem também significa escolher produtos mais sustentáveis, especialmente sob o ponto de vista da embalagem. Sim, eles são mais caros, mas vale o investimento. Trocar um detergente normal por um sustentável já é uma conquista para o ambiente. 5. Salientamos a importância de descartar pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos e lâmpadas em lugares específicos. Quando jogados no lixo comum, eles demoram muito tempo para se decompor e liberam elementos tóxicos que contaminam os solos. Confira alguns locais de coleta nosite da ONG Cempre 6. Cuidado ao descartarem o óleo de cozinha. Se ele escorre pelo ralo impossibilita o tratamento da água que vai para o esgoto. Nós professores orientamos que eles esperem o óleo, que não será mais usado, esfriar. Então, usem um funil para armazená-lo em garrafa PET e descartem a garrafa. Encontrem a central coletora mais próxima em aqui.

03. Um dia na sua casa

28
Set

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Inicialmente pedimos para as crianças separassem o lixo reciclável do não reciclável. Explicamos que o lixo reciclável é composto principalmente pelo papel, papelão, vidro, plástico (alguns tipos) e alumínio.Separe o lixo seco e úmido. Um cesto grande para secos e um menor para úmidos é o suficiente. Não há necessidade de dividir em tipos, porque isso depois vai passar por uma triagem e ser separado novamente”. 2.Salientamos a importância de não esquecer de passar água nos materiais recicláveis para retirar resíduos, evitar contaminação e odor forte. Algumas embalagens como a caixinha de leite precisam passar por uma limpeza simples. Encha-as de água e aperte até sair todo o líquido. Não precisam lavar os materiais com muita água, afinal, economizar água faz parte do processo de sustentabilidade. Uma dica é deixar os recicláveis dentro da pia na hora de lavar a louça. Assim, a água vai caindo a água e eles vão sendo lavados e enxaguados. 3. Na hora de descartar, pedimos que armazenassem os materiais adequadamente para economizar espaço e facilitar o transporte. Para resíduos de papel, jornal, revista, folhetos e papelão, com a ajuda de uma adulto pedimos que eles faça um malote amarrado de cada tipo. Para garrafas Pet, retirem, o ar, amassando e fechando com a tampa. Além disso, é mais seguro utilizar apenas caixas, e não sacos plásticos, para armazenar e transportar vidro. 4. Incluam na lista de compras alguns produtos responsáveis. Colaborar com a reciclagem também significa escolher produtos mais sustentáveis, especialmente sob o ponto de vista da embalagem. Sim, eles são mais caros, mas vale o investimento. Trocar um detergente normal por um sustentável já é uma conquista para o ambiente. 5. Salientamos a importância de descartar pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos e lâmpadas em lugares específicos. Quando jogados no lixo comum, eles demoram muito tempo para se decompor e liberam elementos tóxicos que contaminam os solos. Confira alguns locais de coleta nosite da ONG Cempre 6. Cuidado ao descartarem o óleo de cozinha. Se ele escorre pelo ralo impossibilita o tratamento da água que vai para o esgoto. O Instituto Triângulo orienta que você espere o óleo, que não será mais usado, esfriar. Então, usem um funil para armazená-lo em garrafa PET e descartem a garrafa. Encontrem a central coletora mais próxima em aqui.

03. Um dia na sua casa

28
Set

Certeza que você pensou em uma maneira bem legal de REDUZIR o quanto você usa de recursos naturais ou gera de resíduos... vale lembrar que estamos todos conectados. Por isso, nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

Inicialmente pedimos para as crianças separassem o lixo reciclável do não reciclável. Explicamos que o lixo reciclável é composto principalmente pelo papel, papelão, vidro, plástico (alguns tipos) e alumínio.Separe o lixo seco e úmido. Um cesto grande para secos e um menor para úmidos é o suficiente. Não há necessidade de dividir em tipos, porque isso depois vai passar por uma triagem e ser separado novamente”. 2.Salientamos a importância de não esquecer de passar água nos materiais recicláveis para retirar resíduos, evitar contaminação e odor forte. Algumas embalagens como a caixinha de leite precisam passar por uma limpeza simples. Encha-as de água e aperte até sair todo o líquido. Não precisam lavar os materiais com muita água, afinal, economizar água faz parte do processo de sustentabilidade. Uma dica é deixar os recicláveis dentro da pia na hora de lavar a louça. Assim, a água vai caindo a água e eles vão sendo lavados e enxaguados. 3. Na hora de descartar, pedimos que armazenassem os materiais adequadamente para economizar espaço e facilitar o transporte. Para resíduos de papel, jornal, revista, folhetos e papelão, com a ajuda de uma adulto pedimos que eles faça um malote amarrado de cada tipo. Para garrafas Pet, retirem, o ar, amassando e fechando com a tampa. Além disso, é mais seguro utilizar apenas caixas, e não sacos plásticos, para armazenar e transportar vidro. 4. Incluam na lista de compras alguns produtos responsáveis. Colaborar com a reciclagem também significa escolher produtos mais sustentáveis, especialmente sob o ponto de vista da embalagem. Sim, eles são mais caros, mas vale o investimento. Trocar um detergente normal por um sustentável já é uma conquista para o ambiente. 5. Salientamos a importância de descartar pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos e lâmpadas em lugares específicos. Quando jogados no lixo comum, eles demoram muito tempo para se decompor e liberam elementos tóxicos que contaminam os solos. Confira alguns locais de coleta nosite da ONG Cempre 6. Cuidado ao descartarem o óleo de cozinha. Se ele escorre pelo ralo impossibilita o tratamento da água que vai para o esgoto. O Instituto Triângulo orienta que você espere o óleo, que não será mais usado, esfriar. Então, usem um funil para armazená-lo em garrafa PET e descartem a garrafa. Encontrem a central coletora mais próxima em aqui.

02. Menos é mais

28
Set

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Blank

Resposta:

Nós(professoras) e as turmas envolvidas,escolhemos trabalhar com o contexto que envolve a caneta. Eu sugeri por ser algo que eles usam no cotidiano e porque ela é composta de plástico e contém tinta.O que é mediante um descarte irregular,prejudicial para o meio ambiente. Eles desenharam a história com dez personagens.O material utilizando foi oficio pois como estamos em isolamento social,cada criança fez uma parte e me enviou. Por intermediação de nós,as professoras, foram escolhidos os personagens e cada criança representou um. Os demais alunos,escolheram o tema,as situações e o desfecho da história.

09. Catadores de recicláveis

28
Set

Agora que você já jogou bastante, notou como os catadores de materiais recicláveis são importantes?

Eles são os responsáveis pela triagem dos resíduos, o que faz aquele material chegar à indústria para ser reaproveitado em um novo produto.

Mas, mesmo quando não há coleta seletiva, eles também são figuras centrais. Por meio de suas associações, também recebem recicláveis direto da comunidade para dar uma destinação final adequada.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Na minha cidade não temos cooperativa. Mas este é um assunto que podemos discutir no nosso dia a dia pois o lixo é um assunto que precisa ser discutido diariamente. Pensando nisto sempre que possível estamos trabalhando com nossos alunos mesmo que em EAD.

Fase Liberada!

O professor liberou a Single Phase do Secondary School - Age 11 to 15 no English Path do circuito Demo Path in English

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL BENITO SARNO
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL BENITO SARNO
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL BENITO SARNO
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL BENITO SARNO
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL BENITO SARNO
CANDEIAS, BA
Thumb_sq_default
ESCOLA MUNICIPAL BENITO SARNO
CANDEIAS, BA

e mais 8 membros (ver todos)