Top_default

Animação e valorização da escola

EMEF CAMPO LIMPO III | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

A proposta do projeto é fazer com que os alunos pensem sobre o que precisa mudar na escola para que haja maior entrosamento nas aulas, mais disciplina no convivío de espaço comuns como quadras, corredores e patios.

Atividades:

Atividades desenvolvidas: discussões sobre o que falta na escola para melhorar o convívio; relação do que falta na escola; roteiro sobre a animação a ser desenvolvida em duplas no PIVOT (programa de animação); criação da animação; divulgação do trabalho no fórum da juventude.

Desejos:

As expectativas de mudança é sensibilizar a comunidade escolar da importância de modificação de atitudes no convívio com o outro dentro do espaço escolar.

Pessoas:

O trabalho será desenvolvido na sala de informática sob a orientação do POIE e alunos de 7ºs e 8ºs anos.

Novidades da equipe

02. Observando a água em nossa casa

6
Abr

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Medium_jonh

Resposta:

eu acho que podemos diminuir os gastos tomando banhos rapidos e etc

0
0
quase 9 anos
Publicado por Jose Campos

02. Observando a água em nossa casa

6
Abr

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Medium_jonh

Resposta:

eu acho que podemos diminuir os gastos tomando banhos rapidos e etc

0
0
quase 9 anos
Publicado por Jose Campos

13. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

1
Abr

Chegamos ao final da primeira fase. Você gostou do que vimos neste percurso?

Escreva abaixo quais atividades você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar! :D

Blank

Resposta:

As escolhas dos alimentos que consumimos interferem na nossa saúde e no planeta. Vamos ver algumas dicas que vão nos ajudar a entender melhor, na prática, como fazer essas escolhas. Confira o infográfico abaixo. Agora que você já conhece como podemos consumir os alimentos de forma mais consciente, queremos saber: Quais ações você já faz no dia a dia? Escolha uma das dicas, que ainda não faz parte de sua rotina, e coloque-a em prática. Depois conta pra gente como foi.

0
0
quase 9 anos
Publicado por Alisson Fontes

12. Escolhas individuais, impactos globais

1
Abr

As escolhas dos alimentos que consumimos interferem na nossa saúde e no planeta. Vamos ver algumas dicas que vão nos ajudar a entender melhor, na prática, como fazer essas escolhas. Confira o infográfico abaixo.


Agora que você já sabe mais da importância do consumo consciente de alimentos, vamos testar seus conhecimentos brincando? Clique nas linhas cinzas para resolver a cruzadinha:

This interactive crossword puzzle requires JavaScript and any recent web browser, including Windows Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, or Apple Safari. If you have disabled web page scripting, please re-enable it and refresh the page. If this web page is saved on your computer, you may need to click the yellow Information Bar at the top or bottom of the page to allow the puzzle to load.

Blank

Resposta:

As escolhas dos alimentos que consumimos interferem na nossa saúde e no planeta. Vamos ver algumas dicas que vão nos ajudar a entender melhor, na prática, como fazer essas escolhas. Confira o infográfico abaixo. Agora que você já conhece como podemos consumir os alimentos de forma mais consciente, queremos saber: Quais ações você já faz no dia a dia? Escolha uma das dicas, que ainda não faz parte de sua rotina, e coloque-a em prática. Depois conta pra gente como foi.

0
0
quase 9 anos
Publicado por Alisson Fontes

11. Direto da Horta

1
Abr

Por que é tão importante a gente saber de onde vem o nosso alimento?

Todo produto tem a sua história. E ela pode ser mais ou menos sustentável. É assim também com os alimentos. Que tal conhecer uma horta e ver de perto como os alimentos são produzidos?

Junte sua equipe e visite uma horta mais próxima da escola. Vale também visitar uma feira livre. Nas capitais do Brasil, são 140 feiras orgânicas e agroecológicas. Veja se há uma próxima a sua escola no site do IDEC.

Durante a visita anotem pontos importantes, como quais alimentos vocês encontraram, como foram produzidos, se foi utilizado agrotóxico, fertilizantes, que tipo de adubo e quais recursos foram investidos na produção.

Depois conte pra gente quais foram as descobertas que vocês fizeram durante a visita.

Blank

Resposta:

Por que é tão importante a gente saber de onde vem o nosso alimento? Todo produto tem a sua história. E ela pode ser mais ou menos sustentável. É assim também com os alimentos. Que tal conhecer uma horta e ver de perto como os alimentos são produzidos? Junte sua equipe e visite uma horta mais próxima da escola. Vale também visitar uma feira livre. Nas capitais do Brasil, são 140 feiras orgânicas e agroecológicas. Veja se há uma próxima a sua escola no site do IDEC.

0
0
quase 9 anos
Publicado por Alisson Fontes

09. Desafio em grupo

1
Abr

Atividade em grupo \0/

Tem gosto de quê?

Vamos fazer uma experiência, escolham uma fruta diferente, uma que vocês não costumam comer no dia a dia, mas que seja da região ou que seja encontrada com facilidade. Façam um suco adoçando com açúcar e outro sem adoçar. Isso mesmo, sem nada de açúcar. Todos da equipe devem experimentar os dois tipos.

Tirem fotos da degustação e coloquem na postagem, junto acrescente um relato sobre como foi a experiência. Nele vocês podem contar qual dos sucos gostaram mais, como era o sabor e o que acharam.

Boa degustação!

Blank

Resposta:

Vamos fazer uma experiência, escolham uma fruta diferente, uma que vocês não costumam comer no dia a dia, mas que seja da região ou que seja encontrada com facilidade. Façam um suco adoçando com açúcar e outro sem adoçar. Isso mesmo, sem nada de açúcar. Todos da equipe devem experimentar os dois tipos.

0
0
quase 9 anos
Publicado por Alisson Fontes

05. Muito mais que alimento

1
Abr

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia).

Descubra quais alimentos são iguais nos diários do grupo. Depois veja quais deles são industrializados, escolha um e pesquise as informações que estão na embalagem. Durante a pesquisa tire fotos da equipe fazendo a atividade.

Você vai notar que, qualquer que seja o produto, a embalagem traz a lista de seus ingredientes, em ordem decrescente de presença, e as informações nutricionais (normalmente em uma tabela). Não sabe o que isso significa ou como ler essas informações? Confira no texto Alimentação Boa Pra Você. Essas informações podem ajudar, e muito, a compor refeições mais equilibradas.

Investigação concluída? Poste uma foto da equipe, o nome do produto que escolheram e as informações que vocês encontraram durante a pesquisa.

Blank

Resposta:

Já vimos que uma alimentação saudável é muito importante. Agora junte sua equipe e os seus Diários de Mesa (a lista dos alimentos que cada um consumiu em um dia). Descubra quais alimentos são iguais nos diários do grupo. Depois veja quais deles são industrializados, escolha um e pesquise as informações que estão na embalagem. Durante a pesquisa tire fotos da equipe fazendo a atividade.

0
0
quase 9 anos
Publicado por Alisson Fontes

06. Um bem cada vez mais escasso

25
Out

Em um futuro próximo, a água deve ser um bem cada vez mais escasso em todo o mundo e por isso seu consumo consciente é tão importante.

Hoje somos mais de 7 bilhões de seres humanos e precisamos de um volume de água cada vez maior para consumo doméstico, para agricultura, urbanização ou para produção de bens e energia.

Quinze renomados cientistas brasileiros de várias áreas – engenharia, ecologia, biologia aquática, climatologia, hidrologia e mudanças climáticas – especializados em recursos hídricos, lançaram, a Carta de São Paulo um documento que procurou reunir as análises e recomendações fundamentais para enfrentar a crise hídrica atual e preparar o país para o que vem pela frente.

O problema é que, além do nosso consumo estar em crescimento, a quantidade de água adequada para consumo está diminuindo. Essa poluição geralmente é causada pelo descarte inadequado de resíduos industriais, agrícolas e lixo urbano.

Tudo isso causa sérios impactos na vida de cada um de nós, na saúde pública, no orçamento público e também no meio ambiente.

Agora que você já sabe mais sobre os desafios para administrar bem nossos recursos hídricos, reúna sua equipe e prepare um texto coletivo falando da importância de iniciativas como essa para estimular o debate público sobre o tema.

Branco
Blank

Resposta:

'-'

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Matheus Somensari

13. Encerrando a primeira fase do Percurso Água

25
Out

Já terminamos a primeira fase do Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

'-'

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Matheus Somensari

11. Desafio: Consumindo 100%

25
Out

Incrível perceber o quanto gastamos de água e desperdiçamos de alimentos! Vamos investigar mais sobre isso assistindo ao vídeo da ONG Banco de Alimentos?

Gostou da ideia? Então, reúna sua equipe, pois vamos ter uma experiência culinária!

-Vocês devem procurar um alimento comum na região de vocês. Ele deve fazer parte da alimentação cotidiana, mas muitas vezes é desperdiçado por não ser integralmente usado ou porque parte dele não é vista como própria para consumo.

-Converse com cozinheiras, mães e nutricionistas para saber como vocês poderiam utilizar esse alimento por inteiro.

-Escolham ou criem uma receita com este alimento e testem para ver se fica boa.

-Se for possível fotografem ou gravem um vídeo de vocês produzindo a receita e postem tudo aqui, junto com a receita.

Assim teremos ideias de todo o Brasil para o uso integral dos alimentos!

Vale conhecer as dicas do Banco de Alimentos sobre como não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Assista...

Blank

Resposta:

'-'

0
0
mais de 9 anos
Publicado por Matheus Somensari

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 1 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Turma que Recicla do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
EMEF CAMPO LIMPO III
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF CAMPO LIMPO III
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_minecreft
EMEF CAMPO LIMPO III
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF CAMPO LIMPO III
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF CAMPO LIMPO III
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF CAMPO LIMPO III
SAO PAULO, SP

e mais 57 membros (ver todos)