Top_desenvolvimento-sustentavel

Nossos hábitos de consumo e a saúde do planeta

EMEF TRISTAO PEREIRA DA SILVA | TRIUNFO - RS

Projeto da Equipe

Ideias:

O projeto surgiu em função da necessidade de unir esforços entre as exigências dos conteúdos obrigatórios a serem trabalhados na turma e a situação que se apresenta, mundialmente, de degradação ambiental. O objetivo é plantar a sementinha dos bons hábitos de consumo despertando a consciência ecológica. A mudança de hábitos é de suma importância, não só para a comunidade escolar, como também, para todo o planeta, pois os hábitos de consumo estão intrinsicamente ligados à exploração dos recursos naturais.

Atividades:

Por se tratar de um ano incomum onde não é aconselhável que os alunos saiam de suas residências, as atividades estão sendo realizadas em suas casas. As propostas são: - conversação com os membros da família sobre o que mudaria na rotina do lar caso faltasse algum recurso, como a água, por exemplo. - investigação sobre o gasto de água através de atividades práticas em casa, como aparar a água com uma bacia ou balde, enquanto lava as mãos ou alimentos e calcular o volume gasto. Assistir à vídeos sobre o assunto e elaborar bilhetes de atenção para serem distribuídos pela casa. - Reflexão, produção, desenhos sobre as atitudes de desperdício e poluição. - Aluno e família são convidados a guardarem por 07 dias os resíduos de descarte produzidos na casa e ao final do prazo, contar e registrar a quantidade fazendo observações sobre a matéria prima do produto utilizado e descartado. (Este é o início do projeto, outras atividades sobre outros hábitos ainda serão construídas).

Desejos:

Atitudes que comprovem que houve reflexão sobre os hábitos de consumo na comunidade e que as práticas estão mudando, diminuindo o impacto como consumidor e adquirindo da política dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar).

Pessoas:

O projeto envolve o aluno e sua família. Considerando que, neste momento, a família é responsável pelo monitoramento e auxílio na execução das atividades escolares, então, supõe-se que toda a família envolva-se no processo.

Novidades da Equipe

11. Avaliando o Percurso Terra fase 1

24
Nov

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

O jogo do tempo de decomposição dos materiais foi muito interessante, além de nos ajudar a conhecer melhor como descartar corretamente os materiais, tanto os recicláveis como os não-recicláveis.

0
0
aprox. 22 horas
Publicado por Rita Martins

10. Explorando o território

24
Nov

Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?

Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.

Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)

Post-it_2
Blank

Resposta:

Em nosso bairro não existe lixeiras nas casas. Em alguns pontos foram criadas lixeiras comunitárias, construídas pelos moradores. O bairro não possui calçadas. O caminhão do lixo passa duas vezes por semana e recolhe tudo que estiver nas lixeiras. Não temos coleta seletiva.

0
0
aprox. 23 horas
Publicado por Rita Martins

08. Feira de Ciências

24
Nov

Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.

Desafio em grupo!

Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!

Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida

Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.

Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Assista...

Edukatu
Medium_21.ci

Resposta:

Devido ao período pandêmico do momento, a feira de ciências não é viável. Neste caso, foram executadas atividades referentes ao assunto para comprovação dos conhecimentos adquiridos.

0
0
aprox. 23 horas
Publicado por Rita Martins

06. Desafio dos 4 Rs

24
Nov

Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?

1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.

2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico

3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.

4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.

5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!

Se não for possível criar, vale desenhar!

A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)

Medium_whatsapp_image_2020-06-06_at_17.24.35

Resposta:

A atividade se resume em escolher um item muito utilizado em casa e construir algo de interesse. Neste caso uma garrafa pet, transformou-se em uma nave espacial, de acordo com o criador.

0
0
aprox. 23 horas
Publicado por Rita Martins

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

24
Nov

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Medium_imagem_da_camera

Resposta:

Na imagem, atividade 1 depois de assistir o vídeo.

0
0
1 dia
Publicado por Rita Martins

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_20170217_122756
EMEF TRISTAO PEREIRA DA SILVA
TRIUNFO, RS