O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
O projeto surgiu em função da necessidade de unir esforços entre as exigências dos conteúdos obrigatórios a serem trabalhados na turma e a situação que se apresenta, mundialmente, de degradação ambiental. O objetivo é plantar a sementinha dos bons hábitos de consumo despertando a consciência ecológica. A mudança de hábitos é de suma importância, não só para a comunidade escolar, como também, para todo o planeta, pois os hábitos de consumo estão intrinsicamente ligados à exploração dos recursos naturais.
Atividades:
Por se tratar de um ano incomum onde não é aconselhável que os alunos saiam de suas residências, as atividades estão sendo realizadas em suas casas. As propostas são: - conversação com os membros da família sobre o que mudaria na rotina do lar caso faltasse algum recurso, como a água, por exemplo.
- investigação sobre o gasto de água através de atividades práticas em casa, como aparar a água com uma bacia ou balde, enquanto lava as mãos ou alimentos e calcular o volume gasto. Assistir à vídeos sobre o assunto e elaborar bilhetes de atenção para serem distribuídos pela casa. - Reflexão, produção, desenhos sobre as atitudes de desperdício e poluição. - Aluno e família são convidados a guardarem por 07 dias os resíduos de descarte produzidos na casa e ao final do prazo, contar e registrar a quantidade fazendo observações sobre a matéria prima do produto utilizado e descartado. (Este é o início do projeto, outras atividades sobre outros hábitos ainda serão construídas).
Desejos:
Atitudes que comprovem que houve reflexão sobre os hábitos de consumo na comunidade e que as práticas estão mudando, diminuindo o impacto como consumidor e adquirindo da política dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar).
Pessoas:
O projeto envolve o aluno e sua família. Considerando que, neste momento, a família é responsável pelo monitoramento e auxílio na execução das atividades escolares, então, supõe-se que toda a família envolva-se no processo.
Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!
Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.
Resposta:
O jogo do tempo de decomposição dos materiais foi muito interessante, além de nos ajudar a conhecer melhor como descartar corretamente os materiais, tanto os recicláveis como os não-recicláveis.
Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?
Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.
Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)
Resposta:
Em nosso bairro não existe lixeiras nas casas. Em alguns pontos foram criadas lixeiras comunitárias, construídas pelos moradores. O bairro não possui calçadas. O caminhão do lixo passa duas vezes por semana e recolhe tudo que estiver nas lixeiras. Não temos coleta seletiva.
Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.
Desafio em grupo!
Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!
Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida
Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.
Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Assista...
Resposta:
Devido ao período pandêmico do momento, a feira de ciências não é viável. Neste caso, foram executadas atividades referentes ao assunto para comprovação dos conhecimentos adquiridos.
Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?
1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.
2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico
3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.
4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.
5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!
Se não for possível criar, vale desenhar!
A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)
Resposta:
A atividade se resume em escolher um item muito utilizado em casa e construir algo de interesse. Neste caso uma garrafa pet, transformou-se em uma nave espacial, de acordo com o criador.
Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!
Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.
Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:
Resposta:
Na imagem, atividade 1 depois de assistir o vídeo.