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Viva o consumo consciente

EEEB ERICO VERISSIMO | CARAZINHO - RS

Projeto da equipe

Ideias:

Estou desenvolvendo com os alunos o consumo excessivo de alimentos como a carne vermelha, os impactos causados ao meio ambiente na criação de gados. A minha ideia nasceu a partir dos meus próprios estudos e convivência com colegas de faculdade, onde sempre fazíamos a nossa separação de lixo, consumíamos somente o necessário. Acredito que esta pauta se aproxima das famílias e sobre o consumo exacerbado de alimentos que por muitas vezes, prejudicam a saúde, o meio ambiente e as finanças das famílias. Assim, com esta conscientização, podem optar por alimentos mais saudáveis e orgânicos.

Atividades:

– Consumo excessivo de carne vermelha e levantamento de custo (preços e gasto semanal/mensal com estes produtos). – Consumo de frutas e vegetais e levantamento de custo (preços e gasto semanal/mensal com estes produtos).
– Consumo de carnes magras e levantamento de custo (preços e gasto semanal/mensal com estes produtos). – Desperdício e reaproveitamento de carne (pesquisa sobre consumo, desperdício e formas de reaproveitamento de carne. – Desperdício e reaproveitamento de frutas e vegetais (pesquisa sobre consumo, desperdício e formas de reaproveitamento de frutas e vegetais).

Desejos:

Gostaria de ver as pessoas variando na alimentação, onde haverá menos consumo de produtos industrializados, os quais geram resíduos sólidos. Além de uma alimentação saudável e o meio ambiente sendo mais respeitado.

Pessoas:

Envolve os alunos da escola.

Novidades da equipe

14. Fim da primeira fase do percurso Comer, Dividir e Brincar

18
Jun

Já estamos chegando ao final da primeira fase. Você gostou das coisas que aprendeu neste percurso?

Escreva abaixo qual atividade você mais gostou de fazer e como podemos melhorar para que seja cada vez mais gostoso e divertido participar :D

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Resposta:

Sim e bom aprender coisas novas

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quase 3 anos
Publicado por Brendon Mateus de Souza

12. Direto da Horta

18
Jun

Que tal ser um agrônomo por um dia e ver de perto como funciona uma horta? Você sabe o que faz um engenheiro agrônomo? Ele planeja, organiza e acompanha o preparo e o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra.

Ufa! Quantas coisas!

Então, junte sua equipe e mãos à obra que temos muito trabalho! Vá até a horta mais próxima de vocês e colha algumas informações. Organizamos uma lista para orientar a visita.

Atenção, você está recebendo um guia para explorar as terras verdes. Boa sorte!

Guia de Aventura na Horta

Nome dos exploradores:

  1. Quantas pessoas cuidam da do espaço?
  2. Quais são as características do clima do local?
  3. Equipamentos utilizados para o cultivo e manutenção.
  4. Recursos necessários para o funcionamento.
  5. Quais os alimentos plantados?
  6. Tem plantio na época seca ou chuvosa?
  7. Quem decide o que se deve cultivar?
  8. Quais são os principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta?
  9. Quais são as melhorias que poderiam ser feitas para produzir uma maior variedade de alimentos?

Não tem uma horta perto de você? Não se preocupe, dá para fazer uma mini horta. Pergunte como para seu professor(a).

Quando finalizarem a expedição escrevam o que encontraram. Podem postar fotos, vídeos, desenhos ou textos, como for melhor.

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Resposta:

Quantas pessoas cuidam da do espaço? Muitas tipo a NASA Quais são as características do clima do local? frio e o mesmo tempo calor Quais os alimentos plantados? RABANETE. 45 dias. CEBOLINHA. 30 dias. ALFACE. 30 dias. CENOURA. De 30 a 80 dias, dependendo do tipo de cenoura. ESPINAFRE. 30 a 45 dias. COUVE. 50 a 65 dias. ERVILHA TORTA. 60 dias. ERVILHA. 40 a 65 dias. Tem plantio na época seca ou chuvosa? na epoca de seca as plantas morrem por que nao tem agua chuvosa tras mais nutrientes pra elas algo do tipo Quem decide o que se deve cultivar? um agricultor por que ele tem mais conhecimento e sabe mais no que deve plantas Quais são os principais problemas para produzir uma grande variedade de alimentos na horta? bichos que prejudicam os alimentos Quais são as melhorias que poderiam ser feitas para produzir uma maior variedade de alimentos? tirando os bichos que atrapalham a evoluçao do alimento com produtos

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quase 3 anos
Publicado por Brendon Mateus de Souza

11. Menos desperdício, mais variedade de alimentos

18
Jun

Os números da alimentação.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a quantidade de comida que vai para o lixo no Brasil e no mundo.

Agora que você já assistiu, que tal contar pra gente como é a situação na sua escola? Reúna sua esquipe e investigue se há desperdício da merenda.

Se tiver dúvidas, pode se orientar pelas perguntas abaixo:
- quantas pessoas comem o lanche servido pela escola?
- quantas pessoas comem o lanche que levam de casa?
- teve sobra do lanche servido pela escola?
- teve sobra do lanche que as pessoas levam de casa?
- as pessoas têm o hábito de dividir com os colegas o lanche trazido de casa?
- após o lanche, como fica o pátio da escola? As pessoas jogam o lixo no lugar adequado ou fica tudo sujo?

Depois de pesquisar, compartilhe conosco seu dossiê! Vale ser por fotos, desenhos, textos ou até vídeos!

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Resposta:

quantas pessoas comem o lanche servido pela escola? Quase todos - quantas pessoas comem o lanche que levam de casa? Todos - teve sobra do lanche servido pela escola? Acho que sim - teve sobra do lanche que as pessoas levam de casa? Nao - as pessoas têm o hábito de dividir com os colegas o lanche trazido de casa? Antigamente sim mas hoje nao poder

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quase 3 anos
Publicado por Brendon Mateus de Souza

10. Tem gosto de quê?

18
Jun

Atividade em grupo \0/

Junte o pessoal de sua equipe e escolha qual atividade preferem fazer:

1. Tem gosto de quê? Escolham uma fruta diferente, uma que vocês não costumam comer no dia a dia, mas que seja encontrada com facilidade em sua região. Façam um suco adoçando com açúcar e outro sem adoçar. Isso mesmo, sem nada de açúcar. Todos da equipe devem experimentar os dois tipos. Tirem fotos da degustação e coloquem na postagem, junto com um relato sobre como foi a experiência. Nele vocês podem contar qual dos sucos gostaram mais, como era o sabor e o que acharam.

2. Arte na mesa! Esse desafio propõe que sua equipe se reúna para fazer uma refeição juntos. E os pratos precisam ter alimentos diversos, com no mínimo 5 cores. Não vale contar alimentos da mesma cor, tem que ser de cores diferentes. Prefiram pratos com legumes, frutas e verduras típicos de sua região. Deem preferência para alimentos livres de agrotóxicos, como os orgânicos. Registrem com fotos as delícias que vocês montaram. Comam gostoso e com calma. Aproveitem para conversarem sobre a experiência, depois façam o relato e compartilhem junto com as fotos.

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Resposta:

arroz=branco feijao=preto tomate=vermelho cenoura=laranja batata=marrom fraco

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quase 3 anos
Publicado por Brendon Mateus de Souza

13. Encerrando a primeira fase do Percurso Água

18
Jun

Já terminamos a primeira fase do Percurso Água! Mas nossa ação está apenas começando...

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente da água e dos alimentos e o que podemos melhorar.

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Resposta:

que é muito mais agua gasta do que eu achava

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quase 3 anos
Publicado por Teodoro Guerreiro

11. Desafio: Consumindo 100%

18
Jun

Incrível perceber o quanto gastamos de água e desperdiçamos de alimentos! Vamos investigar mais sobre isso assistindo ao vídeo da ONG Banco de Alimentos?

Gostou da ideia? Então, reúna sua equipe, pois vamos ter uma experiência culinária!

-Vocês devem procurar um alimento comum na região de vocês. Ele deve fazer parte da alimentação cotidiana, mas muitas vezes é desperdiçado por não ser integralmente usado ou porque parte dele não é vista como própria para consumo.

-Converse com cozinheiras, mães e nutricionistas para saber como vocês poderiam utilizar esse alimento por inteiro.

-Escolham ou criem uma receita com este alimento e testem para ver se fica boa.

-Se for possível fotografem ou gravem um vídeo de vocês produzindo a receita e postem tudo aqui, junto com a receita.

Assim teremos ideias de todo o Brasil para o uso integral dos alimentos!

Vale conhecer as dicas do Banco de Alimentos sobre como não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Assista...

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Resposta:

Reotilizando a comida conseguiremos reduzir consideravelmente as taxar ruins

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quase 3 anos
Publicado por Teodoro Guerreiro

10. Água também vai para o lixo

18
Jun

Você sabia que para produzir 1 quilo de carne bovina são gastos aproximadamente 15.000 litros de água?

Segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, todas as pessoas precisam consumir de 2 a 4 litros de água por dia, mas necessitam de 2.000 a 5.000 litros de água para produzir os alimentos que consomem diariamente.

Para garantir o direito à água e à alimentação para todos, precisamos mudar nossa forma de produzir e consumir alimentos.

Quando jogamos fora alimentos estamos jogando também tudo o que foi utilizado em seu processo produtivo, inclusive água!

No Brasil cerca de 1/3 dos alimentos comprados vão direto para o lixo!

E você? Que atitudes você e sua família podem fazer em casa para diminuir o desperdício de alimentos?

Escreva no quadro abaixo:

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Resposta:

Tentar reotilizar a comida

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quase 3 anos
Publicado por Teodoro Guerreiro

07. Atividade em grupo

18
Jun

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

  • Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.
  • Depois da inspeção, façam um post contando se identificaram desperdício e, caso sim, dando dicas de como isso poderia ser solucionado!

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá?

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Resposta:

as vezes deixamos as torneiras pingando então sempre temos de olhar 2 vezes

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quase 3 anos
Publicado por Teodoro Guerreiro

05. Efeito estufa

18
Jun

Você sabe o que é efeito estufa? E aquecimento global?

O aquecimento global é resultado do aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Ele é consequência do modo de produção e do estilo de vida da sociedade de hoje.

Cada produto que consumimos tem uma história, que começa na extração de matérias-primas, passa pela produção e transporte e termina no descarte. Em todas essas etapas, ocorrem emissões de gases de efeito estufa. Nossas escolhas de consumo têm, portanto, impacto direto no aquecimento global.

Pequenas mudanças de hábito podem contribuir muito no combate às mudanças climáticas.

Veja cinco atitudes que você pode ter para diminuir suas emissões de gases de efeito estufa.

Depois faça um desenho no computador ou em papel para ilustrar uma das cinco atitudes que você aprendeu, e publique pelo campo abaixo.

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Resposta:

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quase 3 anos
Publicado por Liria Alves de Oliveira

06. Um bem cada vez mais escasso

18
Jun

Em um futuro próximo, a água deve ser um bem cada vez mais escasso em todo o mundo e por isso seu consumo consciente é tão importante.

Hoje somos mais de 7 bilhões de seres humanos e precisamos de um volume de água cada vez maior para consumo doméstico, para agricultura, urbanização ou para produção de bens e energia.

Quinze renomados cientistas brasileiros de várias áreas – engenharia, ecologia, biologia aquática, climatologia, hidrologia e mudanças climáticas – especializados em recursos hídricos, lançaram, a Carta de São Paulo um documento que procurou reunir as análises e recomendações fundamentais para enfrentar a crise hídrica atual e preparar o país para o que vem pela frente.

O problema é que, além do nosso consumo estar em crescimento, a quantidade de água adequada para consumo está diminuindo. Essa poluição geralmente é causada pelo descarte inadequado de resíduos industriais, agrícolas e lixo urbano.

Tudo isso causa sérios impactos na vida de cada um de nós, na saúde pública, no orçamento público e também no meio ambiente.

Agora que você já sabe mais sobre os desafios para administrar bem nossos recursos hídricos, reúna sua equipe e prepare um texto coletivo falando da importância de iniciativas como essa para estimular o debate público sobre o tema.

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Resposta:

as pessoas devem sim consumir menos agua no dia a dia

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quase 3 anos
Publicado por Teodoro Guerreiro

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

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Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

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Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

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Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

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