Top_whatsapp_image_2021-12-14_at_14.44.50

reciclapel

COL ESTADUAL JOSE CHIOCHETTA | GUABIJU - RS

Projeto da equipe

Ideias:

A ideia deste projeto surgiu após a conversa com alunos sobre a necessidade de encaminhar o material correto para a coleta seletiva que acontece em nossa cidade.Os papéis dos lixeiros das salas de aula não podem ser encaminhados, pois estão "contaminados", "sujos" com outros materiais, então a turma decidiu colocar uma caixa para serem colocados só os papeis que por ventura os alunos iriam colocar fora. Desta forma esses papéis não estariam sujos e poderiam ser reciclados.

Atividades:

  • pesquisa do tipo de papeis que podem ser reciclados; * montagem das caixas para distribuir nas salas de aula, professores e secretaria da escola; * preparação para a divulgação nas turmas; * conversa com todas as turmas da escola, professores e secretária sobre o objetivo do projeto, o que colocar na caixa e a parceria com Edukatu;* recolhimento do papel semanalmente, para posterior entrega aos coletores de material reciclável da cidade.

Desejos:

Eu espero que os alunos conscientizem-se que: primeiro- devemos repensar nossas atitudes de consumo, reaproveitar tudo o que for possível e reciclar o máximo dos materiais; segundo - que esse projeto continue nos próximos anos pois percebemos a grande quantidade de papel colocada fora pelos nossos alunos.

Pessoas:

o projeto envolveu principalmente os alunos do sexto ano (que são os responsáveis) demais alunos da escola, professores, funcionárias.

Novidades da equipe

02. Planejando a campanha

13
Dez

Mãos à obra!

Converse com seus colegas: qual deve ser o principal objetivo da campanha?

Quer algumas dicas? Pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

Que tal começar pela própria sala de aula e colocar algumas lixeiras para que você e seus colegas comecem a separar o lixo que produzem diariamente? Uma caixa de papelão para descartar somente papel já faria uma boa diferença!

Pense em fazer, de fato, uma transformação em sua comunidade. Para isso, você precisa observar e registrar o cenário atual. Assim, terá maneiras de comparar a situação inicial com o resultado final e medir o quanto a campanha realmente foi efetiva na hora de influenciar positivamente o comportamento das pessoas.

Fale com a equipe de limpeza, descubra se sua escola faz reciclagem, meça a quantidade de lixo descartada por dia ou semana e calcule os impactos mensais ou anuais. Essas são algumas sugestões, mas você também pode ter outras ideias com sua equipe!

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Blank

Resposta:

Separar o papel descartado pelos alunos, nas salas de aula e encaminhar para reciclagem

0
0
5 meses
da Equipe reciclapel

05. Avaliação

10
Dez

Parabéns! Você concluiu o Percurso!

Mas nossa ação está apenas começando... Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu?

Conte pra gente o que você aprendeu, o que gostou mais e o que podemos melhorar para os próximos percursos. Como foi a campanha? Avalie. Vamos lá?

Escreva abaixo o que você achou:

Blank

Resposta:

Eu achei divertido, porque não e sempre que nos, alunos, fizemos isso no dia a dia de nossa aula semanal. A coisa mais legal do edukatu foi o que nos aprendemos sobre a reciclagem de nossa cidade.

0
0
5 meses
da Equipe reciclapel

04. Mão na massa!

10
Dez

Com os materiais de divulgação prontos, é hora de executar a ação!

Registre o processo da campanha, desde a produção dos materiais, as reuniões de equipe, até as ações finais. É interessante também registrar a reação das pessoas da sua comunidade e coletar opiniões sobre a campanha. Verifique se elas aprenderam a mensagem que você tentou passar! E compartilhe com a gente seus registros! Pode postar fotos, links para vídeos e também textos contando sobre experiência.

Acompanhe os resultados de sua campanha e, depois de um tempo, meça novamente os impactos, da mesma maneira que você e seu grupo definiram na atividade 2. É uma maneira de saber os resultados positivos da ação a longo prazo.

Conseguiram alcançar o que queriam? Vale mudar a estratégia? Conta pra gente!

Blank

Resposta:

Eu 4 semanas de projeto conseguimos recolher 3 sacos grandes cheios de papel que será encaminhado para reciclagem

0
0
5 meses
da Equipe reciclapel

03. Desenhando a Campanha

10
Dez

Uma boa estratégia de comunicação pode fazer toda diferença no sucesso da campanha.

Se sua equipe já tem um tema e um objetivo, esse é o momento de escolher quais as melhores maneiras de chamar atenção para a causa. Pode ser por meio de cartazes, vídeos, memes, uma página nas redes sociais, músicas, flashmobs, entre outros.

Lembre-se de dividir tarefas entre os membros do grupo!

Conta pra gente: O que vocês estão preparando? Como estão organizando tudo? Quais resultados esperam alcançar?

Pode ser com um texto, um vídeo, uma música, uma imagem, ou mesmo uma história em quadrinhos!

Blank

Resposta:

Nós pesquisamos informações de por que reciclar o papel; organizamos caixas de papelão identificadas com o nome do projeto "reciclável" e conversamos com todos os alunos, no dia em que colocamos as caixas na sala de aula

0
0
5 meses
da Equipe reciclapel

02. Planejando a campanha

10
Dez

Mãos à obra!

Converse com seus colegas: qual deve ser o principal objetivo da campanha?

Quer algumas dicas? Pode ser aumentar a quantidade de materiais reciclados, reduzir a quantidade de lixo que a escola gera ou até montar um sistema de descarte correto de resíduos, por exemplo.

Que tal começar pela própria sala de aula e colocar algumas lixeiras para que você e seus colegas comecem a separar o lixo que produzem diariamente? Uma caixa de papelão para descartar somente papel já faria uma boa diferença!

Pense em fazer, de fato, uma transformação em sua comunidade. Para isso, você precisa observar e registrar o cenário atual. Assim, terá maneiras de comparar a situação inicial com o resultado final e medir o quanto a campanha realmente foi efetiva na hora de influenciar positivamente o comportamento das pessoas.

Fale com a equipe de limpeza, descubra se sua escola faz reciclagem, meça a quantidade de lixo descartada por dia ou semana e calcule os impactos mensais ou anuais. Essas são algumas sugestões, mas você também pode ter outras ideias com sua equipe!

Tema escolhido? Contem pra gente!

E não esqueçam de contar como e quanto mediram!

Blank

Resposta:

Separar o papel descartado pelos alunos, nas salas de aula e encaminhando para reciclagem

0
0
5 meses
da Equipe reciclapel

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

9
Dez

Nós estamos todos conectados! Nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós.

Para minimizar os impactos negativos, é preciso que cada um faça sua parte e consuma de maneira consciente!

Desafio: Separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como é possível diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com sua família sobre que mudanças vocês podem adotar, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

At3
Blank

Resposta:

Fygcswryijvcfguk

0
0
5 meses
da Equipe reciclapel

09. Catadores de recicláveis

3
Dez

Jogou bastante? Viu só como os catadores são importantes?

Até mesmo quando as cidades não têm coleta seletiva, geralmente existem associações de catadores que recebem recicláveis diretamente da comunidade.

Que tal procurar mais informações e colaborar com esse trabalho?

Reúna sua equipe e pesquise os pontos de descarte ou cooperativas perto de vocês.

Em seguida, um de vocês pode entrar em contato com a cooperativa e combinar uma parceria para a entrega dos recicláveis que sua escola produz.

Conta pra gente como foi?

Blank

Resposta:

Em nossa cidade os pontos de coleta sao pertoba nossa casasce instituiçao

0
0
6 meses
da Equipe reciclapel

03. Um dia na sua casa

3
Dez

Você já deve ter REPENSADO e encontrado diversas maneiras de REDUZIR o quanto usa de recursos naturais ou gera de resíduos, além pensar em REUTILIZAR tudo aquilo que ainda não merece ir para o lixo e em RECICLAR materiais que podem ganhar novas formas e funções.

Tudo isso melhora não só sua vida e de quem mora com você, mas de pessoas que estão a milhares de quilômetros!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

O destino sera acoleta seletiva do municipio Materiais que podem ser Reciclados: vidro compota,vidro de café,folha cadernos, (Jornais/revistas)

0
0
6 meses
da Equipe reciclapel

03. Um dia na sua casa

3
Dez

Você já deve ter REPENSADO e encontrado diversas maneiras de REDUZIR o quanto usa de recursos naturais ou gera de resíduos, além pensar em REUTILIZAR tudo aquilo que ainda não merece ir para o lixo e em RECICLAR materiais que podem ganhar novas formas e funções.

Tudo isso melhora não só sua vida e de quem mora com você, mas de pessoas que estão a milhares de quilômetros!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

O destino sera acoleta seletiva do municipio Materiais que podem ser Reciclados: vidro compota,vidro de café,folha cadernos, (Jornais/revistas)

0
0
6 meses
da Equipe reciclapel

03. Um dia na sua casa

3
Dez

Você já deve ter REPENSADO e encontrado diversas maneiras de REDUZIR o quanto usa de recursos naturais ou gera de resíduos, além pensar em REUTILIZAR tudo aquilo que ainda não merece ir para o lixo e em RECICLAR materiais que podem ganhar novas formas e funções.

Tudo isso melhora não só sua vida e de quem mora com você, mas de pessoas que estão a milhares de quilômetros!

Para entender melhor e experimentar na prática, propomos um DESAFIO:

O que tem no seu lixo que não é lixo?


Separe durante um dia tudo o que você jogaria no lixo e que pode ser reaproveitado ou reciclado. Conte abaixo quais foram suas descobertas e destine esse material corretamente.

Blank

Resposta:

O destino sera acoleta seletiva do municipio Materiais que podem ser Reciclados: vidro compota,vidro de café,folha cadernos, (Jornais/revistas)

0
0
6 meses
da Equipe reciclapel

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 2 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Avaliação do Ciclo de Vida do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no SOS Água do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
COL ESTADUAL JOSE CHIOCHETTA
GUABIJU, RS
Thumb_sq_img_20211120_100651_510
COL ESTADUAL JOSE CHIOCHETTA
GUABIJU, RS
Thumb_sq_default
COL ESTADUAL JOSE CHIOCHETTA
GUABIJU, RS
Thumb_sq_p_20211103_114052_p
COL ESTADUAL JOSE CHIOCHETTA
GUABIJU, RS
Thumb_sq_20211020_003938
COL ESTADUAL JOSE CHIOCHETTA
GUABIJU, RS
Thumb_sq_20210408_180101
COL ESTADUAL JOSE CHIOCHETTA
GUABIJU, RS

e mais 5 membros (ver todos)