Top_default

Construindo hábitos saudáveis de vida: vivências rotineiras no CEI

N/A | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

Repetimos rotineiramente hábitos que presenciamos em algum lugar, os bebês e crianças são observadores, fazem constatações e as repetem por isso é importante que desde cedo construam uma rotina que favoreça a sua saúde e o bem estar do planeta. Em sala estamos desenvolvendo atividades com materiais não estruturados como chocalhos, tambores, cestas, entre outros. Além de utilização desses materiais em sua forma original como recurso pedagógico, já vimos um prato de plástico virar carrinho, garrafa virar bola e caixa de leite virar boneca. Desenvolvemos também atividades que valorizem o consumo de alimentos saudáveis e proporcionamos o contato com esses alimentos, são alimentos não industrializados que não poluem o meio ambiente e fazem bem para a saúde dos pequenos.

Atividades:

Realizamos rodas de músicas com letras diversas acompanhadas por instrumentos musicais criados em sala, cesta de frutas para as crianças identificarem nomes e cores. Brincamos de ser inventor, cada objeto ganha um novo significado de acordo com a imaginação de cada um, roda de conversa, entre outros.

Desejos:

Pretendemos que nossas crianças cresçam com o desejo de levar uma vida saudável e cuidadosa com o meio ambiente e que sintam necessidade de serem espelho para outras pessoas.

Pessoas:

Envolvemos as crianças na execução de nossas ações, recentemente pensamos em envolver os pais, chamando-os para contribuir na construção do semanário.

Novidades da equipe

11. Avaliando o Percurso Terra fase 1

20
Set

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

O material disponibilizado é muito rico e nos possibilita muitos desdobramentos, ideias que surgem no decorrer do estudo. Consegui aplicar muita coisa na minha turma mas o que sugiro é uma abordagem direcionada aos menores, crianças de Cei. No mais, foi muito agradável aprender e refletir durante este processo.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Luana Barbosa de Aguiar

10. Explorando o território

20
Set

Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?

Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.

Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)

Post-it_2
Blank

Resposta:

Precisamos adaptar a atividade pois trabalhamos com bebês, levamos eles para o solário e fizemos uma roda de conversa, nossa Unidade é rodeada de árvores, conversamos sobre os frutos dessas árvores: abacate e amora, sobre a cor e sobre o abacate está sempre presente na sobremesa. Falamos de como é importante a manutenção dessas árvores para a nossa saúde, para ficarmos fortes e saudáveis e de cuidar do meio ambiente como um todo.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Luana Barbosa de Aguiar

08. Feira de Ciências

20
Set

Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.

Desafio em grupo!

Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!

Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida

Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.

Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.

Assista...

Edukatu
Blank

Resposta:

Estamos fazendo registros em fotos do nosso projeto, após todas as ações serem concluídas pretendemos expor o nosso trabalho, mostrando o que foi criado e exibindo fotos e vídeos do uso dos brinquedos produzidos.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Luana Barbosa de Aguiar

06. Desafio dos 4 Rs

20
Set

Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?

1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.

2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico

3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.

4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.

5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!

Se não for possível criar, vale desenhar!

A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)

Medium_20220920_140804

Resposta:

Escolhemos garrafas pets vazias. O uso deste material com os bebês é muito rico, para este momento decidimos transformar as garrafas que iriam para o lixo em garrafas sensoriais, foi um sucesso!!!Reutilizamos um material que iria para o lixo e conversamos sobre as diferentes formas de aproveitamento deste material, e no final os bebês se divertiram com o resultado.

1
0
aprox. 2 anos
Publicado por Luana Barbosa de Aguiar

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

19
Set

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Blank

Resposta:

Trabalho com os pequeninos,turma de B1, para atingir o objetivo desta proposta que é a diminuição na produção de lixo e orientar para um consumo consciente, realizamos uma brincadeira junto aos bebês e as famílias, utilizamos algumas embalagens de produtos em geral e convidamos as famílias a levarem embalagens de seu consumo. Deixamos os bebês brincarem, em seguida recriamos brinquedos através das embalagens por meio do nosso incentivo e da escuta e observação da ação deles. Foi um momento rico, novos objetos e funcionalidades surgiram. Posteriormente vamos convidar os familiares para uma conversa acerca desses materiais que trouxeram, sua origem, se a necessidade da compra foi real ou retrato do consumismo, como diminuir o lixo produzido e reaproveitar aquilo que seria descartado.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Luana Barbosa de Aguiar

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_default
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
INSTITUTO AKATU
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
INSTITUTO AKATU
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
INSTITUTO AKATU
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
INSTITUTO AKATU
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
INSTITUTO AKATU
SAO PAULO, SP

e mais 1 membro (ver todos)