Top_default

8 ano B

EMEF JOAQUIM BENTO ALVES DE LIMA NETO | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto surgiu no desenvolvimento do TCA (Trabalho Colaborativo de Autoria).Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental realizam o TCA (Trabalho Colaborativo de Autoria), no qual escolhem um projeto para realizar uma intervenção social. Neste ano a turminha do 8° ano B decidiu revitalizar o jardim da unidade escolar e realizar a limpeza e posteriormente o plantio de algumas árvores nos espaços verdes ociosos da escola.

Atividades:

Revitalizar o jardim da escola e realizar a limpeza e plantio de árvores nativas nos espaços verdes ociosos. Proporcionando ao ambiente escolar um espaço agradável de convivência entre os alunos das diversas faixas etárias pois a escola atende desde o 1°ano do Ensino Fundamental até o 9°ano.

Desejos:

É esperado uma mudança no comportamento dos estudantes, professores, funcionários e comunidade escolar para com as questões ambientais e cuidado com o planeta. Além de a escola agora poder contar com uma área externa para utilização de aulas ao ar livre e espaço de convivência.

Pessoas:

Alunos do 8°ano do Ensino Fundamental

Novidades da equipe

03. Desafio

3
Out

Chegou a hora de um desafio para o grupo:

Você e sua equipe devem tirar fotos que mostrem como está a situação do ar onde vocês vivem.

Depois devem escolher juntos as 4 melhores imagens que mostram esta realidade e postar. Cada integrante pode postar 1 foto.

Se sua cidade tem áreas poluídas e outras onde o ar tem melhor qualidade, mostrem estas diferenças!

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar ou mesmo gravar um vídeo utilizando uma câmera ou celular!

Foto_arque_respiro2
Blank

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Brenno Santos de Almeida
da Equipe 8 ano B

13. Avaliando o Percurso Terra fase 1

23
Set

Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!

Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.

Blank

Resposta:

Gostei de aprender sobre a regra dos 4 R

0
0
aprox. 2 anos
da Equipe 8 ano B

12. Repórter do Território

23
Set

E na sua cidade? Como é seu bairro ou o bairro da sua escola? Tem coleta seletiva? Tem algum PEV (Ponto de Entrega Voluntária) próximo da escola? Onde você pode entregar o material para reciclagem? E o lixo eletrônico? Onde vocês podem descartar? Tem lixo nas ruas? No chão da escola?

Reúna sua equipe levantes essas e outras questões que vocês acharem interessantes e façam uma notícia de jornal. Vocês são os repórteres e podem criar um nome para o jornal, o título da matéria, colocar foto e escrever a matéria. Vai ficar incrível!

Depois vocês podem disponibilizar o jornal para todos da escola num mural da sala, da escola ou se for virtual por e-mail, informando toda a comunidade escolar sobre como o bairro está e o que pode ser melhorado.

Veja algumas inspirações:

Jornal do Pequeno Cidadão

Joca

Que bacana, não? Mãos à obra! =)

Compartilha sua matéria logo abaixo pra gente ver como ficou!

Jornal
Blank

Resposta:

O bairro da minha escola tem coleta de reciclagem e de lixos eletrônicos

0
0
aprox. 2 anos
da Equipe 8 ano B

09. Atividade de campo: olhar sobre a cidade

23
Set

Para conseguir encontrar soluções mais sustentáveis para nossa vida, às vezes é necessário olhar a realidade com outros olhos...

Você conhece bem sua cidade? Que tal fazer uma exploração mais atenta e descobrir novidades?

Escolha um trajeto não muito longo que você costuma realizar de carro ou de ônibus e faça-o caminhando. Se você já fez esse percurso a pé, procure mudar um pouco o jeito que olha para as coisas. Às vezes pela pressa ou falta de atenção perdemos coisas incríveis que estão a nossa volta!

Ao longo do percurso, anote suas impressões em uma página do seu caderno ou um bloquinho de folhas que você reaproveitou para não desperdiçar papel. Não esqueça de registrar o que você conseguiu perceber de novo, inclusive as coisas chatas que são novas para você. Você também pode fotografar ou, se for possível, filmar sua exploração!

Compartilhe algo que você anotou, postando no espaço disponível abaixo:

Blank

Resposta:

eu percebi que toda vez tem alguém que está fazendo o uso excessivo de meios de transportes, fora as fábricas de papelão para utilizar como caixas de cerveja ou como outros produtos.

0
0
aprox. 2 anos
Publicado por Larissa Oliveira Paes
da Equipe 8 ano B

02. Menos é mais

23
Set

Você já viu que nem sempre precisa comprar tudo o que é aparentemente necessário. Para ajudar, você pode pensar nas Seis Perguntas do Consumo Consciente:

1 - Por que comprar?

2 - O que comprar?

3 - Como comprar?

4 - De quem comprar?

5 - Como usar?

6 - Como descartar?

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos
da Equipe 8 ano B

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

23
Set

Nós estamos todos conectados! Nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós.

Para minimizar os impactos negativos, é preciso que cada um faça sua parte e consuma de maneira consciente!

Desafio: Separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como é possível diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com sua família sobre que mudanças vocês podem adotar, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

At3
Blank

Resposta:

fazendo lixeiras com plásticos velhos, assim podemos economizar a quantidade de plásticos no meio ambiente.

0
0
aprox. 2 anos
da Equipe 8 ano B

07. Desafio dos 4 Rs

23
Set

Você e sua equipe têm agora um desafio para reduzir a quantidade de lixo produzida e reutilizar materiais!

É hora de escolherem juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar após o uso. Devem pensar como poderiam reutilizá-lo, sugerindo até mesmo uma nova finalidade para ele.

Conheça o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo: Artistas do Plástico.

Veja alguns links para inspirar todos vocês!

Recicloteca

Toodo Eco

Gecko Stickers

Publique a imagem do item no espaço abaixo, contando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs.

Se não for possível tirar fotos, vale desenhar!

Capriche! A ideia pode inspirar muitas pessoas!

Blank

Resposta:

Garrafa pet, da para reutilizar como vasos para plantas.

0
0
aprox. 2 anos
da Equipe 8 ano B

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

23
Set

Nós estamos todos conectados! Nossas ações podem causar impactos não só na vida de quem está próximo da gente, mas também nas pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós.

Para minimizar os impactos negativos, é preciso que cada um faça sua parte e consuma de maneira consciente!

Desafio: Separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como é possível diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com sua família sobre que mudanças vocês podem adotar, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

At3
Blank

Resposta:

Distribuir lixeiras de coleta seletiva e Desenvolver ações de reciclagem

0
0
aprox. 2 anos
da Equipe 8 ano B

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase única do Fundamental 2 no Do Plástico ao Plástico do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no O que são ODS? do circuito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Avaliação do Ciclo de Vida do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Higiene na Palma da Mão do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase Única do Fundamental 2 no Energia Todo Dia do circuito Estilos Sustentáveis de Vida

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_whatsapp_image_2022-07-28_at_22.16.13__1_
EMEF JOAQUIM BENTO ALVES DE LIMA NETO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JOAQUIM BENTO ALVES DE LIMA NETO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JOAQUIM BENTO ALVES DE LIMA NETO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JOAQUIM BENTO ALVES DE LIMA NETO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JOAQUIM BENTO ALVES DE LIMA NETO
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEF JOAQUIM BENTO ALVES DE LIMA NETO
SAO PAULO, SP