Top_whatsapp_image_2022-07-08_at_11.32.15

Formação São Paulo 2022

EMEI PROFESSORA LUCILIA DE ANDRADE FERREIRA | SAO PAULO - SP

Projeto da equipe

Ideias:

O projeto é uma iniciativa do Akatu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é sensibilizar e mobilizar os/as estudantes para o consumo consciente a Agenda 2030 e os ODS.

Atividades:

As atividades do Percurso Edukatu “O que são ODS?”. Explico cada atividade para a turma, acompanho e monitoro sua realização.

Desejos:

Espero que o projeto contribua para uma maior consciência dos(as) estudantes e suas famílias com relação às suas escolhas de consumo e estimule a adoção de hábitos mais saudáveis e sustentáveis.

Pessoas:

O projeto é desenvolvido com 32 crianças de 4 á 6 anos da Educação Infantil e também envolve o assistente de direção, além de pais e responsáveis das crianças.

Novidades da equipe

02. Menos é mais

18
Out

Que precisamos RECICLAR sempre que possível todo mundo já ouviu.

Mas, na verdade, a gente pode começar bem antes disso.

Ser mais sustentável é repensar tudo, desde o momento em que temos a ideia de comprar alguma coisa: Você precisa mesmo de um caderno novo? Não dá para inserir algumas folhas novas no seu fichário, ou aproveitar o caderno que você já tem?

Depois de REPENSAR bastante e decidir que você precisa mesmo de algo novo, o próximo passo é escolher.

Você pode ser mais sustentável nessa hora também, e escolher aquilo que gasta menos recursos (matéria-prima, água ou energia, por exemplo) pra ser produzido, ou que deixe menos lixo depois do uso. Pense nisso!

A próxima tarefa tem tudo a ver com essas escolhas!


Você deve usar sua criatividade e produzir uma história em quadrinhos sobre como pode diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos no seu dia a dia.

Vale desenhar, ou usar sites gratuitos para montar sua HQ, como o Pixton ou o Meu Gibi.

Depois, é só compartilhar o desenho ou o link. Vamos lá?

Se preferir, também pode reunir sua equipe e fazer essa atividade em grupo.

Cascao
Medium_whatsapp_image_2022-10-04_at_11.17.30_am

Resposta:

Depois da roda de conversa e desenhos eles apresentaram para os colegas de outras turmas quais ações podemos fazer para reciclagem de materiais e produtos

0
0
aprox. 2 anos

02. Germes e bactérias

6
Out

Você viu no vídeo que a higiene ajuda a combater germes e bactérias. Mas você sabe o que eles são?

Germes e bactérias são organismos microscópicos que, mesmo que você não os veja, podem estar em todos os lugares.

A maioria deles é inofensiva aos humanos, mas alguns são responsáveis por transmitir doenças, como a gripe, resfriado e diarreia, e podem entrar em nosso corpo pela pele, pela boca ou até mesmo pelo ar.

Lavando as mãos, tomando banho e cortando as unhas, por exemplo, diminuímos nosso contato com germes e bactérias e reduzimos as chances de ter as doenças causadas por eles.

Que tal usar sua criatividade para desenhar os principais momentos em que os germes e bactérias podem estar em contato com nosso corpo?

Tire uma foto de seu desenho e compartilhe conosco!

Blank
Blank

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos

08. Desafio: uso integral de alimentos

6
Out

Incrível perceber que gastamos muito mais água do que podemos ver! Vamos investigar mais sobre isso?

Reúna-se com a sua equipe, vamos fazer uma expedição à cozinha! Vocês devem procurar o profissional da merenda (pode ser o nutricionista também) e então:

1) Conversar sobre o uso da água na cozinha. Saber como eles utilizam a água e o que fazem para economizar.

2) Perguntar sobre reaproveitamento de alimentos. Peçam, por exemplo, dicas de como é possível reaproveitar as sobras, dicas sobre como se deve usar os alimentos (frutas e legumes) para que sejam aproveitados por inteiro!

3) Fotografar ou gravar um vídeo da visita à cozinha e publicar abaixo (não esqueça de subir o vídeo no youtube e depois colocar abaixo o endereço). ONG Banco de Alimentos que traz dicas de como podemos fazer para não desperdiçar comida usando os alimentos integralmente.

Vocês também podem mobilizar outras pessoas e fazer um dia de receitas com uso integral dos alimentos. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!

Blank

Resposta:

0
0
aprox. 2 anos

05. Desafio: Checando o desperdício de água na escola

6
Out

Atividade em grupo \0/

Você e sua equipe têm agora um desafio!

É hora de ver melhor como está o consumo e o cuidado com a água em sua escola.

Reúna-se com a sua equipe e visitem as áreas da escola onde há torneiras: cozinha, banheiros, bebedouros etc.

1.Tentem identificar se há torneiras pingando ou algum tipo de vazamento.

2.Depois da inspeção, se identificarem desperdício, escrevam abaixo junto com a melhor solução que encontraram para solucionar o problema.

Sua equipe não identificou nenhum desperdício? Parabéns para sua escola! Mas isso não é desculpa para se acomodar, não é mesmo? Quais medidas seu grupo acredita que podem ser tomadas para economizar água? Vamos lá, escreva estas ideias também!

Vazamento3
Blank

Resposta:

Medidas que tomaremos na escola para economizar agua: Fechar torneiras ao escovar os dentes, Encher o copo de agua com menos pressão da agua para não transbordar Apertar a descarga devagar

0
0
aprox. 2 anos

02. Observando a água em nossa casa

6
Out

Já vimos que a água é um recurso muito precioso! Mas... quanto tempo você demora no banho? Pode ser uma delícia cantar ou brincar debaixo do chuveiro, mas existem outros lugares bem mais inspiradores para soltar a voz e a imaginação, não?

Que tal se transformar em um detetive da água e observar em sua casa onde sua família pode economizar?

1.Observe o consumo de água em sua casa e anote onde você encontra maiores gastos (observe, por exemplo, como lavam a louça, limpam o quintal, tomam banho e escovam os dentes).

2.Explique para eles o que você já aprendeu no vídeo sobre a água e converse para ver onde podem diminuir o consumo de água, para utilizar o que realmente precisam.

3.Escreva abaixo: como você acha que sua família pode reduzir o consumo de água? Não esqueça de falar o que VOCÊ pode fazer!

Detetive2
Blank

Resposta:

Podemos economizar a água escovando os dentes com a torneira fechada, ensaboando as louças com a torneira fechada também ao tomar banho diminuir o tempo no chuveiro, lavar calçadas e quintais com agua de reuso das maquinas.

0
0
aprox. 2 anos

07. Avaliação Percurso ODS

4
Out

Conte o que você achou das atividades propostas: os(as) estudantes entenderam a proposta e a importância dos ODS? Foi possível destacar a relação entre consumo consciente e a agenda global? Com quantos estudantes você fez as atividades? Você tem alguma sugestão de melhoria?

Medium_whatsapp_image_2022-09-21_at_8.09.07_pm

Resposta:

As propostas sobre as ODS foram muito relevantes para nossos aprendizados uma vez que já trabalhávamos com ela de acordo com o currículo da cidade, mas o curso nos fez aprofundá-las através de seus vídeos lúdicos, seus games, seus testes, e dicas de ações que poderíamos realizar com nossas crianças como a feira de trocas, a coleta seletiva, a plantação de árvores, reuniões com pais e responsáveis sobre o assunto, o envolvimento da comunidade do entorno sobre os lixos e descarte irregular nas calçadas. Com isso nós conseguimos mostrar a relação do consumo consciente e agenda global 2030 com nossas crianças e envolvemos mais salas cerca de 150 mais ou menos e só temos que agradecer por nós incentivar a dar esse passo para uma melhor consciência das nossas ações com o meio ambiente.

0
0
aprox. 2 anos

04. Consumo e Produção Responsáveis

4
Out

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_whatsapp_image_2022-10-04_at_11.17.30_am

Resposta:

Essa proposta do plano de aula, preferi adaptar em primeiro momento de acordo com nossas necessidades como planejamos fazer um brinquedo reutilizando materiais e a escola já tem como campanha recolher alguns produtos que são descartados, mas que podem ser reutilizados nos reforçamos a campanha pedindo via mídias escolares como o facebook da escola e bilhetes na agenda que precisaremos de revistas, rolhas, tampinhas, carreteis, cones, lãs, botões diversos, como forma de alcançar o objetivo da ODS 12 desenvolvimento sustentáveis assegurar padrões de produção e de consumo responsável: Repensar o uso dos materiais presentes no cotidiano o modo como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente e depois desse recolhimento faremos propostas de intenções pedagógicas com as crianças como construção de brinquedos, desenhos em cartazes, jogos de construção coletiva ou em pequenos grupos, etc. Como parte do nosso Projeto Politico Pedagógico nós fizemos na escola o projeto geloteca uma geladeira de livros no qual as crianças escolhem os livros levam para casa e depois devolvem e compartilham com seus colegas tem dado muito certo e eles gostam muito dessa iniciativa. Para confecção de brinquedos nos construímos juntos um bilboquê com garrada pet, móbile colorido com cd, e muitos jogo de construção nas interações e brincadeiras coletivas e em pequenos grupos. Também mostramos o vídeo do curso ODS 12 para crianças – Consumo e Produção Responsáveis que trabalha a importância do consumo consciente repensando o uso dos materiais presentes no cotidiano como potes de Danone, shampoo, condicionadores, garrafas pequenas com essa prática nos estendemos à vida útil desses produtos evitando o desperdício de recursos naturais e levamos esses produtos para brincarmos no parque com terra e água.

0
0
aprox. 2 anos

03. Você sabe pra onde vai seu lixo?

27
Set

Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!

Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.

Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:

Frame_015
Medium_whatsapp_image_2022-09-20_at_7.47.29_pm

Resposta:

Assistiram á vídeos sobre os assuntos, desenharam soluções e fizemos a coleta seletiva em que eles primeiro aprenderam sobre as cores e importância de cada caixa como o amarelo ser metal, o azul o papel, o verde para colocar vidro e o vermelho para colocar plástico, depois trouxe alguns materiais eles separam de acordo com o que aprenderam e puderam verificar se estavam corretos os colegas também ajudaram e ao final explicamos que perto da escola tem um ecoponto onde eles podem descartar esses recursos de casa ou levar para reciclagem, também mostraremos as caixas de coleta seletiva para as famílias, falaremos do ecoponto no dia da reunião de pais e relembraremos a importância da conscientização ambiental.

0
0
aprox. 2 anos

06. Parcerias e Meios de Implementação

27
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_whatsapp_image_2022-09-20_at_7.52.42_pm

Resposta:

Com relação à ODS 17 de fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável ela se converge com a ODS 11 tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis em que juntamente com a comunidade escolar nos colocamos flores em pneus e decoramos o entorno da calçada para a segurança das crianças e revitalizar os espaços. Assistiram á vídeos sobre os assuntos, desenharam soluções e fizemos a coleta seletiva em que eles primeiro aprenderam sobre as cores e importância de cada caixa como o amarelo ser metal, o azul o papel, o verde para colocar vidro e o vermelho para colocar plástico, depois trouxe alguns materiais eles separam de acordo com o que aprenderam e puderam verificar se estavam corretos os colegas também ajudaram e ao final explicamos que perto da escola tem um ecoponto onde eles podem descartar esses recursos de casa ou levar para reciclagem, também mostraremos as caixas de coleta seletiva para as famílias, falaremos do ecoponto no dia da reunião de pais e relembraremos a importância da conscientização ambiental.

0
0
aprox. 2 anos

05. Ação Contra a Mudança do Clima

27
Set

Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?

Medium_whatsapp_image_2022-09-22_at_2.39.36_pm

Resposta:

Como forma de tentar alcançar esse objetivo com as crianças nos adaptamos a proposta do curso e começamos com a roda de conversa sobre a importância do ar que respiramos e que ações humanas estão fazendo uma mudança do clima poluindo com queimadas, muitos carros na rua e desmatamento de árvores e que o impacto disso ao longo dos anos está resultando com o comprometimento da nossa saúde e bem estar. Assistimos ao vídeo consciente coletivo em que aborda as mudanças do clima por causa dos nossos impactos ambientais com emissão do efeito estufa e de seus gases no transporte, alimentação e propusemos de no nosso parquinho plantar árvores e atingir o ODS 13 “tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos” as crianças se envolveram muito e ficaram muito animadas com a plantação e explicamos que temos que esperar, mas que com o tempo nós teremos muitas pitangas para eles comerem e um sombra ao irmos ao parque, como aconteceu com as amoras que foram plantadas e que agora já conseguimos comê-las na época que ela dá frutos e além disso a importância da qualidade do ar e do solo para nossa saúde. Fizemos cartazes de como adotar hábitos conscientes e as crianças apresentaram para algumas turmas e expomos nas paredes da escola.

0
0
aprox. 2 anos

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 1 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 2 do Fundamental 2 no Percurso Terra do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Fase Liberada!

O professor liberou a Fase 1 do Fundamental 1 no Percurso Ar do circuito Natureza

Vá agora para a atividade

Membros

Thumb_sq_img_20210724_113500
EMEI PROFESSORA LUCILIA DE ANDRADE FERREIRA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI PROFESSORA LUCILIA DE ANDRADE FERREIRA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI PROFESSORA LUCILIA DE ANDRADE FERREIRA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI PROFESSORA LUCILIA DE ANDRADE FERREIRA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI PROFESSORA LUCILIA DE ANDRADE FERREIRA
SAO PAULO, SP
Thumb_sq_default
EMEI PROFESSORA LUCILIA DE ANDRADE FERREIRA
SAO PAULO, SP

e mais 28 membros (ver todos)