Resposta:
Essa proposta do plano de aula, preferi adaptar em primeiro momento de acordo com nossas necessidades como planejamos fazer um brinquedo reutilizando materiais e a escola já tem como campanha recolher alguns produtos que são descartados, mas que podem ser reutilizados nos reforçamos a campanha pedindo via mídias escolares como o facebook da escola e bilhetes na agenda que precisaremos de revistas, rolhas, tampinhas, carreteis, cones, lãs, botões diversos, como forma de alcançar o objetivo da ODS 12 desenvolvimento sustentáveis assegurar padrões de produção e de consumo responsável: Repensar o uso dos materiais presentes no cotidiano o modo como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente e depois desse recolhimento faremos propostas de intenções pedagógicas com as crianças como construção de brinquedos, desenhos em cartazes, jogos de construção coletiva ou em pequenos grupos, etc.
Como parte do nosso Projeto Politico Pedagógico nós fizemos na escola o projeto geloteca uma geladeira de livros no qual as crianças escolhem os livros levam para casa e depois devolvem e compartilham com seus colegas tem dado muito certo e eles gostam muito dessa iniciativa.
Para confecção de brinquedos nos construímos juntos um bilboquê com garrada pet, móbile colorido com cd, e muitos jogo de construção nas interações e brincadeiras coletivas e em pequenos grupos.
Também mostramos o vídeo do curso ODS 12 para crianças – Consumo e Produção Responsáveis que trabalha a importância do consumo consciente repensando o uso dos materiais presentes no cotidiano como potes de Danone, shampoo, condicionadores, garrafas pequenas com essa prática nos estendemos à vida útil desses produtos evitando o desperdício de recursos naturais e levamos esses produtos para brincarmos no parque com terra e água.