O Edukatu ficará temporariamente fora do ar nos dias 27 e 28 de julho de 2019, para a realização de melhorias tecnológicas. O acesso à plataforma voltará ao normal no dia 29 de julho. Em caso de dúvidas, estamos à disposição no e-mail edukatu@akatu.org.br. Contamos com sua compreensão e esperamos vê-lo novamente em breve. Abraços!
Estamos trabalhando o consumo consciente, esse trabalho nasceu a partir de perceber a necessidade das crianças entender o porque é preciso o consumo consciente da água, e o tanto que há desperdício por eles e pela comunidade.
Atividades:
A partir de roda de conversa, sondando o que eles sabem e o que eles entendem sobre o assunto, então iniciamos com alguns vídeos, fotos sobre a poluição nos rios e pesquisa com a família sobre o assunto.
Desejos:
Comprometimento, parceria e consumo com responsabilidade de todos os envolvidos.
Pessoas:
Eles estão bem envolvidos e estão também envolvendo os familiares nessa atividade.
Já terminamos a primeira fase do Percurso Terra! Mas nossa ação está apenas começando, agora precisamos contar para outras pessoas como é possível consumir de maneira consciente!
Então, que tal nos ajudar a melhorar os percursos do Edukatu? Escreva abaixo o que mais gostou de aprender sobre o uso consciente dos recursos naturais e o que podemos melhorar.
Resposta:
Todo o conteúdo apresentado aqui foi enriquecedor, nos trouxe grande conhecimento, mas o tempo de decompor da latinha, plástico, borracha entre outros foi o que mais chamou atenção dos alunos, acredito que eles se impressionaram e fez com que refletissem sobre o consumo consciente e o descarte correto.
Você já deve estar acostumado com seu bairro e o entorno da escola. Mas você já reparou se tem lixeiras, se há lixo no chão?
Converse com seu professor, reúna sua equipe e dê uma volta no bairro da escola. Veja o que te chama atenção em relação as calçadas, as ruas, as casas, se tem coleta seletiva, se as pessoas costumam colocar o lixo no horário correto que o caminhão vai passar.
Depois da investigação concluída, compartilhe suas observações logo abaixo. Vamos ver como estão os bairros das escolas de todo o país =)
Resposta:
Foi observado que existe pouquíssimas lixeiras nas ruas do entorno do bairro, bastante calçada irregular e ninguém nem sabe o que é coleta seletiva, o caminhão passa uma vez por semana mas são pouquíssimas pessoas que conhecem essa informação e muitas também não se preocupam com isso.
Tem várias escolas que organizam feiras culturais, sabia disso? É um jeito divertido de compartilhar o que aprendemos. Até aqui você e sua equipe aprenderam muitas coisas interessantes.
Desafio em grupo!
Que tal fazer uma reunião com sua equipe e escolher alguns assuntos para compartilhar com a escola? Veja com seu professor se é possível fazer uma feira de ciências na escola!
Vocês podem contar como é o Ciclo de Vida de algum produto, utilizando cartazes, fazendo uma peça de teatro, ou até um vídeo. Você vai encontrar um material bem legal no livro O pensamento do ciclo de vida
Os grupos podem fazer maquetes sobre a destinação correta do lixo, separação de materiais recicláveis. E tudo mais que quiserem compartilhar do que aprenderam.
Vale a pena conversar com colegas - outros alunos, professores, diretor, bibliotecário da escola - para organizar esse evento. Quanto mais gente estiver na brincadeira, maior será a diversão e maior será o número de cidadãos conscientes!
Vamos fazer a feira de ciências? Poste abaixo as ideias de sua equipe e o que já planejaram.
Assista...
Resposta:
Estamos em construção, foi pensado no dia "DA família" , expor os bilboquês como sustentabilidade reutilizável e iremos produzir cartazes no qual todos terá acesso para visualização no dia, sobre consumo consciente com os 4 Rs.
Você e sua equipe têm agora um desafio! Todos prontos?
1.Escolham juntos um item que utilizam no dia a dia e que vocês costumavam descartar.
2.Pausa! Vamos conhecer o projeto que os alunos e professores da EE Luiza Nunes Bezerra criaram para reutilizar o que antes ia para o lixo? As ideias dessa turma são super legais e podem inspirar a sua equipe: Artistas do Plástico
3.Depois de navegar é hora de voltar ao nosso desafio! O primeiro passo é pensar de que forma sua equipe pode reutilizar o item que escolheram.
4.Mãos à obra! Transformem o item escolhido para que seja reutilizado e tirem uma foto, explicando a ideia de vocês. Se tiverem criado um novo produto, expliquem para que ele serve.
5.Publiquem a foto e a explicação nos campos abaixo. Esse conteúdo irá automaticamente para a seção de Novidades da Equipe, em sua página inicial, e para o Blog do Circuito, com o título Desafio dos 4 Rs. Capriche!
Se não for possível criar, vale desenhar!
A ideia pode inspirar muitas pessoas! Você pode seguir em frente, mas para finalizar o Percurso Terra precisará ter feito o post! Não esqueça =)
Resposta:
Depois de muitas conversas e reflexão em sala de aula e em cima da necessidade de consumo consciente resolvemos usar as garrafas pets as quais é muito descartada e não reutilizada, para produção de brinquedos como bilboquês, eles se interessaram muito então fomos assistir vídeos sobre a necessidade de reciclar, reutilizar, repensar e reduzir e após esse momento assistimos um vídeo sobre a produção do brinquedo.
Vídeo: Um novo olhar sobre o plástico - institutoakatu
Vídeo como fazer bilboquê.
Viu só o que acontece se usarmos demais os recursos do planeta? Para que isso não aconteça, cada um precisa fazer a sua parte e consumir de maneira consciente!
Desafio: Com a ajuda de sua família separe os materiais que podem ser reciclados, durante um dia. Depois, pense em como vocês podem diminuir a quantidade de lixo produzido na sua casa. Converse com todos, juntos vocês podem ter ótimas ideias.
Agora conte pra gente o que vocês pensaram e como irão fazer para reduzir a quantidade de lixo:
Resposta:
Consumo consciente
Separação de lixo reciclável do lixo orgânico.
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Resposta:
Os estudantes se envolveram muito, fizeram toda a pesquisa na escola, com familiares e perceberam como ainda se gasta muita água e não percebem
Conte para nós como foi a aplicação do plano de aula: os(as) estudantes se envolveram? Quais foram as principais dificuldades? Você fez alguma alteração no roteiro?
Assista...
Resposta:
A pricipio os estudantes se envolveram bastante no tema, no assunto e surgirão várias discussões e dúvidas sobre o assunto, percebo que eles entendem a necessidade da mudança de hábitos desnecessários mas que encntra uma certa dificuldade em torno da família. Não mudei o roteiro